quinta-feira, março 28, 2013

Safe Haven – o filme

Dia de estreia, dia da “je” ir ao cinema. A curiosidade era alguma e como amanhã é feriado, aproveitei e já fui ver o filme, Safe Haven.
Vou fazer a minha apreciação, mas desde já faço uma ressalva. Não sou isenta, adoro o autor, o Nicholas Sparks, como todos sabem, gostei do livro (sem que tenha sido um livro vertiginoso!), adoro os actores que encarnaram as 4 personagens principais, até simpatizo com o actor que faz de “vilão”, por assim dizer. Por isso, a minha avaliação poderá estar empolada, baseada em todos esses factores.
Quando leio um livro, e acho que isso acontece com toda a gente, a minha cabeça imagina mentalmente o aspecto físico das personagens. Quando li este, a minha imaginação foi toldada pelo aspecto físico dos actores que já sabia que iam interpretar as personagens. Tirando o Alex que, apesar de fisicamente ser o Josh Duhamel, eu imaginava-o com o cabelo cinzento, tal como relata o livro. O filme conseguiu ser fiel à minha imaginação… bem tirando, 2 personagens que ficaram na penumbra (uma no livro, outra no filme). Até Southport, a cidade onde se passa a acção, correspondeu ao que tinha idealizado.
Já os filmes anteriores baseados nos livros do Sparks, trazem sempre um toque diferente dos livros, algo inesperado para quem lê os livros e que tem um cunho mais próprio para um filme. Este não foi a excepção e gosto de argumentos assim, baseados em histórias que já conheço, mas que têm ainda algo de inesperado. Neste caso, foi algo subtil, mas não deixou de me intrigar, até ao desfecho.
Quanto ao filme em si, não posso dizer que me tenha deslumbrado, assim como o livro não me deslumbrou, devido à história simples e sem grandes clímax (tirando o final, mais à policial), mas mesmo assim gostei muito. As 2 personagens principais funcionaram muito bem juntas, adorei a Lexie, uma miúda com uns olhos muito expressivos, que foi um mimo ver ao lado de Katie, quase me arrisco a dizer que pareciam mãe e filha. A Katie, ou melhor a Julianne Hough, é lindíssima e conseguiu-me transmitir a mesma sensação que o livro me transmitiu. Uma mulher insegura no início, mas que começou a ganhar confiança e no final conseguiu enfrentar o seu maior temor. Ao Alex apenas me pareceu faltar um bocadinho de ligação com os filhos, bem os filhos foram retratados de uma forma um pouco diferente do livro, também pode ter sido isso, mas a ligação com Katie esteve muito bem. É interessante ver a Jo, para quem leu o livro, ao longo do filme, observei cada cena com cuidado e quem escreveu o argumento, teve esse cuidado… e mais não digo, que não quero spoilar ninguém.
Deixo a música principal da banda sonora. O vídeo baseado no filme, está muito giro.

Colbie Caillat ft. Gavin DeGraw  We Both Know

Ficha Técnica
Título em português: Um Refúgio para a Vida
Título original: Safe Haven
Realizador: Lasse Hallström
Descrição: Decidida a deixar o passado para trás, Katie (Julianne Hough) decide recomeçar uma nova vida em Southport, uma pequena cidade piscatória no estado de Carolina do Norte, EUA. Com o passar do tempo, e apesar de relutante em criar laços seja com quem for, ela acaba seduzida pela generosidade de Alex (Josh Duhamel), um jovem viúvo com dois filhos pequenos, que teima em manter-se por perto. Agora, com uma vida que parece ter tomado um novo rumo, ela sente-se feliz e cada vez mais ligada a Alex e às duas crianças. Porém, o passado obscuro que durante anos tentou esquecer parece ter voltado para a assombrar quando um homem misterioso chega à cidade, decidido a revelar segredos que vão alterar a opinião que todos têm sobre dela.
Realizado por Lasse Hallström ("Regras da Casa ", "Chocolate", "Hachiko - Amigo para Sempre"), "Um Refúgio Para a Vida" é mais uma adaptação cinematográfica da obra de Nicholas Sparks.
Actores: Cobie Smulders, Julianne Hough, Josh Duhamel
Género: Romance
Ano de Lançamento: 2013
Duração: 115 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 8

Safe Haven trailer

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais