quinta-feira, setembro 21, 2006

Hoje é o Dia Internacional da Paz



Todos os anos, no dia 21 de Setembro é celebrado, no mundo inteiro, o Dia Internacional da Paz. A data dá-nos mais uma oportunidade de pensar na melhor forma de agir e defender a paz mundial.
Este dia tem como principal objectivo “erigir os baluartes da paz na mente dos homens posto que é na mente dos homens que nascem as guerras”.
A exigência da Paz nunca foi mais forte do que é hoje. Actualidade, somos confrontados com todo o tipo de violência. A cultura de paz supõe a aceitação e o respeito das diferenças culturais e religiosas, pois são elas que constituem a riqueza do ser humano. Reconhecer o direito à diferença é recorrer ao diálogo para promover o conhecimento e a compreensão mútua. A paz que esperamos ver um dia reinar entre as nações, os povos, os indivíduos e as comunidades, é antes de tudo uma exigência fundamental que deve estar presente no coração de cada um de nós. Isto implica uma educação de valores de tolerância, de justiça, de igualdade, de compreensão mútua e de coexistência pacífica.
O Dia Internacional da Paz é a ocasião, primordial, para promover a educação para a paz, os direitos humanos, o diálogo inter-cultural, a inserção social, a compreensão inter-religiosa, a protecção do meio ambiente, o direito internacional, o desarmamento e o desenvolvimento sustentável.

Aqui fica ainda a mensagem dos U2.


U2 – Peace On Earth

U2 – Peace On Earth

Heaven on Earth, we need it now
I'm sick of all of this hanging around
Sick of sorrow, sick of the pain
I'm sick of hearing again and again
That there's gonna be peace on Earth

Where I grew up there weren't many trees
Where there was we'd tear them down
And use them on our enemies
They say that what you mock
Will surely overtake you
And you become a monster
So the monster will not break you

And it's already gone too far
Who said that if you go in hard
You won't get hurt?

Jesus can you take the time
To throw a drowning man a line
Peace on Earth
Tell the ones who hear no sound
Whose sons are living in the ground
Peace on Earth
No whos or whys
No one cries like a mother cries
For peace on Earth
She never got to say goodbye
To see the color in his eyes
Now he's in the dirt
Peace on Earth

They're reading names out over the radio
All the folks the rest of us won't get to know
Sean and Julia, Gareth and Ann and Breda
Their lives are bigger than any big idea

Jesus can you take the time
To throw a drowning man a line
Peace on Earth
To tell the ones who hear no sound
Whose sons are living in the ground
Peace on Earth
Jesus sing a song you wrote
The words are sticking in my throat
Peace on Earth
Hear it every Christmas time
But hope and history won't rhyme
So what's it worth
This peace on Earth

Peace on Earth
Peace on Earth
Peace on Earth

6 notas celestiais

GK disse...

Se não fosses tu a referi-lo, eu não saberia... Não fazia ideia que se celebrava o Dia Mundial da Paz!!! (Shame on me!)

Pedro242 disse...

nos dias que hoje correm, esse dia é só para encher calendário.
Sinceramente acho que o mundo anda muito mal, cada vez mais egoísta, mas fico contente por haver quem ainda se preocupe. :)

Brottas disse...

acho que hoje em dia a dias demais... chega-se ao comulo de ter dois ou tres dias diferentes so num dia.. por isso ja quase ninguem liga aos dias... apesar de o dia da paz ser um dia importante tb nao fazia a minima da ideia que era dia 21... obrigado por lembrares... e ja agora Paz

João Silva disse...

Na impossibilidade de estalar os dedos e atingir uma paz global e duradora... cabe-me a mim e a ti (entenda-se "TODOS"), fazer a paz entre nós. ´~ao simples como ser cordeal para a pessoa que está cara a cara numa determinada hora de um determinado dia num qqualquer local!
(nem só nas guerras é precisa paz)
...Já ajuda pelo menos a sentirmo-nos bem conosco próprios perante os outros...
um bj pacifico

The Star disse...

Eu até pensava que o Dia Internacional da Paz era o 1º dia do ano, mas descobri que o dia 1 de Janeiro é o Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz.

Alguns de vocês têm razão quando dizem que agora existem dias dedicados a tudo e a todos. É tão banal, que já nem se liga ao significado de cada um deles.
No entanto, o dia da Paz não devia ser um único dia no ano, ela devia reinar todos os dias.
Mas já que isso não é possível, cabe-nos pelo menos ser pacifistas e promovermos a Paz entre os nossos, tal como o João referiu e muito bem.

Quero aproveitar para dar as boas vindas ao brottas e agradecer as vossas simpáticas visitas.
Fiquem em paz.

Joanne disse...

Parece habitual todos falarem na PAZ. Paz ali, e acolá! Paz... mas onde é que ela está? Onde? Perguntem aos povos dos países de guerra e eles nem sabem que essa palavra existe! Bom, tudo bem que as pesoas façam campanhas, que falem do que está certo e do que está errado mas nunca se chega a um acordo! Porque agir verdadeiramente e chegar-se até ao ponto da questão é um desafio que ainda ninguém explorou! Já parece muito dificil agir em paz com a nossa prórpia consciência imaginem o grande feito da "paz na Terra"! E depois quem sofre não somos nós que colamos cartazes a dizer: "Paz na Terra"! Quem sofre são os que lidam com a violência todos os dias!!

Bom, que tal tentarem outro método? Que tal: "LOVE and Peace"? O amor tem muito mais força que a paz. Amor é capaz de mover povos e desorganizar um exército! Amor é um sentimento muito fácil de se chegar! Amor à mãe, amor à propria vida, amor ao cãozinho de estimação, amor à música! Vamos todos ensinar a essência do amor aos grandes líderes mundiais, aos srs. grandes chefes da guerra que julgam dominar a terra e a força da Natureza? É mais fácil e eficaz isso do que ensinar-lhes o que está certo e o que está errado, não acham?

6 notas celestiais