domingo, dezembro 10, 2006

Exposição Star Wars


Desde há 2 fins-de-semana que estava para ir ver a exposição Star Wars que está patente no Museu da Electricidade, em Belém. O pior é que o tempo de lá para cá ainda não tinha ajudado, mas ontem não me impediu de ir, finalmente, visitar a exposição.
Vale bem os 10€ que se paga pela entrada. Não façam é figuras tristes na bilheteira, como a figura que eu presenciei. Um homem saiu de lá a apregoar, em alto e bom som, que era um roubo o dinheiro que lhe estavam a pedir para poder ver a exposição, que era uma vergonha, que a cultura devia ser para todos, enfim… Ficam já avisados que são 10€, mas que para quem é fã ou gostou da saga, são bem empregues.
É muito engraçado ver como a maioria dos efeitos especiais que são usados nos filmes, tudo (ou a grande maioria) foi simulado com maquetas em ponto pequeno: os cenários, os personagens, as naves… Tudo teve uma origem em miniatura. Os desenhos originais de batalhas, das armas usadas, do guarda-roupa, a caracterização de cada uma das personagens, tudo ali se encontra exposto, acompanhado com os sons característicos dos 6 filmes.
Depois tudo isto está muito bem acomodado, mesmo no meio do museu da electricidade, que também temos a oportunidade de visitar a par com a exposição principal que ali me levou. Foi muito giro visitar o interior de uma fornalha, ver como era tratado o carvão e o seu transporte.
Mas a exposição nem estaria completa se não visse personagens como o Mestre Yoda, o peludo Chewbacca, C-3PO, R2-D2 ou o grandioso Darth Vader.
Por ser tudo num ambiente um pouco escuro (o que confere uma atmosfera mais próxima do filme), as fotos ficaram algo escuras ou desfocadas (nada que o uma boa manipulação digital não consiga resolver!!!). Mas não são elas que nos transmitem a sensação de estarmos dentro do filme, o melhor é mesmo ir ver com os próprios olhos e sentir que as pessoas que ali vão são realmente fãs da saga. Encontrei 2 pessoas que traziam malas em forma de cabeças do Darth Maul e do Darth Vader. Spooky!!!
Ainda estive a assistir a um documentário do Making Of e dos efeitos especiais utilizados ao longo das 2 trilogias. Muito interessante.
Não é que tenha sido sempre uma admiradora da saga, o último filme foi o que me marcou e valeu por todos os outros que pouca importância lhes tinha dado. Acreditem ou não, só depois de ver o 3º episódio do Star Wars é que voltei a ver os episódios seguintes e olhei para o Darth Vader como o herói e não como o vilão que sempre me tinha sido apresentado. Voltei a ver os episódios dos finais dos anos 70, e vi como quem os vê pela 1ª vez, já que pouco sabia da história. Conhecia os personagens, mas a sua relação, a história por trás de tudo era-me completamente desconhecida. Posso dizer que a história de amor entre o Anakin Skywalker e a Padmé Amidala é que me fizeram gostar de TODA a saga, o Hayden Christensen, o Ewan McGregor e a Natalie Portman, também, foram uma grande ajuda (são todos os queridos). Fiquei a gostar imenso deles, dos 2 últimos já tinha tido provas que eram excelentes actores, o Hayden foi uma boa surpresa. Não gostei muito do seu papel no 2º episódio da saga, mas melhorou bastante no último filme.
No outro dia dei por mim a pensar que acho o Wentworth Miller, o Michael Scofield do Prison Break, muito parecido com o Hayden Christensen. É certo que o Went é muito mais giro que o Hayden, mas o olhar de ambos é muito parecido, é um olhar muito misterioso e sedutor. Sabem, aquele olhar que o Anakin tinha logo após se passar para o Lado Negro da Força? É o mesmo olhar que o Michael lança aos seus companheiros de prisão quando está a tramar alguma das suas.
Pronto chega de paleio. Vou é publicar algumas das fotos da exposição.


7 notas celestiais

Pedro242 disse...

Ainda não fui ver, andava como tu, sempre a adiar, e até já me tinha um pouco esquecido disso, mas ainda bem que me relembras-te da exposição. Obrigado. :)

Eu sou fã do star wars, comprei inclusivamente os 3 últimos filmes, mas como tenho até 14 de janeiro, em principio só vou para o ano.

Havia coisas interessantes para comprar ?

Tem igualmente uma boa semana.
Bjs

Šaяa disse...

Eu já quero ir ver desde que soube :) ainda nao tive tempo...
Vou tentar ir no próximo fds!! :)

Ai ai ai o hayden christensen tão lindo até com os olhos vermelhos! lol
Eu já gostava dele desde aquela série que dava na tv com uns miúdos problemáticos que tavam numa instituição que os acolhia numa montanha, nunca viste?? Adorava ver essa serie por causa dele.
Beijinhos!

Šaяa disse...

Bem... se calhar não vou ainda... lembrei-me que nao tenho maquina fotografica... :(

The Star disse...

pedro, na exposição eu compraria um sabre de lazer, os fatos de Jedi e do Darth Vader, se estivessem à venda, mas não estão!! :p
Têm lá um balcão de venda, mas só vi bonecos e t-shirts. Como não ia com intenção de comprar nada, não reparei muito bem.
Até dia 14 ainda tens muito tempo para ir.

sara, eu também desde que começou a exposição que estava para lá ir, mas ia sempre adiando e quando queria ir o tempo não ajudava. Este fds teve mesmo de ser.
Quanto ao Hayden, só o conheci no episódio II da saga, e confesso que nesse filme, não o achei nada de especial. Mas no episódio III, aquele cabelo comprido e aquele olhar sinistro, tão místico, derreti-me toda.
Não sei que série estás a falar, mas fiquei muito curiosa, fiquei pois.
Se tiveres oportunidade, vê o Prison Break, o Wentworth Miller, também, é muiiiiiiiiiiiiiiiiiito giro.
Quanto à máquina fotográfica, é que mais chato. :s

Gostaram das minhas fotos? Algumas ficaram muito giras!!!

Beijinhos aos 2.

Šaяa disse...

A serie chamava-se "Higher Ground" :)
As tuas fotos estão muito fixes, tem algumas mesmo giras :) pode-se tirar fotos a vontade lá na exposicao?
Beijinhos

Satri disse...

Arõ, miuda
A expo deve ser muito à frente, ou muito atrás. É que o 1º filme da saga, é da minha idade (getting old, but still young)lol.
Bom e ao ver este post pensei em postar algo sobre musica e de acordo com o post.

Hope you enjoy

http://www.youtube.com/watch?v=9ElTmm7dFY0

PS: Chewbacca FTW (For The Win) :)

Jokas

The Star disse...

Nunca vi essa série, sara, mas parece-me fixe. O Hayden está mais novinho, e loiro, mas é como tu dizias, está muito giro. ;)
Deu por cá quando? Deve ter sido num canal por cabo, porque não me lembro mesmo.
Tenho de arranjar outra série para ver. É que estou quase a acabar o Prison Break e a seguir não sei muito bem o que ver. Tens alguma sugestão?
Talvez comece a ver o Higher Ground.
Quanto às fotos. Podes tirar as que quiseres na exposição. Aliás, eu tirei muitas mais do que as que publiquei, mas estas foram as que ficaram melhor.

Olá, satri, tás bom? Olha, fartei-me de rir com o vídeo. O Gnarls Barkley a fazer de Darth Vader? Não está muito longe da verdade, já que quem faz a voz do vilão é o James Earl Jones, eheheheh!!!
A nossa faixa de idade é a mesma, pelo que o 1º filme tem a nossa idade. Já estou como tu, começo-me a sentir velha, mas ao mesmo tempo não me sinto com a idade que tenho. Os filmes são tão velhinhos, que só depois de ver a última trilogia que saiu é que voltei a ver a anterior, e percebi a história. :p

Beijinhos aos 2 ginastas.

7 notas celestiais