domingo, março 05, 2006

O Tim Burton continua a surpreender


Este fim-de-semana foi dedicado ao cinema, ou hoje não fosse a grande noite dos Óscares.
Hoje consegui ver mais um filme nomeado, Corpse Bride, A Noiva Cadáver.
O Tim Burton é um dos meus realizadores favoritos, por isso eu sou suspeita, quando digo que adorei este filme de animação. Não tive oportunidade de ver o Estranho Mundo de Jack, também do Tim, porque sempre achei que era um filme estranho demais, e estava um pouco na expectativa quanto a este também. Por isso, surpreendeu-me pela positiva.
É inteiramente filmado em animação stop-motion, técnica em que as marionetas são movimentadas frame a frame (um dia de trabalho poderá equivaler a qualquer coisa como 2 segundos de filme). Desde os meus tempos de faculdade, em que num semestre tive uma cadeira de Computação Gráfica e Multimédia, fiquei apaixonada por tudo o que tenha a ver com animação, digitalizada, ou por modelos reais (que é o caso). A Noiva Cadáver indroduz algumas inovações a este técnica de animação, uma vez que são utilizadas marionetas construídas de raiz com uma média de 40cm de altura quando o normal ronda os 10cm, isto obriga a um maior rigor ao nível do detalhe, sofisticação de articulações e elementos de expressão.
É uma história onde abunda o humor negro, onde os mortos se divertem mais que os vivos. Existe uma passagem em que a noiva cadáver confronta Victor: "Eu sei. É por causa do meu olho que não gostas de mim, não é?”. E esta é só um exemplo…
Resumindo, é um lindo conto de fadas, cheio de humor, muito enternecedor, onde nos é dado a conhecer um novo mundo do além, onde o amor triunfa sobre todos os obstáculos.
Sem dúvida vai ganhar o Óscar de Melhor Animação.

Eu disse que era suspeita, ao falar dos filmes de Tim Burton. Agora abriu-me o apetite para ver o Estranho Mundo de Jack.








Corpse Bride - A Noiva Cadácver


Ficha Técnica
Título Original: Corpse Bride
Realizador: Tim Burton, Mike Johnson
Descrição: Numa pequena vila vitoriana, reprimida e melancólica, no século XIX, prepara-se o casamento de dois jovens tímidos que ainda nem se conhecem. Victor (voz de Johnny Depp) é filho de Nell e William Dort, um casal que enriqueceu com a indústria das conservas de peixe e aspira a ascender, apesar da sua falta de classe, à alta sociedade. Victoria (voz de Emily Watson) é filha de Mandeline e Finis Everglot, aristocratas de boas famílias, cheios de classe, bom nome e posição social, mas sem um tusto. Para contentar ambos os casais, os Dort e os Everglot resolvem casar Victor e Victoria. E apesar da timidez e contra todas as expectativas, Victor e Victoria apaixonam-se. Mas no ensaio do casamento, Victor atrapalha-se durante os votos e o padre manda-o decorar o texto. Victor embrenha-se então na floresta enquanto vai ensaiando os votos e quando já sabe tudo de cor enfia a aliança numa raiz de árvore. É então que uma bela noiva cadáver (voz de Helena Bonham-Carter) assassinada surge da terra para reclamar o seu noivo e arrasta Victor para a Terra dos Mortos. No entanto, apesar dos mortos serem bem mais divertidos e animados que os vivos, Victor só pensa em fugir da Terra dos Mortos e voltar para os braços da sua noiva Victoria. Depois de nos ter posto a todos a cantar com os Oompa-Loompas em "Charlie e a Fábrica de Chocolate", Tim Burton volta à animação com esta "Noiva Cadáver" (quem não se lembra de "O Estranho Mundo de Jack" que já encantara outros Natais?).
Actores: Johnny Depp (Voz), Helena Bonham Carter (Voz), Emily Watson (Voz), Christopher Lee (Voz)
Género: Animação, comédia
Ano de Lançamento: 2005
Duração: 76 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais