quinta-feira, dezembro 31, 2009
sábado, dezembro 26, 2009
O #2 aniversariante do dia… Chris Daughtry
Acontece que o dia 26 de Dezembro é um dia rico em aniversários. Até um dos elementos mais novos da minha família nasceu neste afamado dia. :D
Mas neste post quero salientar o aniversário desse grande músico saído da escola do American Idol há uns tempos e que hoje em dia dá cartas de alto valor nos EUA, o grande Chris Daughtry. Apesar de não ter ganho o concurso, é um dos cantores saídos do programa com mais notoriedade na actualidade. E ainda bem, adoro a voz dele e adoro as suas músicas.
O 2º álbum da sua banda, os Daughtry, já saiu há algum tempo e desde o 1º minuto me conquistou, Leave This Town.
A foto que aqui publico foi retirada do twitter do próprio Chris. Ele é muito assíduo no twitter, chegando mesmo a organizar "Q&A parties", ou seja, sessões de pergunta/resposta, para passar o tempo enquanto está em viagem nas sua digressões.
No dia do seu 30º aniversário, comemoro-o com uma das músicas que mais gosto do álbum, Supernatural.
O aniversariante do dia é… Jared Leto
Tem sido o homem do momento, tem sido ao longo de vários anos um dos meus actores favoritos (hoje em dia, é definitivamente!), é talvez o meu vocalista favorito, um compositor nato, um homem cheio de talento, imaginação, que consegue reunir legiões de admiradores por esse mundo fora, um comunicador como poucos, ele é o aniversariante do dia.
Mr. Jared Leto nasceu há 38 anos no Luisiana e ficou conhecido aos 23 anos pela sua excelente interpretação na série My So-Called Life, a melhor série sobre e com adolescentes da história da televisão.
Ele é uma daquelas pessoas que parece o tempo parece não passar por ele. Desde que voltou com o novo álbum, mudou de visual e os cabelos longos e o eyeliner negro, deram lugar aos cabelos mais curtos, espetados e a uma cara lavada sem maquilhagem onde a barba por fazer lhe fica muito bem. O que faz com pareça mais jovem ainda.
Fazendo as contas já conheço o Jared há 15 anos e apesar de lhe ter perdido o rasto durante um tempinho, quando me deparei com a excelente música dos Thirty Seconds to Mars e percebi que os manos Leto eram os responsáveis pela música forte que eu tanto apreciava, voltei a acompanhar o caminho destes rapazes. Agora não só idolatro o trabalho dos manos Leto como o de Tomo, o 3º elemento da banda que é um guitarrista de excelência.
Ao Jared só posso desejar uma longa vida… e que continue a ser a pessoa linda (por fora e por dentro) que nos parece ser.
PS: O twitter hoje amanheceu com o trending topic #happybdayjared em 2º lugar. É preciso ser-se tão acarinhado pelo público para se conseguir uma faceta dastas. xD
Percebe-se bem o prazer estampado no rosto do Jared a olhar para o seu público. :)
quarta-feira, dezembro 23, 2009
sábado, dezembro 12, 2009
Showcases
Ultimamente está na moda a promoção de discos através de pequenos showcases levados a cabo pelas lojas da especialidade. Eu, não me importo nada!
Tenho visto algumas das bandas que mais gosto de ouvir na actualidade. Foi num showcase do género que conheci os Classificados e de lá para cá não mais deixei de os ouvir.
Acho que estes pequenos concertos servem não só para promoção da loja em si, como promovem a música dos músicos em causa e aproxima-os do seu público. Gosto desta interactividade.
Há coisa de 2 semanas voltei a encontrar os Classificados num showcase, que sabia servir de promoção ao lançamento do seu DVD, que não é mais do que a reedição do seu 1º trabalho com a incorporação do DVD gravado ao vivo nas Caves da Real Companhia Velha no Porto. Não sabia é que nesse dia a reedição já estaria disponível para venda.
Uma semana depois estava noutro showcase, desta vez para ouvir o David Fonseca. Ao menos desta vez ouvi-o e vi-o, não foi como da última vez no Colombo, que só o vi na sessão de autógrafos. :p
Deixo alguns vídeos destes 2 showcases que foram muito bons.
Classificados – Um Segredo Fechado @ Alfragide
David Fonseca – Just a Dream @ Alfragide
sexta-feira, dezembro 11, 2009
O fim das férias
Aqui estou eu a rabiscar no meu caderninho de apontamentos, a queimar os últimos cartuchos das férias, em frente ao mar com o sol a tocar o horizonte… É verdade que estão algumas nuvens a impedir-me de ver o sol, mas o cenário continua a ser deslumbrante. Enquanto contemplo esta bela visão, o CD dos 30STM toca em som bem alto, mais precisamente a Search & Destroy.
Desde o início da semana que estava à espera que houvesse um dia assim, com sol para poder vir até à beira mar, abrir o meu livro e desfrutar um belo momento de descontracção, ao som de uma boa música. Sim, porque como é hábito nas minhas férias em Dezembro (que gosto sempre de ter), o tempo é uma treta, é Dezembro, não é? :p
E o que se pode fazer em férias quando o tempo está ruim? Compras, claro!!! Acho que nestes férias consegui gastar boa parte do subsídio de Natal. :s
Também passei algum tempo em casa, na net, a ler e a tentar colocar as séries em dia. Consegui terminar as Donas de Casa Desesperadas, tenho o Flash Forward, o White Collar e o Supernatural em dia e continuo a avançar no Heroes. Como estamos a entrar em férias de época, os últimos episódios terminam muito bem para acamar os próximos episódios. Que raiva, terminarem de uma forma que não deviam… Acho que a melhor estratégia é nunca acompanhar as séries a par da sua transmissão original e deixar cada temporada terminar. Assim teremos sempre os próximos episódios prontos para os vermos. :p
Entretanto, a caiu e o cenário continua igualmente bonito. Avisto ainda alguns surfistas que começam agora a sair da água. É arrepiante pensar que a água deve estar gelada e eles parece não se importar com isso. Penso que a paixão pelas ondas fale mais alto.
This is War chegou agora ao fim com L490 e logo recomeça com Escape, mas desta vez troco o CD e mudo para algo bem diferente, A Beautiful Lie dos 30STM, eheheheh. É inevitável!!!
quinta-feira, dezembro 10, 2009
Desafio (mais um)
Mais um desafio que aceitei. Vamos a ver como isto sai.
Este veio da Pisces Girl.
As regras são as seguintes:
1. Copiar o questionário abaixo;
2. Criar um post nos blogs respectivos respondendo ao questionário, mudando todas as respostas de forma que se apliquem somente ao gosto de cada um;
3. Encaminhar o questionário para pelo menos 5 amigos blogueiros e por fim, enviar-me um comentário a dizer que o post de resposta está concluído…
Pelo que percebi do resto das regras, este desafio tinha por objectivo ganhar qualquer coisa num passatempo, mas o prazo limite terminou ontem, pelo que farei o questionário apenas por prazer. ;)
1) Que horas são? 22:37
2) Nome? TheStar
3) Quantidade de velas no seu último bolo de aniversário? Nenhuma, não festejo os anos.
4) Furos nas orelhas? Um em cada orelha.
5) Tatuagens? Nenhuma. Nunca faria uma, definitiva pelo menos.
6) Piercings? Nem tatuagens, nem piercings. Qual é a piada de me furar toda?
7) Já foi à África? Nop, mas há um país que adorava visitar, o Egipto.
8) Já ficou bêbado? Bêbeda nunca, apenas mais alegre…
9) Já chorou por alguém? Quem nunca chorou por alguém?
10) Já esteve envolvido em algum acidente de carro? Apenas um deslize no pavimento, nada demais e espero que assim continue.
11) Peixe ou carne? Como mais carne do que peixe, mas não troco um excelente peixinho fresco grelhado na brasa, por um naco de carne.
12) Música preferida? Neste momento elejo Hurricane dos 30 Seconds to Mars, mas poderia ser uma qualquer da mesma banda.
13) Cerveja ou Champanhe? Nem uma coisa nem outra, não gosto de bebidas alcoólicas.
14) Metade cheio ou metade vazio? Sempre metade cheio!
15) Lençóis de cama lisos ou estampados? Estampados.
16) Programa de televisão? Apenas e SÓ, o Ídolos.
17) Filme preferido? Esta não consigo responder, são muitos, não é um só.
18) Está ouvindo alguma música agora? Claro que sim, nunca consigo estar sem a minha música. Neste momento passa Andy Blueman – Sea Tides (Original Mix).
19) Flor(es)? Amores perfeitos!
20) De que pessoa recebeu esse questionário? Pisces Girl.
21) Qual o amigo mais distante que você tem? Tenho amigos do outro lado do mundo, isto fisicamente falando, claro!
22) O melhor amigo? Sempre ouvi dizer que o nosso melhor amigo devemos ser nós próprios, mas acrescento que os meus pais e o meu irmão completam o role.
23) Hora de dormir? Cada vez mais tarde, qualquer não vale nem a pena deitar-me.
24) Quem acha que vai responder esse questionário mais rápido? Nem sei tão pouco se alguém o responderá!
25) Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? Se estiver dentro da mala, muitas vezes nem o atendo, porque nem sequer o ouço.
26) Qual a figura do seu tapete do rato? Nenhuma, simplesmente azul.
27) CD preferido? This is War dos 30 Seconds to Mars.
28) Mulher bonita? A minha mãe!
29) Homem bonito? Se pensam que vou responder o meu pai, enganam-se! O meu homem perfeito (fisicamente falando) é o Jared Leto, se bem que o Matt Bomer não lhe fica nada atrás.
30) Pior sentimento do mundo? Ódio.
31) Melhor sentimento do mundo? Amor e amizade, sempre de mãos dadas.
32) O que uma pessoa não pode ter para estar com você/ter sua amizade/companhia? Arrogância.
33) O primeiro pensamento que você tem ao acordar? Penso sempre nos dias que faltam para o fim-de-semana.
34) Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Ninguém em particular, apenas gostaria de ter notoriedade suficiente para ser activista e elevar a minha voz mais alto, para que as pessoas me ouvissem.
35) O que é que você tem debaixo da cama? Cotão.
36) Nome da pessoa que talvez não responda ao questionário? E será que alguém vai responder?
37) Aquele que com certeza vai te responder? É uma incógnita.
38) Quem gostaria que te respondesse? Não sei, vou deixar isso ao critério de quem quiser aceitar o desafio.
39) Uma frase: "Nothing is as important as passion. No matter what you want to do with your life, be passionate." by Jon Bon Jovi
Agora desafio quem se atrever a pegar neste questionário e ser completamente honesto nas suas respostas. ;)
Notícias da treta!!!
A sério que ando mesmo irritada com a nossa imprensa. Só se ouve falar de polémicas estúpidas que não interessam a ninguém, é só escândalos que também não interessam a ninguém, politiquices da tanga que continuam a não interessar a ninguém, corrupção que toda a gente sabe que sempre existiu e vai continuar a existir… e onde ficam a boas notícias? Só as notícias sensacionalistas vendem?
Já deixei de ler ou ouvir notícias porque não se ouve nada de bom. Às vezes até me parece que são os próprios media que criam polémicas só para vender. Arghhh, não há pachorra que aguente isto!!!
Vou-me cingir às minhas séries e aos meus filmes, porque de resto não se aprende nada com a nossa TV nem com os nossos jornais. Bahhhhhh!!!
PS: O único programa que acompanho na TV actualmente é o Ídolos. Dá para acreditar que mais nada me desperta interesse? Algo está mal, muito mal mesmo nos 4 canais abertos...
quarta-feira, dezembro 09, 2009
30 Seconds to Mars – This is War
Já no post anterior tinha falado sobre o novo trabalho dos 30 Seconds to Mars, mas não tinha feito a minha review mais elaborada.
É difícil falar de um CD que nos diz tanto e que tem sido um vício difícil de controlar. Vício tal que chego a acordar de manhã a pensar que tenho de o ir ouvir rapidamente. Vou para o carro para ir trabalhar e lá está ele a tocar, chego ao trabalho ligo os fones e é a 1ª coisa que ouço (a 1ª e a última, pois consigo passar o dia a ouvi-lo sem parar), volto de carro para casa e o que toca? This is War, claro e é assim até ao final do dia… Começo a pensar que qualquer dia estou enjoada do CD, mas para já é inevitável. xD
É que é um CD que é uma novidade autêntica! A sonoridade dos 30STM foi aqui um pouco alterada, foi aperfeiçoada, melhorada (sim, eles conseguiram superar-se in so many ways!!!). Tem ritmos mais electrónicos, ritmos a puxar ao hip-hop (ritmos hip-hop dos quais não sou particularmente fã, mas que se encaixaram na perfeição), também tem riffs de guitarra que me fizeram viajar aos gloriosos anos 90 (era do hard-rock), as baladas estão melhores do que nunca e as músicas nunca foram tão dançáveis como até aqui.
Claro que adoro todas as músicas, no entanto há sempre aquelas que nos dizem mais alguma coisa que a maioria. Neste This is War, consigo eleger algumas músicas que se destacam: Night of the Hunter, This is War, 100 Suns, Hurricane, Closer to the Edge, Vox Populi e Alibi. São 7 músicas em 12. xD
Vou destacar daqui a Hurricane, já que poderá ser mesmo a minha favorita e porque tem a particularidade de ter a participação vocal do Brandon Flowers (o vocalista dos The Killers) e do Kanye West. Sim, o mesmo da música Stronger (a qual nunca consegui ouvir o original do Kanye) e que os 30STM tocaram em acústico e continua a ser a minha música favorita tocada por eles. O Kanye que me desculpe, mas só consigo gostar de algo que ele faça através da música dos 30STM. É neste Hurricane que o hip-hop surge no meio do álbum. Ouçam aqui a música que é fantástica, não tem um estilo definido, é um misto de várias influências. Essas influências são reveladas pela própria banda que diz terem tido origem na música dos U2, Tool, A Perfect Circle ou Linkin Park.
Há que mencionar toda a contribuição dos fãs. O Echelon esteve no seu melhor. A banda chamou membros do Echelon de 8 partes do mundo para participarem nas suas músicas. Os coros de vozes ficaram fenomenais e combinam da melhor forma com o resto da melodia. Já para não falar que existem coros que nos fazem lembrar batalhões a marchar ou reproduções de sons que nos lembram as próprias batalhas. This is War é mesmo isso, não é?
Toda a produção deste álbum, parece ter sido estudada ao milímetro e isso salta à vista. A promoção em torno do CD não tem tido descanso, desde apresentações na TV, entrevistas nos media, todo o empenho da banda em divulgar tudo o que se vem desenrolando acerca de This is War no Twitter (cada elemento da banda tem o seu), nos sites que eles próprios mantêm, sessões de autógrafos, chats online, o próprio Echelon que não se cansa de os promover nunca, etc, etc, tudo parece girar em torno do lançamento deste trabalho. Até a capa do CD é completamente original. Cada CD tem 2 capas, a capa com o tigre, tal como a imagem que deixo aqui e a outra capa tem uma Face of Mars, que não é mais do que a foto de um fã, ou seja, cada capa é diferente de outra. São 2000 capas diferentes. É só escolher! No Twitter e no Facebook do Faces of Mars estão a ser coleccionadas todas as capas que os fãs vão encontrando nas lojas. A minha contribuição também já lá está. xD
O desafio de hoje do This is the Hive (mais um movimento de apoio à banda) é que as pessoas fotografem qualquer vestígio que publicite o This is War pelas ruas, ou seja, cartazes espalhados nas ruas, pinturas e graffitis nas paredes, flyers a voar pelos ares e que publiquem as fotos no Twitter. Mais uma iniciativa que não lembra nem ao menino Jesus, eheheh!!!
Conseguem imaginar algo deste tamanho, o empenho por uma causa que é a divulgação da música de uma banda que parece ir muito além das fronteiras da música ou sequer de um culto (como já lhe chamaram)?
Mas o que não é novidade nenhuma é a banda não brincar em serviço e quando se lança num desafio, atira-se de cabeça. Felizmente, a crítica tem sido muito positiva, quer dos media quer dos fãs.
Foi longa a espera por este álbum, mas valeu cada segundo de ansiedade. Agora é esperar ardentemente, que eles dêem um pulinho ao nosso país para vermos como resulta o álbum ao vivo. E quanto a isso, não tenho dúvidas que resultará muito bem, já que cada música incentiva a que o público cante a plenos pulmões: This is waaaaaaaaaaaaaaar!!!!!!!!!
Em entrevista à MTV Portugal, o Jared e o Tomo, dizem que Portugal está na sua rota e que têm belas recordações do nosso país… nem que seja pelo café ou pelo peixe, eheheh!!! Cá os esperamos.
Esta guerra está ganha e não houve mortos nem feridos, muito pelo contrário.
O 1º single é este King & Queens:
domingo, dezembro 06, 2009
What's going on?
Tanta coisa, mas tanta coisa se tem vindo a passar que o tempo fica curto para ir dando uma passadinha por aqui.
Trabalho, muito trabalho acima de tudo, mas muita diversão e prazer nos tempos livres (que têm sido bem poucos) e isso é que me tem vindo a suportar ao longo da semana que passou. E ainda bem que já passou!!!
Quando se pensava se ia ser uma semana só para mim (até seriam 2 semanas à grande) de férias e de muito fazer nenhum, eis que me cai um balde de água fria pela cabeça abaixo. Não só me “estragam” as férias, como ainda somos convidados a trabalhar até cair para o lado (quase literalmente me aconteceu isso). Sempre quero ver qual a paga se leva por abrir uma excepção!!!
Mas o que me valeu durante toda a semana foi o grande e tão esperado lançamento de um álbum que me tem arrancado muitos gritos e pulos de alegria, muitas palmas e me tem feito cantar as plenos pulmões sem maiores reservas. Não imaginava que pudesse existir música que me ajudasse a levantar da cama quando o corpo só pede por mais descanso, não imaginava que pudesse existir música que me fizesse arrancar largos sorrisos quando só me apetece chorar, não imaginava que pudesse existir música que me fizesse cantar ou sequer dançar quando só me apetece esconder a um canto para não ser vista, não imaginava que alguma vez a música dos 30 Seconds to Mars pudesse ser um antibiótico para a minha apatia, dormência ou cansaço. Querem melhor medicamento? Eu não encontro! :D
O final da semana passada e o início desta, também deram uma ajuda forte ao meu ânimo. Outro showcase com os Classificados, onde tive mais uma vez a oportunidade de estar com o Serafim, sempre tão atencioso e disponível e que me surpreendeu ao revelar que a reedição do álbum (CD+DVD) já se encontrava à venda, a qual saiu de lá com um autógrafo tão querido dele. Ficam aqui, aqui e aqui os vídeos do showcase.
E para o fim-de-semana estava guardado o tão ansiado concerto dos Muse. Que mesmo ainda agora, passada uma semana, não encontro palavras para o descrever. Quem lá esteve sabe, quem lá esteve e partilhou toda a emoção, todas letras de música após música e todo aquele entusiasmo, sabe do que falo. Arrisco-me a eleger este o melhor concerto ao qual já assisti (espero pelo melhor para o ano xD).
Melhor que palavras, ficam os vídeos que ilustram tudo o que se viveu naquele pavilhão, numa noite em que o céu caía lá fora, mas que lá dentro era todo um novo mundo fantástico. Mais vídeos no meu canal do YouTube.
Muse - Opening & Uprising @ Pavilhão Atlântico 29.11.2009
Já me ia esquecendo. Este foi o 1º post escrito no meu novo brinquedo, o meu lindíssimo Sony Vaio!!! :D
sábado, novembro 28, 2009
É já amanhã... Muse
A menos de 24 horas de ver uma das bandas que mais gosto actualmente, deixo aqui o meu o meu apontamento. Vou lá estar!!!!!
PS: Ainda ontem estive no showcase de uma das minhas bandas favoritas portuguesas, os Classificados e amanhã já vou estar noutro concerto.
Bem que estou a precisar desanuviar, pois o final do ano adivinha-se muito longo...
domingo, novembro 22, 2009
Working out
É complicado fazer-se dieta nesta altura. Adoro castanhas assadas, para além de que está a chegar a altura do Natal, onde os doces e a comida calórica está presente às refeições. Mas tinha mesmo de ser, os 3 ou 4 quilinhos a mais que ganhei na altura em que estive de baixa teimavam em não ir embora, por isso é agora ou nunca.
Em 2 semanas já lá vão 2 quilos e apenas mudei um pouco os hábitos alimentares. Esta semana introduzi um pouco de exercício físico, que independentemente de se estar com uns quilos a mais, é sempre bem-vindo.
A desculpa foi o novo jogo da Wii Fit, o Wii Fit Plus. Com muitos jogos novos, muitos deles super engraçados e originais, é muito divertido queimar calorias. Sim, porque o próprio jogo no final de cada exercício mostra as calorias que se gastaram. Acho que é uma boa forma de termos consciência da dificuldade que é queimar calorias, sempre que vamos comer algum alimento. É só olhar para a embalagem e validar quantas calorias tem cada alimento e depois pensar quanto teremos de nos exercitar para as queimar. Talvez pensemos 2 vezes antes de comer um pacote de batatas fritas ou um snack qualquer. :p
Quanto ao jogo, acho que está muito bem conseguido, com muitos jogos de ioga e de musculação novos, novos jogos divertidos. É engraçado olhar para a figura de cada um de nós a tentar seguir as instruções que nos são dadas em cada jogo.
O meu jogo favorito é um em que estamos vestidos de pássaro e andamos a sobrevoar o mar e cujo objectivo é o que aterrar em cima de alvos. O facto de termos de coordenar os movimentos das pernas para direccionar o pássaro e ao mesmo tempo bater os braços para ele voar mais alto, exercita-nos tanto as pernas como os braços.
A vantagem deste jogo é que os dados da Wii Fit antiga, são migrados para a nova, sem que haja necessidade de se trocar os DVDs, a nova Wii Fit Plus trás a Wii Fit anterior integrada.
Agora não há desculpas para não me exercitar!!! :p
Wii Fit Plus
sábado, novembro 21, 2009
New Moon em antestreia (a 1ª antestreia!)
A adaptação do 2º livro da saga Twilight, New Moon, da escritora Stephenie Meyer já chegou aos ecrãs, melhor dizendo, chegará aos ecrãs dia 26 deste mês, mas antes já teve direito à 1ª antestreia e dia 25 haverá uma 2ª antestreia. Nos EUA a estreia aconteceu ontem.
Depois de muita tinta rolar sobre a febre sobre vampiros, que Stephenie lançou (ainda que inesperadamente e sem intenção), já vi o resultado deste 2º filme.
Inevitavelmente o 1º sentimento é o de que falta lá muita história, muitos pormenores, muita coisa que para quem não leu o livro pode ter ficado a marinar. Alguém percebeu o sofrimento da Bella depois da partida do Edward, aquela dor intensa (o buraco no peito) e os pesadelos consequência da ausência dele? Alguém percebeu o porquê da Bella necessitar tanto da adrenalina quando foi sempre tão terra-a-terra? Já para não falar nas história secundárias tipo o amor que Mike nutre pela Bella… Até a amizade tão próxima e crescente entre a Bella e o Jake achei que foi muito pouco explorada. Ok, um filme vê-se em 2 ou 3 horas, num livro existe o factor tempo, o autor pode divagar como bem lhe apetecer e enriquecer a narrativa a seu belo prazer. Para além dos acontecimentos terem sido despejados em rajadas, este foi o livro que menos gostei de ler dos 4 (5 se considerarmos o Midnight Sun). Acho que pode ter sido, também, isso que ainda influenciou mais a minha percepção sobre o filme, o que é certo é que não me entusiasmou tanto quanto o anterior. É verdade que nenhum dos filmes é perfeito, mas ainda assim a magia emitida pelo 1º perdeu-se um pouco neste New Moon.
Até o facto da família Cullen ter tido um papel muito secundário neste filme, me faz criticar o filme. Uma das coisas que mais me agrada nos livros é o envolvimento de todos os Cullen… aqui é quase nula, exceptuando-se a cena do aniversário e a da reunião para decidir o futuro da Bella.
Tenho a perfeita consciência que o efeito surpresa deixou de existir, simplesmente porque a história é conhecida e já se sabe como irá terminar. O Twilight teve a vantagem de ser o 1º, quando muitas pessoas não conheciam os livros e acharam original a história de amor entre uma humana e um vampiro. Isto compreende-se melhor quando se fala com um leitor dos livros antes do 1º filme ter saído. Hoje, talvez nós tenhamos a mesma percepção que ele teve quando viu o Twilight, falta de originalidade, nada foi acrescentado à história que se leu e que muito pouco explorada, onde faltou um “je ne sais quoi”, uma atmosfera ou algo mágico.
Até a banda sonora, que apesar de ter umas quantas músicas muito características e algumas (poucas!) bandas sonantes, ficou aquém da banda sonora de Twilight. Posso dizer que gosto realmente de apenas 2 ou 3 músicas e uma delas já me +e muito familiar.
Mas, nem tudo são espinhos, existe uma cena que achei muito bem conseguida. Foi a forma como foi representada a passagem do tempo ao longo dos vários meses em que Bella andou alheada do mundo… E, claro, as cenas onde o Carlisle entra… Sim, é verdade que sou suspeita… ele é a minha personagem favorita (e, ou muito me engano, continuará a ser), mas o facto é que continuo a achar que o Peter Facinelli consegue ser o meu Carlisle idealizado sem tirar nem pôr, aquela calma, aquela sensatez, toda a sua sabedoria… E a provar que o Peter é muito versátil, a cena de retrospectiva da altura em que ele (Carlisle) vivia com os Volturi, vê-se um Carlisle muito mais jovem e inocente, onde até a sua expressão facial transmite mais vulnerabilidade que o Carlisle do presente. Faltou a interacção com a Esme, que casalinho perfeito (ai se a Jennie me ouve!!!).
A caracterização de alguns dos vampiros está mais aprazível, acho que a Victoria está muitíssimo bem caracterizada, lindíssima. A Alice continua linda, apesar desta vez os olhos lhe sobressaírem demasiado. A Esme e o Carlisle estão deslumbrantes e até o Edward está, substancialmente, melhor embora muito aquém do meu imaginário. Só mesmo enquanto Edward acho que o Robert Pattinson é sexy!
Continuo a amar a serenidade de toda a acção, este amor tão arrebatador quanto o de Bella e de Edward, mas que nunca extravasa ou se torna exagerado. A forma calma e contida de todas as palavras que são, quase, sussurradas.
Do próximo filme, espero uma grande batalha entre vampiros, com os lobos a lutarem ao lado dos seus inimigos para derrotarem o “bando” da Victoria. O Peter até disse que teve aulas de preparação para as filmagens. Previsão de estreia nos EUA, 30 de Junho de 2010. Apesar deste não me ter entusiasmado tanto quanto o anterior, as expectativas para os próximos não estão em nada defraudadas.
New Moon trailer
quarta-feira, novembro 18, 2009
Portugal no Mundial de 2010
Foi com um golo de Raul Meireles que festejámos a qualificação para o Mundial de 2010 na África do Sul.
Mais do que uma vitória sobre o adversário, foi uma vitória sobre a arrogância e a falta de civismo dos Bósnios. Deviam ter vergonha de ser cidadãos deste mundo. Até o jogo ficou ensombrado por distúrbios... Só espero que sejam bem sancionados, pois parece que para eles não existem regras. Mas tudo isso não foi suficiente para fazer frente à nossa equipa.
Em 2010 voltamos a pendurar as bandeiras nas janelas! :D
segunda-feira, novembro 16, 2009
Fotografia em alta qualidade
Adoro fotografia. Não que tenha feito para a coisa ou, muito menos seja digna de ser modelo, longe disso! Gosto de apreciar uma bela foto, principalmente fotos paisagísticas.
Descobri um site que tem fotos para todos os gostos. Tem fotos mesmo brutais, de ficar de olhos esbugalhados e ficar a pensar no talento do fotógrafo. Ainda que haja ali manipulação, não deixam de ter visão para a coisa.
O site chama-se One Time Photo. Vale a pena dar uma espreitadela. ;)
Deixo aqui uma pena amostra do que por lá se encontra. Difícil foi a escolha das fotos para colocar aqui! xD
domingo, novembro 15, 2009
Últimos filmes
Depois de várias semanas sem ir às salas de cinema, esta semana retomei a rotina, foram logo 2, a antestreia de 2012 e Amor por Acaso (à falta de melhor alternativa).
A antestreia de 2012 foi VIP, com direito a welcome drink e a visita de muitas celebridades. Cruzei-me com o Pedro Camilo de quem já não sabia há imenso tempo. Parece que está por aí a chegar um novo álbum, o que muito me apraz. :)
Quanto ao filme propriamente dito, tenho a dizer que tinha elevadas expectativas e que saí da sala muito satisfeita com o que vi. Acho que nunca tinha ouvido a plateia bater palmas no final de cada cena crucial. Claro que o final foi ainda mais aplaudido.
História que gira em torno do fim do mundo. O que faríamos se soubéssemos que o fim está próximo. Como salvar a vida na Terra?
Acção de cortar a respiração e muitos efeitos especiais. Há cenas em que dou por mim a afundar-me na cadeira, de respiração presa e de olhos esbugalhados. A aposta nas novas tecnologias está mais do que patente em todo o filme. Apesar de ter cenas muito exageradas, realisticamente falando (esta expressão existe?), em termos de efeitos especiais parecem muito reais. O argumento quase se perde no meio da acção, apesar de existir ali uma lição de vida a retirar, mas nós vamos ao cinema ver o 2012 pelos efeitos visuais, certo?
O 2º filme da semana foi o Amor por Acaso, com o Aaron Eckhart e a Jennifer Aniston. De todos os que estavam em cartaz, era o me parecia melhor, de entre todos os que ainda não tinha visto e poderiam valer a pena.
Resumo muito resumido, é o típico filme para ver num fim-de-semana à tarde. Comédia romântica com um drama à mistura, onde o sabor da perda humana está muito patente. O filme que Robert Enke poderia ter visto antes de colocar fim à sua vida (mesmo que não valesse de nada!). Este foi o pensamento que me assolou ao longo do filme. Isto porque a sua morte tocou-me, ainda que saiba que foi decisão sua. :s
Burke (Aaron) perdeu a mulher muito recentemente e a forma que engendrou para tentar ultrapassar foi escrever um livro sobre como lidar a perda de um ente-querido, tácticas para tentar ultrapassar o luto. Numa convenção de entreajuda, por si protagonizada, conhece Eloise (Jennifer) que o fará ver que talvez não esteja ainda em paz consigo mesmo.
É um filme que não sendo nada de extraordinário, não deixa de ser interessante e é um tempinho bem passado, nem que seja por voltar a ver Jennifer (que continua muito bonita) e as gravatas do Aaron (que também continua bastante jeitoso).
Parece-me que esta semana ainda vou outra vez à sala de cinema, desta vez para ver mais um filme que anseio imenso, New Moon. Vai um mordidela? ;)
domingo, novembro 08, 2009
Recuperando o post sobre os Joker
Já é a 2ª vez que recupero este post, mas os Joker assim o merecem. O post original data de 08 de Setembro de 2006, portanto tem mais de 3 anos.
Hoje voltei a receber mais 2 comentários no post, o que me fez voltar a recordar a música destes rapazes.
Ao longo destes 3 anos tenho obtido comentários extraordinários sobre as experiências de cada um relacionadas com a música dos Joker. Cheguei a receber comentários do José Vasconcelos, o teclista da banda e do Diogo Gardner, o irmão do Tiago, o vocalista.
Desde já agradeço todos os comentários que têm deixado. É com grande satisfação que os leio todos e sinto que eles não só marcaram uma parte da minha vida como a de muitas outras pessoas. Fico convencida que a música desta banda viverá connosco e será sempre ouvida por mais anos que se passem.
Gostaria ainda de apelar a quem conhecer algum membro desta banda para lhes transmitir o meu apreço pelo seu talento e pela excelente música que produziram durante (poucos, mas bons) anos. Gostava muito de voltar a ter notícias sobre eles. Saber se ainda estão no mundo da música e se não estão a pensar retornar. Se a Super FM voltou (se bem me lembro foi uma rádio que na altura passou imenso a sua música), porque não pensar-se na ressurreição dos Joker?
Deixo-vos os links dos vídeos dos Joker, que felizmente já começaram a surgir na Web e 2 links no MySpace.
http://www.myspace.com/jokerrockpt
http://www.myspace.com/jokertributo
Dr. Carlisle Cullen de regresso em New Moon
Numa altura em que estão na moda as histórias de vampiros, achei que seria um bom pretexto para relembrar o meu vampiro favorito, o Dr. Carlisle Cullen, interpretado por Peter Facinelli.
Adoro a serenidade, a confiança e o amor que ele emana pela sua família… Muita da beleza da história da saga de Twilight se deve ao patriarca dos Cullen.
Pena mesmo que na história de New Moon, prestes a estrear no cinema, ele não obtenha o protagonismo que mereça. De qualquer forma, quero muito ver este novo filme, ainda que seja baseado no livro que menos gostei dos 4.
Aqui fica em todo o seu esplendor, Mr. Peter Facinelli.
sexta-feira, novembro 06, 2009
Planeamento a longo prazo
Ainda falta perto de um ano para os concertos dos U2 em Coimbra e já comecei a fazer planos para esse fim-de-semana. Sou doida ou quê? Sei lá eu o que vou estar a fazer daqui a 1 ano!!! O que é certo é que assim sou obrigada. O alojamento em Coimbra, para esse fim-de-semana, começa já a escassear e tive de tomar medidas, se não quero ter de voltar para Lisboa na mesma noite.
Conclusão, no Sábado vou directo à Lousã, deixar as coisas e depois vou para Coimbra. Domingo espero passar um dia muito à maneira com paisagens deslumbrantes.
Nunca estive na Lousã, pelo que vou ter a oportunidade conhecer essas paragens. Adivinha-se um fim-de-semana memorável.
Só quero que é que este ano passe rápido, porque a espera é longa e a ansiedade enorme. Sim, porque só faltam 329 dias e 19 horas para o grande evento… :p
Para acompanharem a contagem decrescente, sigam o link.
quarta-feira, novembro 04, 2009
Just a dream… and the dream came true
Estamos a viver uma altura do ano muito rica em termos de novidades musicais. As grandes bandas que mais curto, têm estado muito activas. Nas últimas semanas têm saído trabalhos de louvar e que me têm viciado à grande.
Na 2ª-feira, Between Waves, o novo trabalho do David Fonseca, viu a luz do dia. E eu, como grande admiradora deste excelente músico e entertainer, tinha de ser das primeiras a ouvi-lo… só que muito além de o ouvir, fui espreitar o evento que marcou o lançamento do CD.
A Fnac do Colombo foi o local escolhido para o David mostrar em 1ª mão aquilo que andou a “cozinhar” durante os últimos meses e que eu tão prontamente assistia de camarote através das suas mensagens deixadas no twitter ou no facebook.
O lançamento do CD consistiu num showcase muito curto (para mim foi muito curto, já que adorava ter ouvido as músicas todas do álbum), seguido de uma longa sessão de autógrafos.
Mais uma vez, durante o pequeno concerto acústico não o consegui ver, apenas o ouvi. Já quando fui ver o concerto que ele deu no Casino de Lisboa, ainda no âmbito do seu anterior trabalho, Dreams in Color, passei o tempo em picos dos pés e ainda assim pouco o avistei. O recinto estava a abarrotar. Na Fnac, na 2ª-feira aconteceu a mesmíssima coisa, ver o David, apenas vi na sessão de autógrafos. Mas claro que tão depressa não terei outra oportunidade de ver o David da 1ª fila, como aconteceu, ainda nos Silence 4, num dos concertos que ele melhor recorda da sua carreira. Esse famoso concerto molhado na Amadora, que lhes proporcionou a 1ª e única figuração na 1ª página de um jornal, 2º o próprio David (é só rir com os comentários dele!).
O mais perturbador é que não fiquei nas filas para comprar os bilhetes para os U2, mas fui capaz de estar mais de 3 horas à espera para conseguir um autógrafo e uns dedinhos de conversa com o David. :p
Isso não interessa nada, pois foi muito divertido. Ele é um rapaz multifacetado, que é capaz de estar horas a fio de pé a falar sem parar, a dar atenção aos admiradores e ainda entreter as pessoas que o esperam ansiosas para conseguir estar com ele por uns minutos. Nem na sessão de autógrafos do Nicholas Sparks (um escritor mundialmente famoso) se viu uma coisa assim. Tantas pessoas ali se juntaram para felicitar o David por uma carreira tão consistente e ainda tão promissora. É divertido ver as reacções dos admiradores quando chegam à conversa com o David. Uns levam fotos de tempos passados que iluminam os olhos do David, outras que o fazem arrepiar, alguns admiradores já bem conhecidos do David contam histórias que passaram juntos, outros vestem-se a rigor (ténis, jeans, blazer e óculos de massa gigantes), outros levam a discografia completa ou as revistas onde o David tem sido alvo de reportagem aos longo destes anos… tantas e tantas histórias se viram e ouviram no pequeno auditório da Fnac.
Quanto a mim, tive direito ao meu tão ansiado autógrafo, a uns minutinhos de atenção e de muitas gargalhadas, muitos comentários ao famoso concerto, alusões às poucas horas de sono diárias e umas fotos que ficarão para a posterioridade. Ainda nos rimos com o facto de ele confundir uma amiga minha com uma rapariga que o acompanhou na maratona de divulgação do CD pelas ruas de Lisboa.
Quanto ao álbum, é bom, é realmente muito bom, talvez o que mais gostei até à data. A minha música favorita do álbum, já a tinha ouvido no MySpace do David e já me havia entrado no ouvido. Just a Dream II (daí o título do post!), o vídeo que aqui deixo, está incluído no DVD Streets of Lisbon de Between Waves (uma edição especial do álbum).
Já agora deixo também um vídeo que encontrei no You Tube, gravado no showcase que eu apenas ouvi… :p
Just a Dream II in Streets of Lisbon
David Fonseca @ Fnac 02-11-2009
terça-feira, outubro 27, 2009
An heavenly sight
Há falta de palavras em português, achei que a expressão "an heavenly sight" conseguia descrever aquilo que vi hoje logo pela manhã ao sair de casa.
Ver, do alto de uma colina, o vale completamente coberto de neblina, onde só se vêm os picos dos edifícios mais altos e tudo o resto é um manto branco, só pode ser uma visão divinal.
A foto não faz jus nem de longe à beleza que avistei, mas ficou a tentativa!
Ao pensar num nome para este post, lembrei-me do título de um CD que amo de paixão e que foi dos primeiros CDs que comprei, Heavenly Bodies dos Gene Loves Jezebel.
Deixo aqui uma das músicas que mais me marcou desta grande banda, Sweet Sweet Rain.
Gene Loves Jezebel - Sweet Sweet Rain
sábado, outubro 24, 2009
De colarinho branco
Os Bon Jovi estão prestes prestes a lançar o seu novo álbum The Circle (previsto para dia 10 de Novembro), mas já circula o 1º single We Weren't Born To Follow.
Com a edição tão próxima do álbum já existem promoções com músicas deles. Uma dessas promo despertou-me o interesse numa série que vou começar a ver (eu ando louca esta temporada, já me meti com mais uma série nova, FlashForward e ainda estou a pensar em mais outra...). Chama-se White Collar e estreou ontem nos EUA.
A promo despertou-me não só pela música dos Bon Jovi, mas principalmente pelo protagonista da série, Matt Bomer. Ele já foi o namorado da Tru em Tru Calling e o Jay de Traveler e em qualquer dos papéis gostei de o ver, principalmente pelo seu aspecto tão aprimorado! :p
Vou ver a série e depois comento. A história parece ser interessante... a ver vamos.
Este é o menino Matt, que tanto prazer me dá vê-lo na TV. :$
White Collar promo
quinta-feira, outubro 22, 2009
terça-feira, outubro 20, 2009
Afinal, foi Inverno que chegou!
Para quem pensava que o Outono não queria entrar, acho que o Inverno o passou à frente e irrompeu porta adentro sem pedir licença a ninguém. Que dilúvio se abateu sobre o nosso país hoje de manhã!!! E depois a amplitude térmica que se faz sentir, só é boa para uma coisa, a propagação de vírus e constipações. Como se o fantasma da gripe não nos assolasse já!
Foi preciso chegar ao meu destino, para começar a cair uma carga de água que me fez andar a fazer tchoc tchoc o resto da manhã. Como se eu não andasse já aos atchims o dia todo, a molha desta amanhã deve ter vindo contribuir para a continuação da boa e fantástica constipação! :s
domingo, outubro 18, 2009
Inícios e finais...
Acabou o fim-de-semana de todos os acontecimentos, de muitas emoções e de reencontros.
Começou logo 6ª-feira à noite, com uma noite de teatro, ontem foi a correria para conseguir os bilhetes dos U2 e hoje uma sessão dupla de teatro.
É muitooooo!
O título do post, não só se refere ao final do fim-se-semana, como ao final de uma das melhores peças do mestre La Féria, Piaf. Bem, todas elas são "gigantescas" (qualitativamente, falando) e Piaf, foi uma das que mais mexeu comigo. Chegou hoje ao fim, depois de ter estado em cena nos Açores, no Porto e agora em Lisboa. Vai deixar saudades, isso é garantido.
Mas sendo o final de uma peça, começou uma outra há muito pouco tempo, O Feiticeiro de Oz. Filme que apenas vi na sua totalidade no fim-de-semana passado para estar a par da história. Só posso dizer que é um espectáculo à La Féria!!! Mesmo sendo um musical mais infantil, não me importo nada de repetir a dose. :)
E agora? Talvez a próxima paragem será a Imbicta... ou será ainda na capital? Não sei, só sei quer seja cá ou lá no nuorte, vai ser muito bom, como é sempre.
Obrigada, Rui e Bruno, pelo vosso carinho, sois uns queridos. E claro, muito obrigada à companhia que é sempre a melhor que se pode pedir.
Non! Rien de rien...
Non! Je ne regrette rien...
sábado, outubro 17, 2009
U2, Coimbra 2010, eu estou lá!
Há poucas coisas nesta vida que consigo desejar arduamente... e poder estar num concerto dos U2 era um desses desejos que tinha mesmo de realizar, sob pena de me crucificar para o resto da vida (exageradamente falando, claro!).
Na última vez que cá estiveram, de início ainda tentei comprar bilhetes, mas desisti facilmente... aquela loucura não era para mim... mas o desgosto final por não estar no estádio à hora do concerto, desmobilizou-me e fez-me prometer que da próxima vez, seria mais insistente. A próxima vez havia chegado hoje.
Depois de desesperar com as filas que vi na TV e que vi na Fnac, resolvi tentar a minha sorte no site. Big mistake! O site como se previa entupiu (que raio de máquinas tem esta gente quando se prevê enchente!!!) e já via a minha vida a andar para trás. Até que já estava eu a deslocar-me para mais uma fila e... consegui bilhetes!!!!!!!!!
Sinceramente, não sei o que andarei a fazer daqui a um ano... :p
It's a beautiful day!!!
domingo, outubro 11, 2009
Edward Norton
Como ando numa de devorar filmes e séries, é normal que procure os filmes daqueles actores que sempre foram os meus favoritos. Este fim-de-semana resolvi dedicar a minha atenção ao actor Edward Norton.
Ele tem sido um dos actores mais consistentes que conheço, apenas um ou outro filme me tem desapontado, mas na maioria dos casos ele escolhe bem os seus filmes, talvez daí não ser muito assíduo e não ter muitos filmes em carteira. Os que faz são cheios de qualidade.
O meu filme favorito de sempre é mesmo o Fight Club, filme que resisti durante muito tempo em ver por classificar o filme de violento. Mas foi vê-lo pela 1ª vez e ficar de boca aberta, pela sua interpretação e pelo argumento do filme. Aliás, este filme tem um elenco de luxo, juntando 3 dos meus actores favoritos num só filme, o Edward, o Brad Pitt e o Jared Leto.
Neste fim-de-semana vi o seu último filme, Pride and Glory. É mais um filme policial. Em termos de argumento não é nada de inovador, mas basta juntar mais uma vez 2 actores de quem gosto imenso, o Edward e o Colin Ferrell que já é um grande motivo para ver o filme.
Mas o último filme que vi dele é mais uma vez um grande e excelente filme, O Véu Pintado. A Naomi Watts é também um bom começo para um grande filme e juntando-se ao Edward só se pode esperar o melhor. Os filmes de época são os que mais tenho procurado e este encaixa-se nesse género. História cativante, algo nostálgica, um filme com um ritmo muito calmo e onde as paisagens orientais abundam. Mais um vez o Edward interpreta uma personagem tão fascinante que num momento nos faz odeia-la e noutro momento nos faz amá-la intensamente.
Fico feliz por ver que mais filmes deles estão aí a surgir, pois sei que ele continuará a surpreender-me. :)
Talvez este post seja apenas uma desculpa para publicar uma foto deste actor que tanto admiro, mas é um motivo tão válido como outro qualquer. ;)
09-09-09
Já lá vai mais de um mês, mas só agora recebi estas fotos lindíssimas.
No dia mais curioso do ano, dia 09 do 09 de 2009, caiu uma carga de água acompanhada de trovoada sobre a capital.
Eu fui apanhada no meio do temporal e assisti ao espectáculo natural que estas fotos testemunham. Por mero acaso, poderia muito bem ter sido eu a tirar as fotos, mas não fui. :(
Vejam e deliciem-se. Fantástico!!!
Fonte desconhecida
quinta-feira, outubro 01, 2009
Dia Mundial da Música
E porque hoje se celebra o dia da música, escolher a banda para comemorar à altura este dia foi muito fácil. Claro que só poderia ter escolhido os U2. O maior problema foi escolher a música de entre todas as que eu gosto destes rapazes.
Corro o risco de não ter escolhido a minha favorita, mas eu simplesmente não tenho favorita... tenho um rol infindável de músicas deles que adoro de paixão. City Of Blinding Lights é uma dessas que se consegue destacar no meio de tanta música cheia de qualidade.
U2 - City Of Blinding Lights
The more you know the less you see
The less you find out as you go
I knew much more then than I do now
Neon heart day-glow eyes
A city lit by fireflies
They're advertising in the skies
For people like us
And I miss you when you're not around
I'm getting ready to leave the ground
Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights
Don't look before you laugh
Look ugly in a photograph
Flash bulbs purple irises
The camera can't see
I've seen you walk unafraid
I've seen you in the clothes you made
Can you see the beauty inside of me?
What happened to the beauty I had inside of me?
And I miss you when you're not around
I'm getting ready to leave the ground
Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights
Time...time...time...time...time
Won't leave me as I am
But time won't take the boy out of this man
Oh you look so beautiful tonight
Oh you look so beautiful tonight
Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights
The more you know the less you feel
Some pray for others steal
Blessings are not just for the ones who kneel... luckily.
segunda-feira, setembro 28, 2009
terça-feira, setembro 22, 2009
Super FM em 104,8FM
Era dia 21.09.09 às 21:30 quando ela voltou!
Foram precisos 11 anos, muita perseverança e acreditar bem forte no sonho de voltar a colocar no ar a rádio mítica dos anos 90, a grande Super FM.
Foi muito graças a esta rádio que os bons velhos anos 90 me marcaram, não só pela excelente música que sempre nos habituaram a passar, mas também pela forma inovadora como faziam rádio.
Quem está agora na casa dos 30 ou anda lá perto, deve lembrar-se perfeitamente desta rádio. Era uma das mais ouvidas pelo público mais jovem da altura. Ou seria eu que era precoce para a minha idade?
O hard-rock, o rock em geral, as baladas rock e todo o apoio que deram à música nacional eram alguns dos pontos fortes da rádio. Pelo que já ouvi não me parece que tenho mudado muito, pelo menos na qualidade da música transmitida. Apesar dos 11 anos decorridos e do estilo musical ter mudado imenso, eles conseguem continuar a passar a música dos 90’s e a nova música que me delicia hoje em dia.
Espero que continuem a manter este nível de qualidade na música e que os animadores não se ponham com os histerismos tão característicos da MegaFM ou do parvo do Miguel Peixoto da rádio que se diz Best Rock. A Super FM continua a ser uma rádio jovem, mas espero que tenha o juízo suficiente para não exagerar. As rádios cujo público-alvo são as camadas mais jovens, irritam-me profundamente… pelo menos as que são transmitidas na grande Lisboa!
Espero sinceramente que os ouvintes antigos voltem a desfrutar da Super como o faziam no século passado e que conquistem novos ouvintes.
Vão lá sintonizar em 104,8FM para toda a grande Lisboa ou então em http://www.superfm.com/ para todo o mundo.
Ontem, na emissão de estreia, passaram uma música que talvez já não a ouvisse há 11 anos, quando passou pela última vez na rádio, The Silencers com I Can Feel It.
Welcome back!!!!
The Silencers - I Can Feel It
sexta-feira, setembro 18, 2009
Eu e a História
Os tempos mudam, nós próprios mudamos. No preparatório (isto já no século passado!) nunca me interessei pela disciplina História. Devia ser a que menos gostava e aquela em que as notas eram as mais baixas. Apenas a tive 3 anos, do 7º ao 9º ano, pois no secundário escolhi Geografia em detrimento de História.
Hoje em dia sinto a falta de alguma cultura histórica e dou por mim a procurar séries e filmes de época não só para conhecer a história de determinado povo, rei ou de uma determinada época, procuro-as porque realmente me interesso pelo assunto.
Tenho perfeita consciência que se hoje em dia tivesse aulas de História as iria aproveitar de forma diferente. É certo que os métodos de ensino são completamente diferentes e são muito mais apelativos (têm de o ser pois os alunos são muito mais exigentes) e isso ajudaria ainda mais. Um dia destes, vou assistir a uma aula tua V. ;)
Felizmente parecem estar na moda os filmes e as séries de época. Estou a amar os The Tudors, século XVI, dinastia inglesa dos Tudors, Henrique VIII, as suas esposas, as suas amantes, as jóias, as intrigas e guerras de interesses que desde sempre existiram.
Agora tenho uma série francesa para ver. São 5 episódios baseados nos livros de Maurice Druon e chama-se Les Rois Maudits. A história centra-se precisamente na vida dos reis de França, cada episódio se dedica a um rei diferente. O interesse na história de França, nomeadamente dos seus reis, surgiu quando o rei Francisco entrou nos The Tudors e foi reavivado quando dei com o musical Le Roi Soleil.
Entretanto andei a devorar alguns filmes do género, que embora não retratem a vida de reis ou de alguma corte, são interessantes na medida em que se fica a conhecer os costumes e tradições de determinado século. Chego à conclusão que as pessoas não mudaram muito mesmo depois de decorridos tantos séculos. O puder, o dinheiro, o prestígio e a glória sempre foram os valores dominantes em qualquer sociedade. Ainda hoje assim é.
Fico com pena de Portugal não ter tradição no cinema. A nossa história é tão rica! Havia de dar belíssimos filmes sobre os Descobrimentos, sobre os nossos reis e da vida na corte. Mas se até a série Equador (publicitada como a mais cara na história da TV portuguesa) se revelou o fiasco que foi (desisti de a ver ao fim de 4 ou 5 episódios), não prevejo que o futuro nos reserve mais filmes ou séries deste género. :(
Subscrever:
Mensagens (Atom)