
Depois de muita tinta rolar sobre a febre sobre vampiros, que Stephenie lançou (ainda que inesperadamente e sem intenção), já vi o resultado deste 2º filme.

Até o facto da família Cullen ter tido um papel muito secundário neste filme, me faz criticar o filme. Uma das coisas que mais me agrada nos livros é o envolvimento de todos os Cullen… aqui é quase nula, exceptuando-se a cena do aniversário e a da reunião para decidir o futuro da Bella.
Tenho a perfeita consciência que o efeito surpresa deixou de existir, simplesmente porque a história é conhecida e já se sabe como irá terminar.

Até a banda sonora, que apesar de ter umas quantas músicas muito características e algumas (poucas!) bandas sonantes, ficou aquém da banda sonora de Twilight. Posso dizer que gosto realmente de apenas 2 ou 3 músicas e uma delas já me +e muito familiar.
Mas, nem tudo são espinhos, existe uma cena que achei muito bem conseguida. Foi a forma como foi representada a passagem do tempo ao longo dos vários meses em que Bella andou alheada do mundo… E, claro, as cenas onde o Carlisle entra… Sim, é verdade que sou suspeita… ele é a minha personagem favorita (e, ou muito me engano, continuará a ser), mas o facto é que continuo a achar que o Peter Facinelli consegue ser o meu Carlisle idealizado sem tirar nem pôr, aquela calma, aquela sensatez, toda a sua sabedoria… E a provar que o Peter é muito versátil, a cena de retrospectiva da altura em que ele (Carlisle) vivia com os Volturi, vê-se um Carlisle muito mais jovem e inocente, onde até a sua expressão facial transmite mais vulnerabilidade que o Carlisle do presente. Faltou a interacção com a Esme, que casalinho perfeito (ai se a Jennie me ouve!!!).

Continuo a amar a serenidade de toda a acção, este amor tão arrebatador quanto o de Bella e de Edward, mas que nunca extravasa ou se torna exagerado. A forma calma e contida de todas as palavras que são, quase, sussurradas.
Do próximo filme, espero uma grande batalha entre vampiros, com os lobos a lutarem ao lado dos seus inimigos para derrotarem o “bando” da Victoria. O Peter até disse que teve aulas de preparação para as filmagens. Previsão de estreia nos EUA, 30 de Junho de 2010. Apesar deste não me ter entusiasmado tanto quanto o anterior, as expectativas para os próximos não estão em nada defraudadas.
New Moon trailer
3 notas celestiais
Tens toda a razão. Quer dizer, ainda n vi o filme, mas pelas críticas que já li de quem tb já viu em ante estreias, começa-se a notar os efeitos que muita publicidade, merchandising, pressão exercem sobre as sagas cinematográficas baseadas em livros. O 1º filme está bem conseguido, muito num estilo indie, completamente fora do "sistema de Hollywood" e conseguiu transmitir toda a essencia da 1ª história. Não percebo a razão pela qual não conseguiram, os argumentistas, dar mais atenção a certos detalhes. O 2º livro é tão "grande" como o primeiro e falharem em grande parte da história é muito mau. Dizes que eles não exploraram a aproximação de Bella a Jacob? E nem sequer dá para perceber a procura de adrenalina ou estado de perigo? Isso é realmente mau, porque verifica-se mais uma vez o fenómeno Harry Potter: só quem leu os livros é que percebe a história e, supostamente, qq pessoa deveria entender o assunto; faz-me lembrar os artigos científicos: nem todas as pessoas percebem de determinado tema, mas nós, que os escrevemos, temos a obrigação de explicar tudo a essas mesmas pessoas.
Como disse no post, é tudo passado muito a correr... não há espaço para pormenores que talvez fossem importantes para dar uma nova essência à acção.
1º a aproximação da Bella com o Jacob não é explorada da melhor forma. A sensação que tive foi que a Bella foi ter com ele e no momento seguinte já estava em cima da mota a "ver" o Edward.
A história até foi toda “metida” no filme, mas não nos transmite veracidade ou realismo, é um despejar de acontecimentos contínuo. Mais valia dividirem cada livro em 2 filmes, tal como vão fazer com o último livro do Harry Potter (já que o referiste!).
Mas por outro, talvez esta tenha sido somente a minha percepção. Quem não leu os livros poderá eventualmente ter apreciado o filme à sua maneira. Digo isto, porque nunca li Harry Potter e tenho gostado dos filmes, mesmo que metade da história eu não a saiba pelo facto do filme não a contar. ;)
Normalmente, um filme fica sempre aquém de um livro, não verdade?
Eu só vi o primeiro filme e não li nenhum dos livros, mas acho que quando se lê o livro é sempre difícil gostar do filme, pois é muito complicado fazer caber um livro num filme.
Espero ver este segundo filme... mas já não deve ser no cinema.
3 notas celestiais