quinta-feira, outubro 02, 2008

Burn After Reading em antestreia


Depois do último, grande, filme dos irmãos Coen, No Country For Old Man, passei a estar mais atenta aos filmes por eles realizados. Ainda não vi muitos, mas este Destruir Depois de Ler sempre me despertou muita curiosidade, por diversos factores. Primeiro é um filme dos Coen, depois tem o George Clooney, o John Malkovich, a Tilda Swinton e principalmente, porque tem o Brad Pitt.
Estive alguns anos de “burro” com o Brad Pitt, mas desde que o vi em Snatch, voltei a adorar os seus papéis. Depois do cigano desvairado e alucinado, temos agora um personnal trainer cabeça de vento e sem um pingo de inteligência. A sua personagem é tão estúpida, que nos coloca a rir às gargalhadas com a sua figura e com os seus diálogos sem nexo… George Clooney é um marshall mulherengo que, apesar de casado, engata tudo o que use saia (gostava de saber porque o colocaram neste papel!). Mais uma vez contracena com Tilda Swinton, com a qual tem um caso, isto enquanto personagens do filme, claro. Por sua vez John Malkvich, marido de Tilda, é um analista da CIA alcoólico que, ao ser despedido, resolve escrever as suas memórias. São precisamente estas memórias desinteressantes que dão origem a toda a confusão à volta da qual se desenrola o argumento. Temos ainda uma empregada de ginásio, interpretada por Frances McDormand, que se encontra desesperada por arranjar dinheiro para fazer umas cirurgias plásticas.
Aliás, todo o filme é um verdadeiro non sense, uma estupidez pegada, mas é isso que nos faz chorar a rir, como me aconteceu por diversas vezes.
Os Coen já nos habituaram a personagens parvas, estranhas e alienadas. Esta é mais uma de suas comédias que não foge ao ritual.
Cada uma das personagens é mais desvairada que a outra, todas têm uma loucura muito particular e todas formam um ciclo de parvoíce.
É estúpido, mas gostei do filme!!!

Ficha Técnica
Título português: Destruir Depois de Ler
Título original: Burn After Reading
Realizadores: Ethan Coen e Joel Coen
Descrição: Os irmãos Coen voltam a assinar uma comédia depois do negro e muito premiado "Este País Não é Para Velhos". "Destruir Depois de Ler" foi o filme de abertura na última edição do Festival de Veneza e conta com um elenco de luxo: John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt e os habitués na filmografia Coen, Frances McDormand e George Clooney.
Malkovich é um ex-agente da CIA que, depois de ser despedido pela agência, resolve escrever e compilar as suas memórias, documentando segredos do Governo. A mulher (Swinton), que o trai com outro homem, decide deixá-lo e resolve tentar roubar o disco que contém o único exemplar do precioso e perigoso trabalho. Mas, por engano, o disco vai parar às mãos de dois pouco escrupulosos empregados de um ginásio (Pitt e McDormand). Os dois planeiam explorar ao máximo a sua descoberta, vendendo a informação e conseguindo com isso pagar uma almejada cirurgia plástica. A CIA envia então um agente (Clooney) para recuperar o disco e resolver o assunto, custe o que custar. É claro que a sucessão de hilariantes acontecimentos não tarda a começar.
Actores: George Clooney, Tilda Swinton, Frandes McDormand, Brad Pitt, John Malkovich
Género: Comédia
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 96 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7


Burn After Reading trailer

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais