domingo, março 31, 2013

A Bíblia, a série do Canal História


Quem me conhece, sabe perfeitamente, que sou uma completa descrente, céptica a tudo o que diga respeito a Deus ou a qualquer ser superior a nós, humanos. Por isso, seria de esperar que não conhecesse grande parte das histórias da Bíblia. Até eu pensava que assim era, mas depois de ver este fim-de-semana a série baseada nas histórias bíblicas produzida pelo Canal História, chego à conclusão que até conheço grande parte dessas histórias, pelo menos as relatadas no antigo testamento.
O que me levou a ver a série, transmitida agora pela Páscoa, confesso que foi o papel que atribuíram ao nosso querido Diogo Morgado, o papel carismático de Jesus Cristo. Bem, isso e o facto de adorar séries épicas e baseadas em factos históricos.
Agora percebo porque temos um Cristo Rei à entrada da capital, afinal ele era português?!? OK, uma piadinha foleira! xD
Uma vez que a série estava a ser muito falada pelos EUA, resolvi ver. E devo dizer que gostei imenso. São histórias cruéis, cheia de sangue e violência, mas nada que não esteja já habituada a ver neste tipo de séries. Conta, quem leu a Bíblia, que muita coisa não foi contada como está relatada nas páginas do dito livro sagrado. Mas eu vejo que esta série é uma adaptação dos escritos da Bíblia e como todas as adaptações, o autor coloca sempre algum cunho sei. Acho que é um pouco como uma adaptação ao cinema de um livro, quem o lê antes de ver o filme, acha sempre que o filme não está à altura do livro.
Quanto a mim, que nunca li a Bíblia, posso avaliar pelo que vi. E digo que gostei muito do que vi. Os cenários inóspitos e áridos que sempre me assolam a imaginação quando penso nestes tempos longínquos, aquelas vestes longas de linho, os cabelos e barbas compridas e desgrenhadas e sempre as rivalidades pela conquista de terras de ninguém que cada um proclama suas e que neste caso proclamam em nome de Deus, até que aparece Jesus que prega pela fé e não pela espada.
O papel do Diogo Morgado acaba por ser dos mais importantes e o qual teve mais incidência na série. E o nosso português, que teve de sair de seu país natal para se mostrar ao mundo, não esteve nada mal. Tem obtido críticas muito positivas pelo papel que interpretou. E reconheço o seu talento como actor… que aliás já tive o prazer de o constatar em várias peças de teatro.
Foi uma maratona de 10 episódios compilados em 2 tardes de cinema de sofá que valeram bem a pena.
Eu poderia dizer que já tinha estado com Jesus himself, mas não iriam acreditar em mim, se não tivesse como o provar, por isso cá está, a prova:


A falar a verdade já estive com Jesus e com Judas, várias vezes… mas isso são outras histórias! :P

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais