segunda-feira, março 06, 2006

Possession antes da noite dos Óscares


Eu já sabia que tentar ver um filme num outro canal qualquer, na noite dos Óscares, ia ser sinónimo que ter de o interromper a meio, já que por volta da meia noite o Countdown começou e o espectáculo que é a chegada dos actores ao Red Carpete foi mais forte, e tive de interromper o filme. O que vale é o vídeo. Antes dos Óscares a RTP transmitiu o filme belíssimo Possession (Possessão), com a excelente interpretação da minha querida Gwyneth Paltrow.
Gosto imenso desta actriz, irradia beleza e simpatia por todos os poros. Acho que qualquer dia me esqueço que é californiana, uma vez que já perdi a conta ao número de filmes que a ouço com um sotaque “very british”. :D
É um filme que se lê e vê muito bem, digo isto, porque é uma história de amor e de poesia, em parte passada no século XIX. O quão forte pode ser o amor entre 2 pessoas que não se podem amar na sua plenitude, mas que a poesia aproxima. Em paralelo, na época actual, um casal investiga esta história de amor que até à data, nunca fora descoberta. Esta investigação aproxima-os de uma forma que eles não podiam esperar.
É notável a química existente entre os 2 casais, o casal da época vitoriano interpretado por Jeremy Northam e Jennifer Ehle, e o casal da época actual, constituído por Gwyneth Paltrow e Aaron Eckhart.
Este último actor só o conhecia do filme A Detonação (The Core), mas acho que vou estar mais atenta à sua carreira. Tem um grande carisma, um rosto muito expressivo e simpático.

Ficha Técnica
Título Original: Possession
Realizador: Neil LaBute
Descrição: No meio de uma investigação académica desenvolvida em Inglaterra, o americano Roland Michell descobre cartas secretas escritas por Randolph Henry Ash, um importante poeta da Inglaterra vitoriana, a Christabel La Motte, uma poetisa pouco divulgada. Com a progressão das suas buscas, já então com a colaboração de uma investigadora local, Maud Bailey, torna-se evidente a relação adúltera que o conhecido poeta mantivera com La Motte. Entretanto, com o adensar do romance entre os poetas – cujos contornos mais dramáticos o filme segue à época em conjugação com imagens do presente – também a relação entre Roland e Maud ganha contornos de ardor e paixão. Entretanto, um negociante de arte pouco escrupuloso pretende apoderar-se por vias pouco ortodoxas, e ainda menos leais, da importante descoberta. Este filme baseia-se na obra homónima escrita por A. S. Byatt, vencedora no início dos anos noventa do importante prémio Booker Prize para ficção.
Actores: Gwyneth Paltrow, Aaron Eckhart, Jeremy Northam, Jennifer Ehle, Toby Stephens
Género: Romance, drama
Ano de Lançamento: 2002
Duração: 102 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7,5

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais