sexta-feira, dezembro 26, 2008

Twilight (Crepúsculo)


A 1ª coisa que me veio à cabeça quando vi o trailer do filme Twilight, foi que não queria vê-lo. Vampiros?!?! Não! Sempre odiei histórias de vampiros, desde os tempos de criança. Não é que me assuste ou me provoque medo, simplesmente nunca simpatizei com as histórias lendárias do Conde Drácula ou de vampiros, pelo menos até à altura em que vi o Twilight.
Mas o grande hype que se gerou em torno do filme, despertou-me curiosidade e alguma expectativa. Todos os meus amigos falavam do filme e aparentemente só eu ainda não o tinha visto, isto estando o filme nem há uma semana em cartaz.
Os actores eram para mim desconhecidos (pensava eu!), a história uma completa surpresa, apenas me diziam que era uma história de amor. Era isto o que eu sabia do filme.
Então esta é a história, muito resumida: Uma adolescente, (Isa)Bella (Kristen Stewart), muda-se para uma cidade do interior chamada Forks, onde o frio, nevoeiro e principalmente a chuva abunda, para morar em casa do pai, com que tem passado muito pouco tempo. Menina nova, numa cidade pequena, onde todos se conhecem, ela começa por ser o centro das atenções, até na escola. Aí vai conhecendo os colegas, até que fica fascinada com um rapaz, Edward (Robert Pattinson), que lhe parece enigmático e diferente de todos os outros com os quais se possa ter cruzado. De início a sua relação de colegas de trabalho não é a melhor, pois Edward tem repentinas mudanças de humor. No entanto, a atracção que sentem um pelo outro é forte, e acabam por se apaixonar perdidamente. Mas Edward não é um rapaz qualquer. Dotado de uma força extraordinária e um faro apurado, está longe de ser o rapaz normal que Bella pensava ele ser.
O singular nesta história é que conta um amor improvável entre uma humana e um imortal vampiro, onde ela é uma tentação para um possível predador, mas cujo amor parece vencer. A propósito disso, existe uma passagem no filme que passo a citar:
Edward: And so the lion fell in love with the lamb.
Isabella: What a stupid lamb.
Edward: What a sick, masochistic lion.


Há diálogos que são fantásticos, do mais elementar que pode existir, mas que nos tocam verdadeiramente no coração.
As personagens da Bella e do Edward não podiam encaixar melhor em todo o ambiente, ou ter uma química maior. São perfeitos e estão perfeitos um para o outro. Toda a família de Edward (família de vampiros) tem uma envolvente extraordinária, não só pelo glamour mas também pelo carisma e química entre todos os elementos.
Como pode um filme tão simples, com um argumento tão banal ser tão cativante como este?
No final do filme, eu estava alucinada. Bem, se eu estava alucinada, o que dizer da Dina? ;)
Numa cena, onde o Edward toca ao piano para a Bella, existe uma música simplesmente fantástica, aliás toda a banda sonora é maravilhosa e aconselha-se. Vou deixar aqui Carter Burwell e a sua belíssima Bella's Lullaby.

Ficha Técnica
Título português: Crepúsculo
Título original: Twilight
Realizador: Catherine Hardwicke
Descrição: Bella Swan (Kristen Stewart) foi sempre um pouco diferente, nunca se preocupando em ser uma das miúdas com estilo da sua escola secundária em Phoenix. Quando a sua mãe volta a casar e Bella vai viver com o seu pai na chuvosa pequena cidade de Forks, Washington, ela não espera grandes mudanças. Então conhece o misterioso e fascinante Edward Cullen (Robert Pattinson), um rapaz diferente de todos os que já conhecera. Inteligente e divertido, ele vê a beleza interior de Bella. Rapidamente, Bella e Edward são levados por um apaixonado e decididamente pouco ortodoxo romance. Edward consegue correr mais rápido que um leão, consegue parar um carro em andamento com as suas próprias mãos e não envelhece desde 1918. Como todos os vampiros, ele é imortal. Mas não tem presas e não bebe sangue humano; Edward e a sua família são únicos entre os vampiros na sua opção de vida. Para Edward, Bella é tudo aquilo por que ele esperou durante 90 anos, uma alma gémea. Mas quanto mas próximos eles ficam, mais Edward tem de lutar para resistir ao apelo animal do seu cheiro, que o poderia transportar para um delírio incontrolável. Mas o que irão Edward e Bella fazer quando James (Cam Gigandet), Laurent (Edi Gathegi) e Victoria (Rachelle Lefevre), os Cullens, inimigos mortais dos vampiros, chegarem à cidade, à procura de Bella?
Actores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Nikki Reed, Sarah Clarke
Género: Romance, Fantástico
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 123 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 9


Carter Burwell e a sua belíssima Bella's Lullaby

4 notas celestiais

JPT disse...

Oi, Star. Se estou quase sempre de acordo com as tuas avaliações, não poderia, por uma questão de honestidade e justiça, dizer que estou em prefeito desacordo com esta... Odiei o filme, achei-o inconstante, repleto de detalhes absurdos e com prestações (principalmente do R. Pattinson) sofríveis. Lamento. (da multiplicidade de opiniões se faz a riqueza dos blogues, na verdade). Foi o pior filme que vi este ano, para ser honesto.

bjos

PS - podemos esperar aqui uma lista do teu melhor e pior de 2008?

Dina disse...

E não estava alucinada.... eu estava vampirizada, completamente do lado do mal, da escuridão....

Tanto que, após comprar o livro e o ler de uma assentada (só me levou duas noites), eis-me de volta à sala de cinema para ver o Crepusculo pela 2ª vez, deta vez com mais atenção aos pormenores e à lindissima banda sonora que uma "anja" teve o cuidado de me enviar!!

Não tenho palavras: o filme pode não ser o melhor de 2008 mas é com certeza um filme electrizante, que apaixona, nos faz vibrar e viver a paixão pelo sobrenatural e acreditar no verdadeiro amor.

HAPPY NEW YEAR 2009!!!

The Star disse...

JPT, ainda bem que existem opiniões divergentes, é delas que se formam grandes debates e de onde podemos aprender todos um pouco com as opiniões diversas. Agradeço-te a sinceridade, não podemos concordar sempre, não é?
Achei interessante o facto de referires a actuação do Robert como sofrível. Comecei agora a ler o livro, que ali a D. Dina que impeliu a fazê-lo, e é encantador ver como o filme conseguiu retratar aquilo que leio no livro. Lá está, cada cabeça sua sentença… Eu continuo a adorar este mundo da escritora Stephenie Meyer. ;)
Quanto à lista do melhor e pior de 2008, posso basear-me na que tu fizeste? Se assim for será mais fácil para mim.
Beijinhos para ti tb.

Dina, isso de estares do lado da escuridão não é novidade nenhuma, aliás és a nossa “escurinha” (remember?!?), para além de que eu própria adoro a escuridão (porque será?!?). Isso agora de “anja” não sei nada, só se for uma “anja negra”. :p
Como sabes, já comecei a ler o livro e tenho impelido muita força de vontade para não o devorar como tu o fizeste. Tenho sangue de Cullen, está visto!!!!
Faço minhas as tuas palavras, o filme é completamente apaixonante… viciante, diria mesmo. E a banda sonora… dá mesmo para viajar.
Espero que 2009 traga mais filmes destes e que mais uma vez possamos partilhá-los juntas.
Beijos enormes para ti.

JPT disse...

Claro que podes basear-te na minha lista, seria uma honra.
bjos

4 notas celestiais