quarta-feira, maio 31, 2006

O sistema solar e a Via láctea


Fui alertada, e muito bem, para um erro que cometi no post anterior, quando comparei o sistema solar à Via Láctea. Como é óbvio a Via Láctea é uma galáxia na qual se insere o nosso Sistema Solar. Fica aqui a minha correcção, e para que não haja quaisquer dúvidas, fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto.

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de 200.000.000.000 (Duzentos bilhões) de estrelas (algumas estimativas apontam para o dobro, à volta de 400.000.000.000). A idade da Via Láctea está calculada entre 13 e 20 bilhões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de 14 bilhões de anos.

O sistema solar é constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos que o rodeia, em que se destacam os planetas, mas existem outros pequenos corpos tais como os planetas menores (asteróides e transneptunianos - corpos celestes compostos por rocha e gelo), cometas, os satélites naturais dos planetas até pequenos meteoros.
A designação sistema solar no sentido lato é, por vezes, usada para outros sistemas planetários em volta de outras estrelas.
Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Com o conhecimento de vários outros sistemas planetários em volta de outras estrelas que desafiam a noção clássica da formação de sistemas planetários, a formação destes é hoje tema de debate. Acredita-se que o sistema solar se tenha formado há menos de 5 mil milhões de anos a partir de uma nuvem de poeira de hidrogénio e hélio quentes conhecida como nebulosa solar. Esta nebulosa começou a aglutinar-se em corpos planetesimais com até alguns quilómetros de diâmetro que com múltiplas colisões acabaram por formar corpos maiores conhecidos como protoplanetas (condensação de matéria que constitui a fase inicial na evolução de um planeta).
Há cerca de cem milhões de anos, o Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reacções de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de colisões dantescas entre os protoplanetas.


Isto da constituição do sistema solar fez-me lembrar um livro extraordinário que li, a Conspiração de Dan Brown. Para mim, dos 4 livros publicados deste autor, é o melhor e o mais interessante. Pelo menos, não levanta polémica, já que o tema principal é a tecnologia.

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais