sábado, novembro 11, 2006

Dia de S. Martinho


Eu até que gosto do Outono. É aquela altura do ano que temos de voltar a procurar uma roupa mais quentinha, mas onde o tempo ainda arrefeceu demasiado.
Adoro sentir a folhas secas, espalhadas pelas ruas, estalarem debaixo dos pés, sentir aquela sol ainda algo quentinho na cara, as primeiras chuvas, o cheiro da terra molhada e, principalmente, as castanhas assadas. Sou completamente louca por castanhas, cruas ou assadas.
Nesta altura do ano, os assadores de castanhas, enchem as ruas com aquele aroma que me trás sempre vontade de comer umas castanhas. É completamente delicioso.
Hoje é dia de S. Martinho, dia de fazer um bom magusto.

Aqui ficam alguns provérbios, típicos do dia de hoje:
– No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho
– No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho
– No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho
– No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho
– Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho
– Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho

E a lenda do S. Martinho, ainda sabem o que nos diz? Aqui fica a sua lenda e um pouco da sua vida.

A lenda S. Martinho
De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria a cavalo um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre, para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão.
Este acto de solidariedade, bem como a morte de Martinho ocorreram no mês das brumas (Novembro), período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado.

A vida de S. Martinho
São Martinho, também conhecido por S. Martinho de Tours, cidade onde foi bispo, nasceu em Panónia, na Hungria, em 316 ou 317. Filho de um oficial romano, fez estudos humanísticos em Pavia. Iniciou depois a carreira das armas, mas manifestou desde cedo o desejo de ser monge. No entanto, serviu na guarda imperial até aos 40 anos, idade em que abandonou a vida castrense, tendo ido ao encontro de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu a oportunidade de entrar na vida religiosa. A sua intensa actividade pastoral valeu-lhe o epíteto de Apóstolo das Gálias. Já bispo de Tours, vivia como um monge, fora da cidade, num local modesto, mais tarde transformado num mosteiro. Terá morrido em Candes (França), por volta de 11 de Novembro de 397.

2 notas celestiais

GK disse...

Confesso que prefiro o Verão... Mas no Verão não há castanhas... Hum... Vou ter de repensar tudo! LOL

Bj.

PS - Já te respondi... ;)

The Star disse...

Eu também prefiro a Primavera ou o Verão, mas se houvesse castanhas… mas no Outono não há morangos, buahhhh. Pronto, parece que cada estação tem o seu encanto e as suas frutas maravilhosas. E ainda bem!!!!

PS: Também já te respondi… :p

2 notas celestiais