sábado, setembro 30, 2006

O Sentinela na sessão da noite


Já não ia ao cinema há algum tempo, o que é raro, costumo estar sempre actualizada em matéria de cinema. Mas verdade seja dita, nos últimos tempos não tem havido muitos filmes que me levem à sala de cinema. O objectivo não era ver O Sentinela, mas sim o World Trade Center, só que houve alguém me trocou as voltas. :p
É mais um filme de conspiração e intriga, que pode muito bem ser visto em casa em DVD. Mas quase que foi isso que aconteceu, a sala de cinema era muito pequena e aconchegante. Nunca tinha entrado naquela sala, mas foi interessante, apesar do ecrã ser muito mais pequeno do que estou habituada, o som estava óptimo e por ser uma sala pequena, era muito acolhedora.
Quanto ao filme, é um bom entretenimento, sendo pouco mais do que isso. Com o grande elenco que reúne, acho que poderia ter sido melhor conseguido. É a típica história de uma trama desenvolvida para matar o presidente dos E.U.A. e a tentativa dos serviços secretos descobrirem o suspeito.
O início da narrativa é muito interessante, desvenda um pouco o sistema de segurança que rodeia o presidente. A imensidão de serviços que mobiliza, a sua perfeita coordenação, a quantidade de meios sofisticados de comunicação, informação e de transporte que os caracteriza, é incrível. Todos os percursos do presidente são estudados ao máximo e são delineados outros alternativos, não vá haver uma ameaça à segurança do presidente. O interessante é que estas trajectórias são todas escolhidas da forma mais fiável possível, pelo processo de “moeda ao ar”!!! :p
No filme Michael Douglas interpreta o agente Pete Garrison, veterano dos serviços secretos, que é acusado de fazer parte de uma conspiração para assassinar o presidente. A verdade é que o agente tem qualquer coisa a esconder e cabe aos agentes Breckenridge (Kiefer Sutherland) e Jill Marin (Eva Longoria) descobrir o quê… A partir do momento que Garrison se apercebe que é o principal suspeito decide fugir e é aí que começa um jogo do gato e do rato entre os dois agentes afim de descobrir a verdade.
O filme acaba por não trazer nada de novo, pois já todos vimos histórias do género no cinema, pelo que é muito previsível. As interpretações estão boas, no entanto não têm muito por onde fugir. O Kiefer Sutherland continua muito bem, num papel que mesmo assim podia afastar-se um pouco mais da imagem de Jack Bauer do 24. Eva Longoria tem aqui a sua 1ª experiência no cinema após o sucesso na série Donas de Casa Desesperadas, aqui com um papel bem diferente de Gabrielle Solis, mas acaba por ser um papel de menor importância. Kim Basinger, continua muito bem, mas tal como Eva, tem um papel algo apagado. Michael Douglas que, apesar de já ter passado, há muito da idade, continua a fazer papéis de galã, vá-se lá perceber porquê!!! :O
No conjunto, é um filme mediano que nos proporciona hora e meia de descontracção.

Ficha Técnica
Título Original: The Sentinel
Realizador: Clark Johnson
Descrição: O agente especial dos Serviços Secretos Pete Garrison está convencido que um neonazi se infiltrou na Casa Branca, com o objectivo de matar o Presidente dos Estados Unidos da América. Depois da morte de um colega, Garrison inicia uma investigação, mas começa a ser ameaçado e chantageado por alguém que conhece o seu caso com a Primeira Dama. Considerado suspeito e afastado das suas funções, Garrison torna-se num fugitivo, mas não desiste de provar a sua inocência e salvar a vida do Presidente. Michael Douglas e Kiefer Sutherland são os protagonistas deste filme sobre espionagem e traição nos serviços secretos americanos.
Actores: Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Eva Longoria e Kim Basinger
Género: Thriller, Drama
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 108 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 6




5 notas celestiais

Lua disse...

Acho que a industria cinematografica nao anda muita inspirada... andam só á procura dos temas que á partida são interessantes para o publico americano... depois dá nisto.

Vi a Senhora das Aguas, aí está uma historia bem diferente, virada para a fantasia mas com personagens do quotidiano. Não é um filme a meu ver excepcional mas gostei da originalidade da historia e da conjugação das várias personagens.

Bjs

The Star disse...

Pois, parece que é mesmo verdade, pouca inspiração e falta de originalidade.
Também gostava de ver o Lady In The Water, mas é daqueles filmes que no cinema iria passar o filme inteiro a dar pulos na cadeira. Gosto muito da Bryce Dallas Howard, que já tinha participado num filme do mesmo realizador, no A Vila. O M. Night Shyamalan (o realizador) tem sempre histórias muito originais para contar, os filmes dele são singulares. É o mesmo do Sexto Sentido, Protegido e Sinais. Mas o melhor de todos é o Sexto Sentido com o eterno Bruce Willis.

Pedro242 disse...

não gostei do sinais, especialmente pela parte final em que apareceram os ETs, tirou o mistério todo.
sim, concordo contigo, o sexto sentido é o melhor, mas tb gostei do protegido.

o sentinela tenho em casa para ver (não sei se devia ter dito isto), mas ainda não tive tempo.

The Star disse...

Yap, estás como eu, o Signs foi fixe, até o mistério ter sido desvendado. Acho que se não se tivesse desvendado o enigma, o filme seria melhor.
O Protegido foi fixe, até porque qualquer actuação do Bruce Willis é sempre bem vinda, mas prefiro o Sexto Sentido.
Quanto ao Sentinela é bom para descontrair. Mas acho que não devias ter dito que tens o filme em casa para ver… agora antes de ir cinema pergunto-te se tens o filme para mo emprestares!!! :D:D:D:D

Pedro242 disse...

eu empresto. :)

5 notas celestiais