segunda-feira, dezembro 08, 2008

Classificados ao vivo (round #2)


Desta vez foi na Aula Magna. Depois de ter visto uma pequena amostra do que os Classificados sabem fazer ao vivo, era chegada a vez de conferir tudo em escala alargada.
Não conhecia o espaço. Incrivelmente, nunca tinha entrado na Aula Magna, nem em tempos de estudante universitária. É um espaço amplo, com uma capacidade considerável e com uma acústica excelente. A sonoridade da Aula Magna coloca a do Pavilhão Atlântico e do Tivoli a um canto.
A sala estava-se a compor e à medida que ia enchendo eu estava mais expectante. Por causa de uma falha de luz, durante a tarde no recinto da Cidade Universitária, o concerto atrasou-se mais do que o previsto, o que tornava tudo ainda mais emocionante.
As luzes extinguem-se e eles apresentam-se em palco com a sua energia já característica. Tenho imensa pena de não ter fixado a setlist, mas sei que visitaram todos os singles onde a Rosa (do teu jeito de ser) foi uma das mais aclamadas e entoadas pelo público, a par com a Segredo Fechado. Tivemos a oportunidade de os ouvir tocar e cantar uma cover da Sétima Legião, Sete Mares. O público foi ao rubro com esta.
Eu nesta altura já estava mais do que impaciente na cadeira, queria-me levantar, bater palmas e dançar, mas o público ainda não me tinha feito a vontade. Lá mais para o meio do concerto o Serafim (o vocalista) incitou-os e o público respondeu prontamente.
É de louvar o envolvimento da banda com o público, já tinha sentido isso na sua apresentação no Fórum da Fnac, mas aí o espaço era muito aconchegante e parecia ser mais propício a essa proximidade. O que é facto é que mesmo num espaço à escala da Aula Magna, eles conseguem chegar muito próximo do público e fazer com que haja uma grande empatia entre ambos.
Em cima do palco, além deles estava um grupo de pessoas que tinham ganho o privilégio de ver o concerto ali tão perto da banda, no entanto, aquele não era o melhor lugar, pois passaram o tempo inteiro nas costas da banda. O Serafim até lhes pediu desculpa por tal!
A música foi ainda assistida por um quarteto de cordas que os acompanhou em meia dúzia de músicas, o que resultou numa sonoridade muito agradável.
A par das músicas que iam desfilando tínhamos uns ecrãs onde iam passando imagens de vídeos baseados nas letras das músicas que são inspiradas nos classificados dos nossos jornais (inspiração das letras e do nome da própria banda). Para dar todo um novo realismo à coisa, até um ardina surge à nossa frente para simbolizar essa figura mítica que foi condenada à extinção. Os vídeos estão muito bem conseguidos. Consegui captar com a minha máquina um ou outro para recordar mais tarde.
O jogo de luz que apresentaram deu todo um toque de requinte ao concerto.
Depois de um encore e de terminarem o concerto com a repetição da Rosa (do teu jeito de ser), o público saiu satisfeito com esta fantástica actuação. Acho que só posso apontar algo a este concerto, foi curto demais, eu queria continuar a cantar em alto e bom som as músicas destes rapazes, que têm letras fabulosas e a música é da mais alta qualidade. Eu por mim, “deixava-me ficar” a ouvi-los a noite inteira!
Arrisco-me a dizer que esta banda foi o melhor que aconteceu no nosso panorama musical nos últimos tempos. Eles são os grandes culpados pelo meu súbito interesse pela nossa música, que desde há alguns anos não tinha um salto tão qualitativo como neste último ano.
O convívio depois do concerto foi a cereja em cima do bolo. Tenho de dirigir um agradecimento muito especial ao Serafim Borges pela sua disponibilidade e pelo carinho a nós dirigido. Esse teu sotaque que é música para os meus ouvidos… Um beijo especial para ti, Serafim.
A toda a banda só a posso felicitar e desejar que este álbum homónimo seja o 1º êxito de muitos futuros.
E já agora, também te agradeço a ti C. pelo final de noite tão emocionante. ;)

Aqui deixo alguns vídeos para a posterioridade.


Classificados - Sina (Na Palma da Mão) ao vivo na Aula Magna


Classificados - Sete Mares ao vivo na Aula Magna



Classificados - Notícias de Ti ao vivo na Aula Magna

1 nota celestial

João o Protestante disse...

ora aí está uma banda portuguesa de grande qualidade!! Mais uma, VERDADE SEJA DITA!

há mais...na sombra porque aquilo que eu chamo mercado de "cultura MTV", mas há!(MTV=Merda de TV)

1 nota celestial