sábado, dezembro 09, 2006

O Codex 632


No outro dia terminei mais um livro, o Codex 632 do José Rodrigues dos Santos. É um excelente livro e recomenda-se.
Não tenho por hábito ler autores portugueses, mas tudo o que tenho lido é de excelente qualidade, e acho que vou começar a procurar mais a nossa literatura.
Este livro foi muito enriquecedor, já que me influenciou de alguma forma. Fiquei a conhecer um pouco mais da nossa história, coisa que na escola não era o meu forte, deu-me a conhecer alguns lugares em Portugal que eu desconhecia. O livro levou-me, por exemplo, à Quinta da Regaleira a qual só conhecia de relatos ou fotografias, fez-me recordar os meus passeios a Belém, e à sua Torre, e fiquei ainda com muita vontade de voltar a visitar o Castelo de S. Jorge ou de ir tomar um cafezinho ao Nicola. Começo a adorar ler um livro e conhecer os lugares que aí são referidos, para depois os conhecer.
O Codex tem uma narrativa variada, tão depressa relata a nossa história, os descobrimentos, a linguística…, como depressa se torna num romance algo ardente. Depois tem as passagens do personagem principal por algumas cidades belíssimas, e tem a história ternurenta de uma menina muito especial e tem um final muito… Eheh, não vou revelar, vão ter de ler o livro para saberem aquilo que eu queria dizer.
Entretanto, já devorei mais 2 livros, Esta Noite Contigo da Joana Miranda (um livro muito soft, de leitura muito agradável e com um final muito interessante) e Juntos ao Luar do Nicholas Sparks (que é sempre igual a si próprio, um romance que relata o amor altruísta). Este ano já é o 2º livro do Nicholas que é publicado. Querem-me levar à falência, só pode…
Entretanto já comecei mais outro, Solteira e Escandalosamente Feliz de Patrizia Gucci, que pelo andar da carruagem depressa "marcha"!! :p

6 notas celestiais

Margarida disse...

lê o Equador, do Miguel Sousa Tavares. gostei muito e deu-me vontade de conhecer aquele canto de mundo e conhecer tb mais da nossa história que, tal como tu, nunca foi o que me fascinou na escola :)

beijinhos e bom domingo.
hoje está um dia lindo :)

The Star disse...

Margarida, já li o Equador, e ameiiii. Deve ser o meu livro favorito de um autor português. Também fiquei com imensa vontade de visitar São Tomé. E o melhor de tudo é que tenho um convite para ir visitar esse paraíso, ainda não consegui foi conciliar as minhas férias de forma a conseguir passar uns dias por lá.

É verdade, finalmente, esteve um dia maravilhoso. Fui dar uma volta por Mafra e pela Ericeira. Depois publico mais umas fotos lindas tiradas à beira-mar. Soube-me tão bem, estar por aquelas paragens, depois de tantos dias de chuva intensa.
Espero que, também, tenhas aproveitado bem o sol que se fez sentir.

Beijinhos grandes, e boa semana.

Anónimo disse...

Li o "Codex 632" há cerca de 1 ano ... na sequência dos livros que tinha lido do Dan Brown e achei-o bastante interessante.

Ainda não tive oportunidade de ler o "Equador", mas já ouvi TANTA gente a falar bem do livro que qualquer dia pego nele.

Hoje estive a olhar para um livro chamado "Para a minha irmã" e fiquei com vontade de o ler ... Já alguém o leu?

The Star disse...

Sim, sónia, vale a pena ler o Equador. É mesmo muito bom o livro.
Quanto ao que tu referes, nem sei quem é o autor. Sabes qual é a história?

Anónimo disse...

Sei que a autora se chama Jodi Pichoult e no resumo a história é descrita desta forma:

"Anna não está doente, mas bem poderia estar. Aos treze anos e idade já passou por várias operações, transfusões e injecções para ajudar a irmã, Kate, que sofre de leucemia. Anna nasceu com esta finalidade, disseram-lhe os pais, e é por isso que eles a amam ainda mais. Mas agora ela não pode deixar de se questionar sobre como seria a vida dela se não estivesse presa à irmã... e toma uma decisão que, para a maioria das pessoas da sua idade, seria quase impossível".

The Star disse...

Bemmm, deve ser muito intenso emocionalmente. Parece ser uma história muito interessante, que sai fora do normal que eu leio.
É um livro a reter, quando tiver oportunidade, vou dar-lhe uma vista de olhos.
Mas tenho tantos livros em lista de espera!!! :O

6 notas celestiais