sábado, março 04, 2006

Colisão o filme do ano?


Hoje, finalmente, consegui ver mais um filme nomeado para os Óscares, Colisão. Estava a ver que não o conseguia ver antes da cerimónia de entrega. Eu estou já em contagem decrescente para amanhã ver em directo e em 1ª mão o espectáculo do ano. Desde que comecei a trabalhar há 5 anos, nunca mais consegui assistir à cerimónia em directo, mas este ano, por coincidência, estou de férias e vou VER.
Já fiz as minhas escolhas, e apostas, mas entre aquilo que eu penso e o que a Academia vai escolher vai uma grande diferença. :D
Voltando ao filme sensação. Nem sabia muito bem qual o tema do filme. Sabia que era algo muito psicológico, de diálogos carregados de emoção, mas pouco mais do que isso.
O começa com uma metáfora de Don Cheadle e que em parte resume todo o enredo: a cidade de L.A. é tão grande que quando nos sentimos só temos de colidir uns nos outros para saber que existimos. A partir daqui o filme vai-se desenrolando numa série de acontecimentos, todos eles encadeados.
São abordados os problemas bem reais do racismo existentes em toda a América. É um tema muito bem explorado, não existindo rodeios nem subterfúgios. É um filme que está cheio de sequências caracterizadas pela tensão dramática imprimida pelos personagens, mas que, consegue ainda, ter um ou outro momento cheio de ternura e compaixão. Matt Dillon é um dos protagonistas destas cenas. Acho a sua nomeação para os Óscares mais do que justa.
Aliás, o elenco é formidável, cheio de grandes talentos e actores já consagrados.

Aqui fica uma amostra que o comprova:


Crash – Colisão

Ficha Técnica
Título Original:
Crash
Realizador: Paul Haggis
Descrição: Uma dona de casa e o marido advogado. Um persa que é dono de uma loja. Dois polícias que são também amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um mexicano serralheiro. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia-idade... Todos vivem em Los Angeles e, durante 36 horas, vão entrar em colisão. Depois do 11 de Setembro, "Colisão" olha de forma provocadora para as complexidades da tolerância racial na América contemporânea.
Actores: Matt Dillon, Don Cheadle, Jennifer Esposito, Sandra Bullock, Brendan Fraser
Género: Drama, Crime, Thriller
Ano de Lançamento: 2004
Duração: 100 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais