domingo, maio 31, 2009

Varekai, o Cirque du Soleil no Parque Tejo


Um espectáculo do Cirque du Soleil é sempre muito bem vindo. É já o 2º que vejo (ao vivo) e em cada um deles termino sempre com uma cara de deslumbramento e a alegria estampada no rosto.
Eu que odeio circo (o tradicional), eu que sou contra todo e qualquer espectáculo envolvendo animais, eu que abomino palhaços, este espectáculo foi pensado para pessoas como eu.
Os cenários deslumbrantes, as músicas tocadas e cantadas ao vivo, os fatos dos artistas coloridos e tão atractivos à vista, os números sempre tão originais e espectaculares, tudo isto me faz sempre ansiar pelo próximo show.
Mal se entra no recinto e se olha para o palco, se pressente que o espectáculo não será apenas um desfilar de acrobatas. Vê-se uma selva de estacas douradas espetadas no palco, vê-se por cima uma escadaria onde irão aparecer e desaparecer muitas pessoas. Os animadores (a fazer as vezes dos palhaços), mesmo antes do espectáculo propriamente dito, entrosam-se no meio da plateia arrancando desde logo valentes gargalhadas. Eles sobem ao palco e atrás de si surge a banda a tocar plateia abaixo. O espectáculo começa e as próximas 2 horas e qualquer coisa passam num ápice.
O que ali se passa e se sente só quem assiste, sabe aquilo que provoca. Nem o DVD poderá alguma vez provocar a emoção que é ver tudo ao vivo e a poucos metros do nosso nariz.
Espero que regressem para o ano e que eu consiga lá estar novamente.

Os números

Aerial Hoop
Suspensa bem alto sobre o palco e voando pelo ar no seu arco, uma jovem apresenta uma variedade de movimentos reveladores da sua força e flexibilidade.



Aerial Straps
Dois acrobatas aéreos suspensos em faixas pelos pulsos, apresentam figuras acrobáticas originais numa demonstração ímpar de força e sincronismo. Com faixas duplas, os performers "encontram-se" e tornam-se um só numa série de ritmados movimentos acrobáticos.

Clown Acts
Nenhum espectáculo de circo está completo sem os palhaços! Estes dois personagens divertem a plateia com actuações absolutamente hilariantes.



Georgian Dance
Este acto inspira-se na História da Resistência da República da Geórgia em que, durante séculos, a população se viu forçada a combater os invasores. As coreografias são inspiradas nas lutas Geórgicas contra as forças que tentaram dominar o seu território. Resistência e precisão são os pontos altos deste número.

Handbalancing on Canes
Demonstrando uma graciosidade, força e flexibilidade sem paralelo, uma jovem equilibra-se numa série de suportes metálicos estrategicamente dispostos. Apoiando-se quer nos pés, quer nas mãos, executa delicadas contorções conseguindo manter o frágil equilíbrio.

Icarian Games
Os Icarian Games, uma antiga disciplina raramente vista na cultura circense contemporânea, regressa às luzes da ribalta. O corpo humano torna-se uma catapulta numa elaborada, explosiva e cuidadosamente coreografada demonstração de força, equilíbrio e agilidade.

Juggling
Um virtuoso, o malabarista manipula pinos, bolas de futebol, chapéus e bolas de ping-pong com as mãos, pés, cabeça e boca.



Lightbulb
Sempre na busca de ingeniosas formas de interferir ou participar nas vidas dos habitantes da floresta, o Skywatcher ajuda o Guide numa situação difícil!



Russian Swings
De tirar o fôlego! Com dois Russian Swings como propulsores, os acrobatas são lançados no ar, em direcção aos pulsos cruzados dos companheiros ou às áreas de aterragem. Constantemente rompendo as barreiras da audácia, os acrobatas passam de um baloiço em movimento para o outro!

Slippery Surface
Impetuosos, os acrobatas deslizam numa superfície especialmente desenhada para o efeito, numa perseguição gato-rato, criando a ilusão de patinarem.



Solo on Crutches
Como uma marioneta, o performer executa uma enérgica coreografia em muletas.




The Flight of Icarus
Com agilidade e sensibilidade, um jovem apresenta assombrosos mergulhos aéreos e contorções na rede que o mantém cativo.



Triple Trapeze
No seu trapézio triplo bem no alto, 4 jovens apresentam uma série de movimentos acrobáticos, plenos de graça e sensualidade, em perfeita sincronização.



Water Meteors
Bem por cima das próprias cabeças, 3 jovens acrobatas manuseiam cordas com bolas metálicas na ponta. Numa demonstração única de agilidade, apresentam impressionantes figuras acrobáticas.


As personagens

Icare (Ícaro)
Inocente e vulnerável, descobre-se ferido num mundo desconhecido. O seu desejo de viver e ultrapassar os seus medos, levam-no a extremos e ao inevitável renascimento.


La Promise (A Noiva)
Exótica, conquista Ícaro com a sua sensualidade. Será a sua luz-guia e Ícaro, por sua vez, o motor da sua metamorfose.



La Vigie (O Vigia)
Cientista louco e inventor de grande génio, coleccionador das memórias do mundo e intérprete de sinais, este é o homem que recebe sinais, transforma sons e adverte para acontecimentos vindouros.


Le Guide (O Guia)
Iluminado pelo sol de muitos séculos, é uma espécie de amável e frágil avô, um velho sábio cuja missão é inspirar e promover a mudança





PS: A minha personagem favorita foi, desde o início, o Ícaro e o seu número na rede. Tão angelical e gracioso!!!

2 notas celestiais

JPT disse...

É realmente excepcional, não é?
A minha personagem preferida é O Vigia. É um espectáculo memorável.

The Star disse...

JPT, tenho imenso pena que não tenham apresentado um nº que vi no YouTube e adorei. Se quiseres ver o Solo do Crutches, vê aqui: http://www.youtube.com/watch?v=aR_P8kInWEE
Fiquei de olhos em bico, ele é fantástico!!!!

2 notas celestiais