terça-feira, dezembro 12, 2006

Entre Mafra e a Ericeira


Viram o dia de Domingo? Sol, muito sol. Tudo aquilo que eu desejei ao longo das minhas 2 semanas de férias, no Domingo realizou-se, um dia de Primavera, apesar do frio. Já foi no fim das férias, até parece de propósito… mas mais vale tarde do que nunca.
Aproveitei para dar um passeio, daqueles que eu adoro.
Passei em Mafra. Já lá não ia há algum tempo. Fui ao Convento de Mafra. Porque ir a Mafra e não ver o convento, para mim, não é ir realmente a Mafra.
Desde que o convento foi limpo (está de cara lavada) ainda não o tinha fotografado.
Adoro mesmo aquele monumento. É tão imponente!!! Depois é muito trabalhado. Tem cada pormenor, cada relevo.
Comecei a ficar fascinada pelo convento quando li o Memorial do Convento do Saramago. Li-o há muitos anos, pela minha adolescência, e desde aí, que dou imenso valor ao trabalho dispendido para edificar um monumento daqueles. Lembro-me que o livro foi um pouco maçudo de ler, mas a história da Passarola e do significado da construção do convento, ainda hoje me recordo. E no geral gostei de ler o livro, porque retratou aquela época. Foi mais um livro que me ajudou a perceber um pouco mais da nossa história.
Deixando Mafra para trás, fui directa ao Sobreiro. Adoro aquele mundo pequenino!!! Os bonequinhos que mexem, as casinhas típicas, o castelo em miniatura, e claro, o pão com chouriço acabado de sair do forno a lenha. Uma voltinha pela loja de olaria do mestre José Franco e estava a visita terminada.
Chegada à Ericeira, foi estacar em frente ao mar. Uma vista panorâmica espantosa, e por incrível que pareça, nem estava frio. O sol aquecia o ambiente. Lá ao fundo, viam-se as escarpas com neblina a sobrevoá-las. Uma visão do paraíso. Do lado oposto, o hotel reconstruído que dá um toque de requinte à panorâmica. E mesmo à minha frente, o mar em todo o seu esplendor, onde era reflectido um sol radioso, que há dias se escondia por detrás das nuvens.
Fiquei por ali algum tempo, a absorver toda aquela beleza. Pensei diversas vezes, como gostava de ter uma casa com vista para o mar. Todos os dias poder contemplar aquela imensidão de água, poder sentir o cheiro da maresia e cheiro da água salgada. Vale morar no litoral, e poder tirar partido destes passeios à beira-mar, caso contrário, sentiria imensa falta do azul do oceano.
Aqui fica a prova de fotográfica de que foi um passeio muito agradável.

15 notas celestiais

Šaяa disse...

Muito giras as fotos, tambem já tirei umas ai nesse lugar das tuas ultimas :) ficam muito fixes

Pedro242 disse...

pelos vistos foi um passeio com tudo o que é bom, sol, mar, história, excelentes fotos e boa disposição, ou seja, uma tarde muito bem passada :)

as fotos estão muito boas, aliás tal como as do star wars, ando cheio de inveja.:P

bjs

The Star disse...

É um miradouro em que se tem uma vista impressionante, não é sara?
Depois existe um caminho pedestre, que dá para passear tendo o mar como companhia lá em baixo. É um local muito agradável. Depois de tantos dias de chuva, é sempre relaxante um passeio à beira-mar.

É verdade, pedro, foi um passeio que teve lugar para tudo. E depois ainda resultaram umas fotos muito catitas, para a posterioridade.
Diz-me lá, andas com inveja de quê? Dos meus passeios? Então estás à espera de quê? Faz-te à estrada (não do espaço!!!) e depois partilha, também, as tuas fotos aqui com a malta.

Beijinhos.

Satri disse...

OMG....
Que nostalgia me fizeste ter agora...

Convento:
Conheço-o de outras perspectivas, isto é, à uns anos atrás (muitos mm) quando andava em Deporto (area A), houve o 1º trofeu nacional de Aventura de Desporto escolar em que foi feito entre o convento, a tapada de mafra e o CMEFD (centro militar de educação fisica e desporto), as partes passadas no convento foram as mais radicais. Desde Slide da torre direita para o chão, travessia entre as duas torres dos sinos, travessia de peito sobre uma corda de uma torre a outra (por cima do jardim interior). Ou seja conechi o convento todo, por cima. A vista sobre Mafra é muito gira (ou era).

Sobreiro:
Lembro-me dos meus pais me levarem lá, quase à 20 anos e da pequena cidade que um homem tinha feito, com os bonequinhos, as noras de água, tudo em movimentos. Mais parecia algo tirado dos contos dos strumfs (lol). É de louvar o santo homem, pela paciencia de manter esse lugar ao longo destes anos todos :)

Ericeira:
Boa praia (dasss agua gelada), boas tostas do tamanho do mundo e muito boa mariscada :P
Miradouro muito propicio para o por do sol (ehehehe)

Thx pelos momentos que me fizeste relembrar

PS: Ginástica - dia 16 Monte Abraão 20:00 - A grande desgraça

Jocas Grandes

The Star disse...

Ó Satri, tu és muita radical, tá-se?!?!? :p
Não sabia que o convento de Mafra era palco para actividades cheias de adrenalina.
É impressionante o que a nossa mente nos pode fazer. Umas simples fotos transportaram-te a muitos anos atrás, e trouxeram-te recordações muito fixes.
Sempre foste um desportista, 1º estiveste em Desporto, agora és ginasta. O que andas a fazer pelo mundo da informática? ;)
Espero que a vossa apresentação no Sábado, não seja a grande desgraça, mas sim um grande sucesso, porque vocês merecem (nem que seja só pelo espírito de equipa!!) ;)
Beijoquinhas.

Šaяa disse...

Ui ui ai ai... que tá lindo aquilo tá... com mais um mes ou dois de treino até ia lá... mas agora... uii uiii...

Satri disse...

Lolololol

Eu sempre fui ginasta (ou tentei ser-lo, cof, cof), desde a preparatoria.
fazia ginástica no nucleo de desporto escolar, de pois fui para os bombeiros do Cacém. Entrei em Desporto na Ferreira e aí sim fiz-me (modestia à parte) um excelente ginásta (graças às condições da escola e aso meus profs), não federado. Depois para complementar fui para a Especial de Homens do Queluz, onde aprendi muito à cerca de ginástica de grupo.

A informatica entra no meio devido a não ter conseguido entrar na FMH, nem no FCDEF em Coimbra. Comecei a trabalhar para ganhar algum e me manter ocupado enquanto fazia melhoria de nota à noite. E cá fiquei na empresa onde estou à 10 anos :).

Relaticamente a Sábado, há-de correr pelo melhor, mas não vai ser pelo espirito de equipa....
Vai ser pelo sacrifio que alguns (poucos) fazem em prol da classe, na medida em que outros se estão a borrifar. Mas isso já são outras historias :(

Vai postando mais fotos das tuas viagens, ao menos como não tenho tempo para as fazer, vou viajando à pendura das fotos dos outros :)

Jocaaaas

The Star disse...

Sara e Satri, como é? Correu-vos bem a apresentação?
Estou curiosa para saber como se saíram, já que estavam os 2 algo pessimistas.
Tenho a certeza que foi melhor do que vocês esperavam!!! :D

Satri disse...

O ninguém se ter lesionado, em esquema, já foi muito bom.
Tirando isso, para mim, o esquema foi uma boa ...... :S.
Melhores exibições virão (ou não), depende um pouco de cada um e do seu empenho.

Beijooosss

The Star disse...

Vais ver que com mais algum treino tudo melhorará.
Mas é como tu dizes, têm de se empenhar todos, já que é tudo uma questão de trabalho em equipa.
Beijinhos.

Šaяa disse...

Vá vá!! Tambem nao sejas assim!! As opinioes não foram negativas e a nossa parte até foi fixe :) Podia sempre ser melhor... mas fizemos tudo, não caí (o que é o importante) já é bem bom... certo?? :)

Pronto... o conjunto é como eu digo... mais um mes ou dois de treino e a coisa vai lá!

The Star disse...

Tenho a certeza que todos se divertiram, e isso também é muito importante.
Melhores exibições estarão para vir. ;)

João Silva disse...

bela passeata! ;) é uma bela zona sem dúvida. quase tão bonita como a minha! eheh

The Star disse...

Se a tua zona é mais bonita ou não, não sei, mas que a Ericeira é um pedacinho do Paraíso, isso eu sei que é!

Anónimo disse...

cara amiga,deixe que lhe diga em opinião muito própria,que a ERICEIRA é mesmo o paraiso na Terra.é sem sombra de dúvida a melhor terra do mundo,onde o mar é mais azul.com as suas palavras até as lágrimas me vieram aos olhos de tão enternecido que fiquei com as suas lindas palavras.DEUS a abençõe por gostar tanto da ERICEIRA quanto Eu amo essa terra maravilhosa,e já agora deixe que lhe diga que a casa fotografada em cima da falésia em frente ao hotel vila galé,se chama casa do ribote e é a minha casa de sonho na ERICEIRA.terreno esse orçamentado hoje em dia em cerca de 5 milhões de euros,cerca de 1 milhão de contos.é o sitio mais bonito para ter lá uma casa junto ao oceano mais azul,sempre ali á nossa frente,sempre ali na bela e minha e nossa amada ERICEIRA.bem haja.Saudações cordiais.Atentamente,Pedro Raposo,Lousa,Loures,Portugal

15 notas celestiais