Eu já sabia que tentar ver um filme num outro canal qualquer, na noite dos Óscares, ia ser sinónimo que ter de o interromper a meio, já que por volta da meia noite o Countdown começou e o espectáculo que é a chegada dos actores ao Red Carpete foi mais forte, e tive de interromper o filme. O que vale é o vídeo. Antes dos Óscares a RTP transmitiu o filme belíssimo Possession (Possessão), com a excelente interpretação da minha querida Gwyneth Paltrow.
Gosto imenso desta actriz, irradia beleza e simpatia por todos os poros. Acho que qualquer dia me esqueço que é californiana, uma vez que já perdi a conta ao número de filmes que a ouço com um sotaque “very british”. :D
É um filme que se lê e vê muito bem, digo isto, porque é uma história de amor e de poesia, em parte passada no século XIX. O quão forte pode ser o amor entre 2 pessoas que não se podem amar na sua plenitude, mas que a poesia aproxima. Em paralelo, na época actual, um casal investiga esta história de amor que até à data, nunca fora descoberta. Esta investigação aproxima-os de uma forma que eles não podiam esperar.
É notável a química existente entre os 2 casais, o casal da época vitoriano interpretado por Jeremy Northam e Jennifer Ehle, e o casal da época actual, constituído por Gwyneth Paltrow e Aaron Eckhart.
Este último actor só o conhecia do filme A Detonação (The Core), mas acho que vou estar mais atenta à sua carreira. Tem um grande carisma, um rosto muito expressivo e simpático.
Ficha Técnica
Título Original: Possession
Realizador: Neil LaBute
Descrição: No meio de uma investigação académica desenvolvida em Inglaterra, o americano Roland Michell descobre cartas secretas escritas por Randolph Henry Ash, um importante poeta da Inglaterra vitoriana, a Christabel La Motte, uma poetisa pouco divulgada. Com a progressão das suas buscas, já então com a colaboração de uma investigadora local, Maud Bailey, torna-se evidente a relação adúltera que o conhecido poeta mantivera com La Motte. Entretanto, com o adensar do romance entre os poetas – cujos contornos mais dramáticos o filme segue à época em conjugação com imagens do presente – também a relação entre Roland e Maud ganha contornos de ardor e paixão. Entretanto, um negociante de arte pouco escrupuloso pretende apoderar-se por vias pouco ortodoxas, e ainda menos leais, da importante descoberta. Este filme baseia-se na obra homónima escrita por A. S. Byatt, vencedora no início dos anos noventa do importante prémio Booker Prize para ficção.
Actores: Gwyneth Paltrow, Aaron Eckhart, Jeremy Northam, Jennifer Ehle, Toby Stephens
Género: Romance, drama
Ano de Lançamento: 2002
Duração: 102 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7,5
Sem notas celestiais
Sem notas celestiais