sexta-feira, dezembro 26, 2008

Em Vila Real


Não pensei conseguir num só dia fazer tanta coisa. Foi um dia cansativo, mas muito produtivo.
Naquele Sábado chuvoso, nada agradável para se fazer uma viagem de mais de 400 kms, lá me fiz à estrada rumo a Vila Real, onde se iria realizar o casamento do meu primo.
Nunca tinha estado em Vila Real, aliás Trás-os-Montes era a única província portuguesa que ainda não tinha visitado. A viagem para cima foi muito desoladora, constantemente a chover e era quando não havia nevoeiro cerrado.
Tive alguma sorte, pois ao passar no vale do Douro o tempo aliviou um bocadinho e consegui contemplar a envolvente. Uma paisagem deslumbrante, fiquei completamente vidrada. Impressionante, ver o Douro lá em baixo e as terras verdejantes e as vinhas semeadas vales e montes fora.
Chegada a Vila Real, um frio descomunal e a chuva não dava sinais de querer abrandar, deparei-me com a quinta onde se iria realizar a cerimónia e o copo-d’água. Nessa altura, nem deu para contemplar a beleza da paisagem onde estava inserida a quinta, só mais tarde depois da chuva dar uma trégua, deu para verificar que estava num sítio alto, de onde conseguia avistar Vila Real lá em baixo.
O casamento foi muito simples, mas muito agradável. O almoço foi feito entre gargalhadas, disparates e muito convívio. Não é todos os dias que se junta alguma família, ainda nem todos tenham estado presentes.
Passou tudo a correr, especialmente porque estive pouco tempo, já que eram horas de me fazer novamente à estrada. À noite tinha outro compromisso…
A viagem de regresso foi mais calma, apesar do céu carregado, não choveu com tanta frequência e consegui constatar que a paisagem é realmente lindíssima.
No dia seguinte, fiquei a saber que mal saí de lá, começou a nevar. Se tivesse ficado para o dia seguinte, teria sido difícil o regresso, pois as estradas ficaram cobertas de neve.
No Verão quero lá voltar e aí sim, irei conhecer os cantos de Trás-os-Montes.
Aqui deixo umas fotos para posterioridade.


5 notas celestiais

GK disse...

Também nunca estive em Trás-os-Montes! Parece-me bem... :)

Ah! E 'bora lá tentar, então!!!

BOM ANO!!!

papiro disse...

Bem, miúda, vê-se que hoje não foste trabalhar :P a "melher" que não pára, que tem mais eventos sociais que o nosso Presidente da República, não consegue acompanhar em descrições e comentários aquilo que tem visto/vivido... E... espantem-se, porque isto não é nem metade do que tem feito, né?

Bem, vai descansar um bocadinho porque vêm aí mais eventos, mais disparates e risadas...

Já estava com saudades de te ler, de ler os teus comentários culturais...

Beijinhos.

JPT disse...

A minha terra é ou não é bonita? Bom, não é bem Vila Real, mas tb é em Trás os Montes... como te disse, a região merece uma visita com tempo. A gastronomia, as pessoas e as paisagens são condimentos para umas boas férias, acredita. Espero que tenhas ficado com água na boca...

bjos

The Star disse...

GK, do que vi de Trás-os-Montes, que foi pouco, também me pareceu muito bem. Começo a ter uma máxima e queria levá-la à risca. Antes de conhecer o mundo lá fora, quero muito conhecer os cantos à minha casa, ou seja, conhecer o que de melhor o meu país tem para me oferecer. Felizmente, que nos últimos tempos tenho conseguido conhecer locais novos e deslumbrantes neste nosso país tão pequeno, mas tão diverso.

Papiro, lá estás tu. Não é à toa que o ano de 2008 foi um dos meus melhores anos. Aqui está a prova, muitos eventos, muitos passeios, muitos disparates, muitas aventuras, muitas loucuras e felizmente que algumas delas foram partilhadas contigo.
Quem me havia de dizer? Mas é tão bom… simplesmente, viver!!!
Eu começo é a sentir saudades das nossas “doideiras”. ;)
Beijinhos, linda.

JPT, a tua terra é maravilhosa, daquilo que pude averiguar que, infelizmente, não foi muito. Não só fiquei com água na boca, como este Verão vou querer lá ir novamente para explorar tudo isso que me recomendares. Acho que te vou encomendar um roteiro. Alinhas? ;)
Beijinhos.

JPT disse...

Claro, é uma grande responsabilidade, mas será um prazer. Avisa quando o quiseres.

bjos

5 notas celestiais