sexta-feira, março 21, 2008

O Amor nos Tempos de Cólera


Li o livro e, apesar não ter sido um livro que devorei avidamente, a história de amor que conta é das mais bonitas que já li, um amor incondicional que dura uma vida inteira. Estou a falar do livro O Amor nos Tempos de Cólera do prémio Nobel, Gabriel García Marquez.
Hoje fui ver a adaptação do livro ao cinema. A curiosidade de ver personificadas aquelas personagens que adorei conhecer por palavras, despertou-me o interesse no filme, e saber que Javier Bardem e Benjamin Bratt seriam os protagonistas só me fez apressar a minha ida ao cinema.
De um modo geral o filme comprimiu o seu objectivo, contou direitinho a história do livro, conseguindo-nos transportar para a época onde a cólera era a epidemia do momento e para aquele mundo tão fechado de Florentino Ariza.
Claro que já não existem dúvidas de que Javier é o actor revelação dos últimos tempos. Aqui vimo-lo num registo completamente diferente da sua personagem psicopata de No Country For Old Men, é um homem apaixonado a vida inteira por uma única mulher, e que lhe jura fidelidade de amor até a conseguir ter. Um amor que começa por ser correspondido, e faz dele o homem mais feliz do mundo, mas que por ter uma posição social mais modesta que a sua amada, leva a que os seus caminhos se separem durante mais de meio século. Ver Javier, um homem daquele tamanho, lindo e tão sexy, chorar lágrimas de tristeza é de cortar o coração… só por isso a sua interpretação já valia uma ida ao cinema. Depois vê-lo envelhecer, ainda que a caracterização não tenha sido das mais realistas, ver como se começava a deslocar com alguma dificuldade, foi muito interessante.
A actriz que interpretou Fermina Daza, Giovanna Mezzogiorno, era para mim uma completa desconhecida. Ela, muito linda, também correspondeu à minha idealização da sua personagem. Os seus olhos azuis muito expressivos configuraram-lhe a credibilidade esperada.
Benjamin Bratt e o seu Dr. Juvenal Urbino fez-me adorar a personagem, o que o livro não tinha conseguido fazer. Para mim esta personagem tinha sido sempre o impedimento para Florentino e Fermina serem felizes ao lado um do outro. Aqui, não sei como o Ben conseguiu que a sua personagem me conquistasse, talvez tenha sido o facto de já saber o final e o rumo da história.
Resumindo, uma linda história de amor personificada por 3 actores cheios de talento.
Só para abrir mais o apetite. O Javier mostrou aqui, mais uma vez, que tem um corpo de invejar… e mais não digo!!!

PS: Já era tempo de arranjarem um penteado mais apresentável ao Javier…

Ficha Técnica
Título: Love in Time of Cholera
Realizador: Mike Newell
Descrição: Baseado num dos livros mais aclamados de Gabriel García Marquez, "O Amor nos Tempos de Cólera" atravessa meio século da mágica e sensual Cartagena, na Colômbia, para contar a história de um homem e da paixão inabalável que o leva a esperar mais de 50 anos pelo seu verdadeiro amor. Javier Bardem, recentemente galardoado com o Óscar de melhor actor secundário, é Florentino Ariza, poeta e funcionário dos telégrafos, que descobre o amor ao ver pela primeira vez Fermina Daza. Florentino consegue despertar o coração de Fermina, escrevendo-lhe cartas apaixonadas. Mas quando o pai da jovem descobre o relacionamento jura mantê-los afastados para sempre. Fermina acaba por casar com o Dr. Juvenal e por viver alguns anos em Paris, mas Florentino nunca a esqueceu e tudo fará para recuperar a oportunidade de um dia poder amar livremente Fermina.
Actores: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, Fernanda Montenegro
Género: Drama, Romance
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 139 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7

1 nota celestial

Mary disse...

Comprei o livro recentemente e encontra-se na lista de espera para ser lido. Enquanto isso não vou ver o filme, gosto de sempre de primeiro ler o livro e só depois ver o filme.
Mas ainda bem que gostaste da adaptação, não é muito comum, falo por mim.

1 nota celestial