quarta-feira, dezembro 09, 2009

30 Seconds to Mars – This is War


Já no post anterior tinha falado sobre o novo trabalho dos 30 Seconds to Mars, mas não tinha feito a minha review mais elaborada.
É difícil falar de um CD que nos diz tanto e que tem sido um vício difícil de controlar. Vício tal que chego a acordar de manhã a pensar que tenho de o ir ouvir rapidamente. Vou para o carro para ir trabalhar e lá está ele a tocar, chego ao trabalho ligo os fones e é a 1ª coisa que ouço (a 1ª e a última, pois consigo passar o dia a ouvi-lo sem parar), volto de carro para casa e o que toca? This is War, claro e é assim até ao final do dia… Começo a pensar que qualquer dia estou enjoada do CD, mas para já é inevitável. xD
É que é um CD que é uma novidade autêntica! A sonoridade dos 30STM foi aqui um pouco alterada, foi aperfeiçoada, melhorada (sim, eles conseguiram superar-se in so many ways!!!). Tem ritmos mais electrónicos, ritmos a puxar ao hip-hop (ritmos hip-hop dos quais não sou particularmente fã, mas que se encaixaram na perfeição), também tem riffs de guitarra que me fizeram viajar aos gloriosos anos 90 (era do hard-rock), as baladas estão melhores do que nunca e as músicas nunca foram tão dançáveis como até aqui.
Claro que adoro todas as músicas, no entanto há sempre aquelas que nos dizem mais alguma coisa que a maioria. Neste This is War, consigo eleger algumas músicas que se destacam: Night of the Hunter, This is War, 100 Suns, Hurricane, Closer to the Edge, Vox Populi e Alibi. São 7 músicas em 12. xD
Vou destacar daqui a Hurricane, já que poderá ser mesmo a minha favorita e porque tem a particularidade de ter a participação vocal do Brandon Flowers (o vocalista dos The Killers) e do Kanye West. Sim, o mesmo da música Stronger (a qual nunca consegui ouvir o original do Kanye) e que os 30STM tocaram em acústico e continua a ser a minha música favorita tocada por eles. O Kanye que me desculpe, mas só consigo gostar de algo que ele faça através da música dos 30STM. É neste Hurricane que o hip-hop surge no meio do álbum. Ouçam aqui a música que é fantástica, não tem um estilo definido, é um misto de várias influências. Essas influências são reveladas pela própria banda que diz terem tido origem na música dos U2, Tool, A Perfect Circle ou Linkin Park.
Há que mencionar toda a contribuição dos fãs. O Echelon esteve no seu melhor. A banda chamou membros do Echelon de 8 partes do mundo para participarem nas suas músicas. Os coros de vozes ficaram fenomenais e combinam da melhor forma com o resto da melodia. Já para não falar que existem coros que nos fazem lembrar batalhões a marchar ou reproduções de sons que nos lembram as próprias batalhas. This is War é mesmo isso, não é?
Toda a produção deste álbum, parece ter sido estudada ao milímetro e isso salta à vista. A promoção em torno do CD não tem tido descanso, desde apresentações na TV, entrevistas nos media, todo o empenho da banda em divulgar tudo o que se vem desenrolando acerca de This is War no Twitter (cada elemento da banda tem o seu), nos sites que eles próprios mantêm, sessões de autógrafos, chats online, o próprio Echelon que não se cansa de os promover nunca, etc, etc, tudo parece girar em torno do lançamento deste trabalho. Até a capa do CD é completamente original. Cada CD tem 2 capas, a capa com o tigre, tal como a imagem que deixo aqui e a outra capa tem uma Face of Mars, que não é mais do que a foto de um fã, ou seja, cada capa é diferente de outra. São 2000 capas diferentes. É só escolher! No Twitter e no Facebook do Faces of Mars estão a ser coleccionadas todas as capas que os fãs vão encontrando nas lojas. A minha contribuição também já lá está. xD
O desafio de hoje do This is the Hive (mais um movimento de apoio à banda) é que as pessoas fotografem qualquer vestígio que publicite o This is War pelas ruas, ou seja, cartazes espalhados nas ruas, pinturas e graffitis nas paredes, flyers a voar pelos ares e que publiquem as fotos no Twitter. Mais uma iniciativa que não lembra nem ao menino Jesus, eheheh!!!
Conseguem imaginar algo deste tamanho, o empenho por uma causa que é a divulgação da música de uma banda que parece ir muito além das fronteiras da música ou sequer de um culto (como já lhe chamaram)?
Mas o que não é novidade nenhuma é a banda não brincar em serviço e quando se lança num desafio, atira-se de cabeça. Felizmente, a crítica tem sido muito positiva, quer dos media quer dos fãs.
Foi longa a espera por este álbum, mas valeu cada segundo de ansiedade. Agora é esperar ardentemente, que eles dêem um pulinho ao nosso país para vermos como resulta o álbum ao vivo. E quanto a isso, não tenho dúvidas que resultará muito bem, já que cada música incentiva a que o público cante a plenos pulmões: This is waaaaaaaaaaaaaaar!!!!!!!!!
Em entrevista à MTV Portugal, o Jared e o Tomo, dizem que Portugal está na sua rota e que têm belas recordações do nosso país… nem que seja pelo café ou pelo peixe, eheheh!!! Cá os esperamos.
Esta guerra está ganha e não houve mortos nem feridos, muito pelo contrário.

O 1º single é este King & Queens:

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais