O cinema actualmente peca um pouco (para não dizer, muito) pela falta de originalidade que vem assolando as cabeças dos argumentistas e dos realizadores. Vivemos uma época que parece estar mais virada para as séries de TV do que para o cinema, já que ainda vão saindo séries curiosas e até originais, mas em termos de cinema, só se houve falar em adaptações de livros ou séries, remakes, e pouco mais do que isso.
Tanto é, que descobri que o próximo filme do Mark Wahlberg será mais uma adaptação de um livro que já li, Visto do Céu (The Lovely Bones, no original, livro de Alice Sebold). Confesso que fiquei curiosa quanto a esta adaptação. Vamos a ver como se safam.
Max Payne é mais um exemplo de uma adaptação, desta feita de um videojogo. Fiquei a saber que este jogo é equiparado ao Matrix do cinema, ou seja, o Max Payne foi tão revolucionário no seu género quando saiu no mercado quanto o Matrix o foi para o cinema.
Acerca do jogo, pouco ou nada sabia. Apenas o conheci por intermédio do meu irmão, que jogava naquilo incessantemente. Ao jogo The Fall of Max Payne (o 2º jogo desta saga) apenas agradeço uma coisa, o facto de ter uma excelente banda sonora. Foi com este jogo que conheci os grandes Poets of the Fall.
O filme despertava-me algum interesse, por ser um género de filme que actualmente me dá prazer ver e pelo facto de ser a adaptação desse jogo que me marcou por causa da banda sonora. Tinha uma vaga esperança que os Poets, também, fizessem parte da banda sonora do filme. Uma vez que eles fizeram a banda sonora do 2º jogo. Vou ter de ver o 2º filme (que de certeza será produzido muito em breve), para conferir se se mantiveram fiéis ao original.
Quanto ao argumento do filme, eu que não tenho qualquer referência ao jogo, achei que estava muito exagerado e artificial, mas no âmbito de um videojogo, e segundo o especialista em Max Payne, o filme conseguiu manter-se muito fiel ao original. Não sei se sim, se não. O que é certo é que não me convenceu como filme. A ver o próximo, que o final deu o mote para isso, será mesmo na expectativa de ouvir os Poets. :p
As personagens chegam a ser desinteressantes e as interpretações também deixam muito a desejar, a fotografia, também, não é das melhores. As cenas de acção foram gravadas em planos que nos deixam muito confusos e perdidos na cena.
Resumindo, não vão ao cinema com grandes expectativas, eu saí de lá um bocado frustrada. :(
Ficha Técnica
Título original: Max Payne
Realizador: John Moore
Descrição: Baseado num jogo de vídeo, "Max Payne" é a história de um polícia que decide deixar o trabalho para cuidar da sua família. Mas, no seu último dia no cargo, a sua mulher e o bebé são brutalmente assassinados. Max, cego pelo desejo de vingança, está disposto a tudo para encontrar o responsável pelo assassinato. A sua obsessiva investigação leva-o numa viagem pelo terrível mundo das trevas. E Max já não tem nada a perder…
Actores: Mark Wahlberg, Mila Kunis, Beau Bridges
Género: Drama, Thriller
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 100 minutos
Classificação: Maiores de 16 Anos
Classificação (de 0 a 10): 5
Max Payne trailer
Sem notas celestiais
Sem notas celestiais