quinta-feira, outubro 04, 2007

Aventura no metro


Isto de passar uns meses sem andar de metro (e já agora, nalgum transporte público) em Lisboa, faz-nos muito mal.
As férias dão-nos para ir às compras e ontem fui à Baixa, ver montras e não só, também fiz algumas compras. ;)
Mas para ir ao centro de Lisboa, só vou se for de transportes, porque de carro é melhor esquecer, e como não me importo nada de andar de metro… junto o útil ao agradável.
O pior é que temos um sistema de transportes muito dinâmico. Antigamente, tínhamos um bilhete único, que dava para andar na linha de metro toda, tínhamos bilhetes de 10 viagens ou o passe, correcto? Depois foram surgindo outras modalidades, até que abriu o metro na Amadora e passou a existir bilhete urbano, bilhete de 2 zonas, etc, etc. Existem bilhetes para tudo e para nada.
Ontem deparei-me com uma nova modalidade, o cartão 7 Colinas. Eu nem sabia o que isso era, mas fui normalmente à máquina e pedi bilhetes simples, nem me lembrava que estava na Amadora e tinha de pedir um bilhete de 2 zonas. Saiu-me, o que vim mais tarde a saber, um cartão 7 Colinas para viagens urbanas, ou seja, na Amadora só consigo viajar com um cartão/bilhete de 2 zonas.
Quando vou tentar validar o cartão, o terminal não aceita o cartão e pior, “comeu-mo”. A raiva era mais do que muita, porque tinha acabado de comprar aquilo e não ia ficar sem o dinheiro, óbvio!!! Vai de chamar o senhor responsável. Aí tive sorte, porque fui atendida por 2 senhores simpáticos que tiveram de me explicar todas estas modernices.
Conclusão, tive de comprar outros bilhetes senão não ia a lado nenhum. :s
Agora pergunto. Será muito difícil nas estações da Amadora e Alfornelos apenas colocarem à venda bilhetes de 2 zonas? Assim já não enganam as pessoas. :s
Ora, se eu que sou eu, já andei anos e anos no metro me consigo enganar desta forma, nem imagino as pessoas que raramente entram no metro. Talvez sejam mais inteligentes do que eu e se dirijam logo às bilheteiras onde podem ser atendidas personalizadamente. Sou mesmo totó. :p

1 nota celestial

Margarida disse...

devido a essas modernices, andei toda a semana à pala, na carris, à custa do cartão 7 colinas. o chip deve estar marado, que as maniquetas que validam o cartão, não o reconhecem... lol é certo que tenho lá 4 viagens, mas fiz 8!! ehehe

no metro de odivelas a máquina dá bilhete de 2 zonas. bem, pelo menos já deu ;)

1 nota celestial