segunda-feira, abril 19, 2010

The Last Song – A Melodia do Adeus

Mais uma adaptação ao cinema de um livro de Nicholas Sparks. Desta vez, o próprio Sparks escreveu o argumento ainda antes de editar o livro final.
Comecei a ler o livro uma semana antes do filme estrear, já convencida de que não iria conseguir ir à estreia e ainda menos à antestreia. Mas o que é facto é que o livro entusiasmou-me de tal modo que consegui ir vê-lo logo na antestreia.
O facto de ter a história bem fresca na cabeça, deu para perceber muitas alterações de história, tudo em prol de um argumento mais simples e focado nas personagens principais, o que me faz pensar que foi uma aposta mais do que ganha. O livro tem alguns pormenores que a serem aproveitados no filme, o tornaria muito longo, enfadonho e disperso.
A história pode não ser original de todo, quem lê Nicholas Sparks já está habituado ao seu estilo inconfundível e quando o lê já sabe que tem perante si uma história de amor muito bonita, mas que poderá ter um final não muito floreado. The Last Song – A Melodia do Amor conta-nos a história de 2 irmãos, Ronnie e Jonah, que vivem em Nova Iorque e vão passar as férias de Verão em Tybee Island na Georgia, uma terrinha costeira, onde nada se passa. Com a separação dos pais, os irmãos pouco contacto têm tido com o pai, mas Jonah está entusiasmado com o reencontro. O mesmo não se pode dizer da rebelde e inconformada Ronnie que é arrastada para a companhia do pai e tudo faz para tornar a sua estadia um incómodo. No entanto, o Verão trás consigo novas aventuras, umas mais agradáveis que outras, aventuras que farão Ronnie ver a sua vida de forma diferente e que a farão crescer como pessoa.
Quase que posso classificar o filme de uma comédia muito bem disposta, com cenas muito engraçadas e cómicas, onde existem cenas mais dramáticas e cheias de carga emocional. Eu que sou um coração de manteiga, derramei muitas lágrimas, mas já o tinha feito com o livro, pelo que não foi nada de novo. E bem vi que não fui a única a sair da sala de cinema com os olhos e o nariz vermelhos. =P
Não tinha qualquer opinião sobre a Miley Cyrus (famosa com a sua personagem Hannah Montana), nunca a tinha visto representar ou sequer cantar. A minha Ronnie imaginária foi já idealizada na figura física da Miley, pelo que esteve muito próximo da minha fantasia, tirando a madeixa roxa do cabelo… Tal como adorei a evolução da Ronnie no livro, a Ronnie / Miley também esteve bem, a meu ver.
O Jonah, o irmão mais novo de Ronnie, interpretado por Bobby Coleman de apenas 12 anos, está muito cómico, mas nas cenas mais comoventes consegue igualmente transmitir a carga dramática exigida. Acho que ele está mesmo muito bem no papel.
Steve, o pai de Ronnie, interpretado por Greg Kinnear está igualmente exemplar. Greg é um actor que já conheço desde há alguns anos e sempre nutri uma pequena paixão platónica por ele, mesmo quando fez o papel super cómico de gay em As Good as It Gets. Aqui, a par com o filho Jonah, está cómico e realista ao mesmo tempo. A paciência e a calma descritas por Sparks no livro está bem patente aqui na personagem que Greg deu vida.
Liam Hemsworth, interpretou Will, um rapaz cobiçado por todas as raparigas e que irá fazer amansar a “fera”. Mais uma personagem bastante cómica. E envolvência com Ronnie e toda a química entre eles, tornou as suas cenas juntos momentos altos no filme.
Quando digo que o filme é cómico não estou a falar de cenas parvas, improváveis ou satíricas, mas sim, cenas engraçadas decorrentes do dia-a-dia, acções cómicas ou frases cheias de piada que tornam o filme muito agradável. Não raras vezes a sala se encheu de risos.
A banda sonora do filme é também muito adequada, chegando a ter músicas que adoro mesmo. O tema principal, interpretado pela própria Miley, é tão lindo que só a música em si me chega a emocional. A música dá pelo nome de When I Look At You.
É mais um filme que aconselho, quer se goste ou não de Nicholas Sparks.
Se eu adorei o Dear John – Juntos ao Luar, este ficou equiparado a A Walk to Remember. Para além de ter sido um dos livros que mais gostei de ler, é também o melhor filme que já se fez baseado num livro do autor, por isso conseguiu pontuação máxima! :)

Ficha Técnica
Título português: A Melodia do Adeus
Título original: The Last Song
Realizador: Julie Anne Robinson
Descrição: Veronica (Miley Cyrus) nunca conseguiu superar o divórcio dos pais nem a inesperada mudança do pai para a ilha de Tybee. Aos 17 anos, é uma rapariga rebelde e revoltada, com uma relação muito tensa com todos os que lhe estão próximos. Agora, três anos após a separação, a sua mãe resolve que chegou o momento de ambos os filhos irem passar as férias de Verão com o pai, numa tentativa de reaproximação. E, naquele lugar paradisíaco, onde a música servirá de mote à comunicação, Veronica vai aprender que o amor, independentemente da forma como é demonstrado, é muito mais complexo do que ela poderia imaginar, mesmo nas suas formas mais imprevisíveis. Realizado por Julie Anne Robinson, é a versão para cinema do romance homónimo de Nicholas Sparks, escrito já com a intenção de ser transformado em argumento e a pensar em Miley Cyrus, celebrizada como Hannah Montana, como protagonista.
Actores: Miley Cyrus, Greg Kinnear, Bobby Coleman, Liam Hemsworth, Hallock Beals, Kelly Preston, Stephanie Leigh Schlund, Nick Searcy, Adam Barnett, Carly Chaikin
Género: Drama, Romance, Comédia
Ano de Lançamento: 2010
Duração: 108 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 10


The Last Song trailer



Miley Cyrus – When I Look At You

Everybody needs inspiration
Everybody needs a song
A beautiful melody
When the nights are long

'cause there is no guarantee
That this life is easy

Yea when my world is falling apart
When there's no light
To break up the dark
That's when I
I look at you

When the waves are flooding the shore
And I can't find my way home any more
That's when I
I look at you

When I look at you
I see forgiveness
I see the truth
You love me for who I am
Like the stars hold the moon
Right there where they belong
And I know I'm not alone

Yeah when my world is falling apart
When there's no light
To break up the dark
That's when I
I look at you

When the waves are flooding the shore
And I can't find my way home any more
That's when I
I look at you

You appear just like a dream to me
Just like kaleidoscope colors that cover me
All I need
Every breath that I breathe
Don't you know you're beautiful
Yeah yeah

When the waves are flooding the shore
And I can't find my way home any more
That's when I
I look at you

I look at you
Yeah
Whoa-oh
You appear just like dream to me

3 notas celestiais

PedrinhoSSM disse...

Adoro este filme. Adoro os actores principalmente a Miley Cyrus. Tenho o filme em Blu-ray. É muito triste. Mas tem uma banda sonora toda excelente. Qualquer dia revejo. Mas sempre que o vejo lá me vem o choro.

The Star disse...

Também gostei muito do filme. Normalmente, tenho gostado dos filmes baseados nos livros do Nicholas Sparks. Este foi um dos que mais gostei... até porque tem o meu "cunhado" como protagonista!!!! xD

PedrinhoSSM disse...

Já li todo o teu post sobre o filme. quase me vieram as lágrimas aos olhos a lembrar-me do filme ao ler as tuas palavras e depois a própria descrição do filme. Reparei um pormenor nos teus 2 videos, o da Miley "When I Look At You" funciona. O do trailer NÃO (diz que o video não existe). Altera o video do trailer. Procura no youtube que o deves encontrar.

3 notas celestiais