sexta-feira, março 24, 2006

Gato Fedorento – a série Lopes da Silva


Nunca tinha tido o prazer de ver na TV o Gato Fedorento (TV Cabo é coisa que ainda não chegou a minha casa). Só conheci esta série de bom humor quando saiu o 1º DVD.
Fiquei super contente quando soube que a RTP ia começar a transmitir a nova série, os Lopes da Silva.
O 1º episódio desta série transmitido hoje foi, como sempre, de partir a rir. A começar assim, isto promete.

Aqui fica o historial do Gato Fedorento.

A história do Gato Fedorento começou em Abril de 2003, quando os quatro autores se juntaram para criar um blog (ainda activo, se bem que com actualização muito esporádica). Na hora de escolher o nome para o blog, decidiram dar o nome de uma música da série americana Friends, intitulada "Smelly Cat", gato fedorento em português. ( Só um aparte, eu sou super fã do Friends e nem sabia desta ligação; se a Phoebs soubesse que a sua canção sem piada, dou origem a 1ª série tão cheia de piada!!!)

Após algum tempo, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela foram convidados para fazerem sketches humorísticos no programa da SIC Radical "O Perfeito Anormal". Sketches como "Filme Indiano" e "Chupistas" ficaram rapidamente conhecidos.
Isto levou Francisco Penim, director da SIC Radical, a propor-lhes um programa independente. A estes dois juntaram-se Tiago Dores e Miguel Góis, que já participavam no blog, tendo começado assim o programa.

Por altura do Natal de 2004 foi lançado um DVD com todos os sketches da Série Fonseca, que se tornou o nº1 no top nacional de DVD's.

Os quatro autores fizeram então espectáculos ao vivo nos quais representam alguns dos sketches mais famosos da série; foram realizados espectáculos no Teatro Tivoli (Lisboa), no Coliseu do Porto, e um pouco por todo o país, todos com casa cheia.
No dia 2 de Maio de 2005, teve início a nova série do gato fedorento, denominada Série Barbosa.

Também em Maio, saiu pela editora Cotovia o livro "Gato Fedorento: o blog", onde se recolhe grande parte dos 'posts' do blog original.
No final do verão de 2005 o quarteto fedorento abandona a SIC por desavenças com a direcção da SIC generalista, após a exibição de alguns programas da série Meireles sem a sua autorização.

Em Novembro de 2005 foi lançado um 2º DVD, contendo todos os sketches da série Meireles.

Em Dezembro de 2005 a equipa do Gato Fedorento assinou um contrato de dois anos com a RTP.

in Wikipedia


Alguns dos sketches mais famosos:
· O homem a quem parece que aconteceu não sei o quê
· O papel. Qual papel?
· Um quilinho de kunami
· Lusco-fusco
· O que tu queres sei eu
· O homem que não consegue manter uma distância socialmente aceitável
· Por Sr. Victor

2 notas celestiais

brain-mixer disse...

Eu vi a estreia na sexta!!!! Desta vez têm produção à altura ;)

Eles que continuem com o bom trabalho.

The Star disse...

É verdade, acho que estão cada vez melhor. Mesmo o que tenho visto pelos DVD's que já editaram, sou da opinião que melhoram a cada um que editam.
Estou viciada. :P

2 notas celestiais