sexta-feira, setembro 01, 2006

De regresso a Lisboa


Prometo que hoje vou ser mais breve, que no último post. :p

O regresso a Lisboa estava marcado para aquele dia. Para muita pena minha, estava na altura de regressar. Por mim, tinha lá ficado o resto das férias, mas elas ainda não tinham terminado… ainda havia muita coisa a descobrir.

Para 1ª paragem naquele dia, fiz uma pequena incursão em Gaia, atravessando o Douro pela ponte do Freixo, porque dá para observar o Estádio do Dragão. Gosto muito da arquitectura do estádio, que diga-se de passagem, é o que mais gosto de todos os estádios dos 3 maiores clubes portugueses, é pelo menos o mais sóbrio.
Em Gaia, queria fotografar a Ribeira do Porto da outra margem do Douro e a ponte D. Luís. No entanto, o céu estava encoberto e as fotos ficaram um bocadinho escuras. O importante foi lá ter estado, porque gosto muito de passear no lado de Gaia, pois dá para observar a outra margem e temos a ponte mesmo li ao lado.

Alguns quilómetros mais tarde, cheguei à Figueira da Foz. Almocei no restaurante O Tubarão, com vista para o grande areal da praia. A decoração do restaurante era muito original, parecia saída do filme Finding Nemo. As paredes estavam decoradas de tal forma que parecia estar dentro de um aquário gigante.
Depois, para ajudar à digestão, nada melhor do que uma caminhada ao longo do areal a perder de vista, e lá ao longe o mar. O passeio pela marginal é maravilhoso, num dia em que o sol (na Figueira o sol já estava todo risonho) era refrescado por um ventinho super agradável.
O areal da Figueira alonga-se numa extensão de 12 km, desde a Foz do Mondego onde começa a Figueira e vai até Buarcos. É um passeio maravilhosamente agradável. Temos sol, mar tudo conjugado numa magnífica paisagem. Dava mesmo vontade de ficar por ali, mas ainda havia muita estrada a percorrer.


Chegando a Leiria avista-se logo o estádio de Leiria, um tanto parecido ao de Aveiro. No horizonte colado ao estádio, avista-se também o castelo. É um contraste interessante entre o que é novo e o que é velho. :)

Depois de Leiria passei ao largo da Nazaré, S. Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Rio Maior, Santarém, Almeirim e o Infantado, tudo isto para chegar a Alcochete e ir às compras ao Freeport (isto hoje é só publicidade gratuita…). No fim do dia, quando já existem longas sombras e quando já está mais fresco, é óptimo vaguear pelas ruas cheias de lojas. O pior são mesmo os mosquitos que a esta hora do dia começam a abundar por estas paragens, nada que me demovesse de gastar algum dinheiro. :p

De Alcochete a Lisboa é um instantinho, mas a passagem do rio Tejo pela ponte Vasco da Gama depois do pôr-do-sol é deslumbrante. É pena não se poder parar em plena ponte para se tirar fotos que ficariam lindíssimas, assim tenho de contentar com umas fotos tremidas e desfocadas. :S


Depois destes dias intensos e mais de 1300 km de estrada, eis-me chegada novamente a casa, cansada fisicamente, mas sem dúvida radiante por tudo o que presenciei, admirei e vivi. No dia seguinte esperava-me uma manhã de praia e uma tarde cinema. E o Alentejo também, já me esperava…

5 notas celestiais

João Silva disse...

Ollha o castelo de leiria!...e a tenda de circo que lá está ao pé...
É a maior aberração que o euro trouxe a portugal! Aquele mamarraxo desenhado pelo Taveira, e "plantado" alí! fora do contexto da cidade, do verde do monte e com o castelo no topo dele.
Ainda por cima aquela bosta ficou por acabar estando uma das faxadas em estado de contrução! mais valia alugarem aquilo ao cardinalli para fazer circo pois a unica coisa que pode comparar-se áqurlr estadio é uma tenda de circo...sendo que algumas têM mais bom gosto com as cores....
A foto da ponte V.Gama, embora ao fosse essa intençao, ficou muito bem desfocada! ..a serio! (podias ter dito que foi de proposito!)

The Star disse...

Uma tenda de circo, o estádio de Leiria? Agora fizeste-me rir!! E o que dizer do estádio da Luz ou de Alvalade? É certo que não destoam tanto com a paisagem, já que Lisboa é caótica, mas ainda assim são imponentes e coloridos demais. No centro da cidade não combinam…
Quanto à foto da ponte, está engraçada, dizes bem, mas eu preferia ter uma foto espelhada. :p

GK disse...

Faltou Coimbra neste itinerário... :(

Bj.

The Star disse...

GK, Coimbra não fez parte do meu itinerário, porque já conheço a cidade. O meu critério foi visitar lugares que não conhecia.
Mas fica para a próxima, já não vou a Coimbra há + de 1 ano, se não estou em erro.

Lua disse...

Já há algum tempo que não fazia a ronda dos blogs e assim que aki passo ena tantas novidades!!!

Mais uma bela crónica! Acompanhada de belas fotos, mesmo a da Ponte Vasco da Gama apesar de desfocada ficou interessante o efeito das luzes.

Bjs

5 notas celestiais