terça-feira, março 28, 2006

Mais um livro que recomendo


Esta semana terminei de ler mais um livro excelente, Qualquer Coisa de Bom da italiana Sveva Casati Modignani. É um romance muito bem conseguido.
É a história de uma rapariga muito humilde, amada e respeitada por todos, mas que não tem tido muita sorte pela vida fora. A única família que conheceu foi a mãe, mas desde a sua morte, teve um namoro falhado e perdeu o emprego. Agora é porteira no prédio onde vive uma família que vai mudar a sua vida para sempre.
Gosto muito da forma como a escritora conta as suas histórias. De uma forma muito simples, mas muito cativante. Já tinha lido o seu Baunilha e Chocolate e, tal como este, é um romance muito bom.




Aqui fica a sinopse do livro:

A leitura do testamento de Alessandra Pluda Cavalli vai provocar um tremendo choque ao seu marido, Franco, e aos seus três filhos. A parte mais substancial do património vai na verdade para Ludovica Magnasco, porteira do prédio em que vive a família Cavalli. Ludovica, a quem todos chamam Lula, sente-se igualmente perturbada por este legado, cujo significado não consegue alcançar. Lula, que tem tido a sua conta de adversidades, é amada e respeitada por todos os moradores do prédio graças à sua inteligência e bom carácter. Mas tal não é suficiente para explicar o que terá levado Alessandra a deixar-lhe aquela fortuna. Certamente que não foram as pequenas delicadezas com que por vezes Lula a agraciava, nem tão-pouco as confidências que trocavam. A explicação, que tem as suas raízes num segredo de família desde sempre guardado com zelo, afecta-a e perturba-a, mas não altera as suas convicções: o dinheiro só nos ajuda a viver melhor se o usarmos também para nos tornarmos úteis ao próximo. A indicar-lhe o caminho certo está agora o acaso, que cruza o seu destino com o do fascinante Guido Montini, um reputado veterinário dedicado a acções de voluntariado. Juntos formam um casal magnífico e têm a possibilidade de fazer algo de verdadeiramente bom...

Com este seu último romance, Sveva Casati Modignani presenteia os leitores com uma história em que os momentos dramáticos se alternam com momentos de humor subtil e passagens plenas de ternura e nostalgia, mas onde prevalece sobretudo uma sincera solidariedade para com quem nos rodeia e mais precisa de nós.


Entretanto já estou a devorar o último livro do meu autor favorito, À Primeira Vista do Nicholas Sparks. Só no dia em que o comecei a ler é que descobri que é a história é a continuação do último livro dele, Quem Ama Acredita. Como adorei o livro anterior, estou curiosa para saber o desenrolar da história.

Ficha Técnica
Título: Qualquer Coisa de Bom
Original: Qualcosa di Buono
Autor: Sveva Casati Modignani
Data de leitura: Fevereiro de 2006 e Março de 2006
Personagens: Alessandra Pluda Cavalli morre de repente e deixa em testamento grande parte do seu património a Ludovica Magnasco, Lula, a porteira do onde vivia. O caminho de Lula cruza-se com o de Guido Montini, um veterinário bem parecido e muito cobiçado.
Género: Romance
Classificação (de 0 a 10): 7

1 nota celestial

João Silva disse...

vou apontar o titulo, quando não souber o que comprar...já tenho uma opção!
Já agora: Os ultimos que li, felizmente adorei.
O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa.
Crónica dos bons malandros, de Mário Zambujal (eu sei que já é velhinho...mas é divertido, lê-se num instante...DELICIEM-SE!)

1 nota celestial