domingo, outubro 01, 2006

4º e último dia do Mundial de Pirotecnia – Portugal


Quando pensava que já nada nem ninguém conseguiria superar o excelente trabalho dos alemães, eis que actuam os campeões mundiais e todas as minhas teorias caem por terra. O show de ontem, levado a cabo pelos anfitriões foi o melhor, o mais memorável de todos os tempos, foi pura e simplesmente o espectáculo da minha vida.
Acho que nem vou conseguir descrever por palavras todas as sensações que experimentei ao longo dos 20 minutos incessantes de lançamento de fogo-de-artifício.
Tudo começou de uma forma muito “soft”, música muito calma e explosões muito contidas, depois o espectáculo foi tomando um ritmo mais acelerado, tomando uma outra dimensão, para ter um final estrondoso com a formação de uma parede de fogo-de-artifício que não nos cabia no campo de visão, tal era a extensão de onde jorrava todo aquela manto de cor. Toda a marina do Parque das Nações se iluminou numa apoteótica muralha de cor e luz.
O final foi tão potente que saí de lá com lágrimas nos olhos, lágrimas de felicidade que não consegui conter. Ainda assim, as minhas palavras não conseguem ter o impacto que o show me provocou a mim, só visto saberiam do que vos falo.
Este foi o único dia em que por várias vezes o público aplaudiu de pé os vários arranjos pirotécnicos que nos iam surgindo nuns a seguir aos outros, cada um mais espantoso que o outro.
Valeu por tudo, pela grande variedade de cor e luz, pela originalidade das peças apresentadas, sincronia perfeita entre os lançamentos e a música, e o espectáculo no seu todo.
Ouvi imensos comentários que elogiavam este espectáculo em detrimento dos anteriores, e que este tinha sido o show vencedor, independentemente dos portugueses não estarem a concurso.
Não faço a mínima ideia de quantos milhares de pessoas estavam ontem no Parque das Nações, mas posso afirmar com toada a certeza que ontem bateram-se records, foi a noite com mais espectadores. Depois do espectáculo terminar, todas as ruas se encheram de pequenas formiguinhas que tentavam chegar aos carros que ficaram estacionados um pouco por todo o lado. As filas de trânsito eram intermináveis, mas ninguém estava a dar qualquer importância a isso, uma vez que estavam todos, tal como eu, ainda, aturdidos pelo grandioso espectáculo que tinham presenciado anteriormente.
Vou ter saudades destes serões de Sábado, mas para o ano que vem há mais.
Esta é a prova de que “the best things in life are free”!!!!


7 notas celestiais

João Silva disse...

se as fotos são o que são....eu nem faço ideia ao vivo!

Se para o ano houver mais....lá estarei

Šaяa disse...

Essas fotos foste tu que tiraste??
Tão fantásticas :)
Deve ter sido mesmo um espectáculo memorável!

Brottas disse...

tenho de chorar... cheguei atrazo nao consegui estacionamento... vi so 1 minuto para ai mas longe muito longe atraz de umas obras... tou ainda a chorar...

The Star disse...

Sim, joão, parece que para o ano há mais, pelo menos assim espero, porque não é todos os dias que se tem o privilégio de assistir a espectáculos tão maravilhosos como este. É verdade, só lá estando para se perceber aquilo que eu senti.

sara, as fotos não são de minha autoria, isso gostaria eu, mas sou uma “maçarica” no assunto. Estão fantásticas, mas nada como assistir ao vivo.

brottas, isso é muito mau. Como pudeste falhar este espectáculo?!? Eu também chorei, mas pela magnificência do espectáculo. Saí de lá em êxtase completo, eu e milhares de pessoas…

Para o ano há mais, e eu lá estarei para assistir, de pedra e cal!!!!

Pedro242 disse...

não sabia que eramos campeões mundiais, sim senhora, gostei.

que maquina usas ? e usas tripe tambem, certo ?

as fotos estão brutais mesmo, maravilha. :)

luis valadas disse...

as fotos que tiraste estão realmente fantásticas.eu tambem era pa ir ver mas o pessoal atrasou-se todo e acabei por não ver nada....

The Star disse...

É verdade sim sr., somos campeões do mundo. No início de Setembro, em Berlim decorreu o Campeonato do Mundo de Pirotecnia, e de entre a Rússia, China, Polónia, Inglaterra, Itália, Alemanha e Portugal, o Grupo Luso Pirotecnia foi o grande vencedor. Gostava de ter visto a actuação deles, porque não foi a mesma apresentada cá no último Sábado.

Eu acho que se não tivesse assistido ao espectáculo de Sábado, não me iria perdoar. Ficaria cheia de inveja daqueles que foram e adoraram. Toda a gente que eu conheço e assistiu, diz que foi um encantamento total.

Quanto às fotos, obrigada pelo voto de confiança nas minhas capacidades como fotógrafa, mas infelizmente sou mesmo leiga, e não percebo grande coisa do assunto, pelo que as fotos não são de minha autoria. Sou uma grande apreciadora, e gosto de fotografar, mas não tenho jeitinho nenhum para a coisa, com o tempo lá chegarei.
Este tipo de fotos é bastante difícil de conseguir, uma vez que é um espectáculo nocturno, é necessário, sim, um bom tripé, acho que os de cabeça giratória são os melhores, mas também é preciso ter uma boa objectiva, talvez com uma grande angular, para apanhar grandes planos, e um tempo de exposição adequado, que não pode ser nem muito grande (porque pode provocar sobreposição), nem muito pequeno. Isto é tudo o que sei acerca de como fotografar fogo-de-artifício. :p

7 notas celestiais