quarta-feira, novembro 28, 2007

Mr. (Bugs Bunny) Smith


Já não ia ao cinema há algum tempo (parece impossível, mas é verdade). Para voltar a reintegrar estas lides cinematográficas escolhi o filme Shoot 'Em Up – Atirar a Matar.
Devo dizer que a escolha recaiu mais sobre o seu protagonista, Clive Owen, do que propriamente pelo argumento, até porque não é muito o meu género de filme. Mas gosto imenso deste actor, a todos os níveis, não é à toa que é ele o menino deste mês. ;)
O filme despertou em mim um grande misto de sensações. É um daqueles filmes negros que nem sempre tenho estômago para ver, pois existe muita violência, muitos tiros, música muito alta, na sua maioria rock da pesada, palavras às vezes não muito próprias, mas que desta vez me arrancou umas belas gargalhadas. Este filme é tudo isso, mas também é humor e boa disposição, é cenas de acção constantes, é um Clive Owen armado em Bugs Bunny, é um Paul Giamatti que só se sente bem atrás de uma arma, é cenas completamente hilariantes (algumas pela falta de credibilidade), é tudo isso junto.
Vi ali muito de Tarantino, com a particularidade de que este filme de Michael Davis me vez gostar deste lado negro e violento. Não sei como é que ele me conseguiu conquistar com esta fórmula, mas o que é certo é que saí da sala de cinema super bem disposta, depois de ter visto o Clive Owen limpar o sebo a tudo o que se mexia à sua frente.
Mr. Smith (o nome da personagem principal), que bem poderia ser a figura humana do coelho Bugs Bunny, é mais um homem certo, no local certo, à hora errada. Quando ele tenta salvar uma grávida e o seu bebé de serem mortos a sangue frio, estava longe de imaginar onde se ia meter. Incorre numa viagem infindável de mortes, armas e tudo mais, para conseguir pôr em segurança uma criança que ajudou a trazer ao mundo sob fogo cruzado (literalmente).
Ele é um homem enraivecido, que odeia tudo à sua volta, mas que ainda assim tenta proteger um ser indefeso. Está sempre pronto a distribuir tiros e a matar sem piedade quem atenta contra a segurança do bebé, a quem teima em chamar de “coisa”. Mas apesar disso, é um homem cheio de ética, que gosta de dar lições de moral, ao ver um condutor inconsciente, ou ao ver uma pessoa que não se sabe comportar à mesa, ou ao ver uma mãe repreender o filho em público. Só vendo para se perceber o quão hilariantes são estas cenas.
Uma curiosidade: este personagem passa o tempo inteiro a distribuir tiros a torto e a direito, no entanto a única arma que é verdadeiramente sua é uma cenoura.
“You know what I hate?” Com toda a certeza não é este filme ou o Clive Owen. ;)


Shoot 'Em Up trailer

Ficha Técnica
Título Original: Shoot 'Em Up
Título Português: Shoot 'Em Up – Atirar a Matar
Realizador: Michael Davis
Descrição: Smith (Clive Owen), um homem sombrio e violento, salva um bebé de um grupo de assassinos e acaba por se tornar no protector do ser mais inocente à face da Terra. Mas o recém-nascido é o principal alvo de uma obscura organização que enviou uma equipa de assassinos, chefiados por Hertz (Paul Giamatti), para apagar qualquer traço de existência do bebé.
Os ataques são cada vez mais violentos e Smith pode apenas contar com ele e com uma prostituta chamada DQ (Monica Bellucci) para salvar a vida da criança e perceber porque todos o querem ver morto.
Actores: Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti
Género: Acção, Thriller
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 86 minutos
Classificação: Maiores de 16 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7

1 nota celestial

Mary disse...

Tenho o filme cá em casa e um dia desses hei-de vê-lo e depois digoda minha justiça.
:-)

1 nota celestial