segunda-feira, maio 22, 2006

Diário de uma viagem I: Sábado, em Viana do Castelo


A saída de Lisboa estava marcada para as 6:30 da manhã. Levantei-me de madrugada, portanto. Foi uma longa viagem até Viana do Castelo, mas antes, ainda fiz uma curtíssima passagem por Braga (o passeio em Braga esperava-me no Domingo). Até lá chegar houve alguma chuva pelo caminho. Curioso foi entrar num túnel na A27, antigo IP9, que passa por debaixo de uma montanha, onde à entrada do túnel chovia a cântaros e quando se sai do outro lado do túnel já não chovia. A montanha pura e simplesmente, bloqueou a passagem da nuvem que trazia chuva, e do outro lado não caía água. Eheheh, achei muita piada.
Quando lá cheguei, a minha amiga L. estava a ter uma manhã muito atribulada. Fomos logo visitar um hotel lindíssimo, em frente ao mar, chamado Flor de Sal. Situa-se no Parque Empresarial da Praia Norte, uma zona onde antigamente era utilizada como despejo de lixos e resíduos. Actualmente é uma zona que se encontra totalmente remodelada, e está muito bem conseguida. Tem uma praia que no Verão é muito frequentada com objectivos terapêuticos, já que é uma praia riquíssima em lodo.
Fomos dar uma volta pela marginal da praia, que a partir desta altura começa a ter muita animação desportiva, apesar de no Sábado haver poucas pessoas por ali. Tal como já referi, o tempo não era o mais agradável. Mas apesar disso, deu para apreciar a vista. Dali conseguia ver-se o alto do monte de Santa Luzia onde se encontra edificada uma linda basílica, a qual visitámos de tarde.
Depois de um cafezinho, num restaurante ali na praia, fomos dar uma voltinha pela marginal. Vi a marina, a ponte Eiffel, que está em restauro, o navio Gil Eanes, que é também, uma Pousada da Juventude, vi, ainda, muitos jardins todos floridos.
A casa da L. foi a próxima paragem. Ela tem uma casinha super aconchegante, construída numa zona central, de onde se tem uma vista muito ampla sobre o rio.
À hora de almoço, tivemos a oportunidade de ir ao centro comercial, o Estação Viana, que fica precisamente na estação da CP de Viana. É um edifício muito invulgar, já que não tem o aspecto normal de um centro comercial. Está como que camuflado no meio dos outros edifícios, para não destoar da arquitectura dos que o rodeiam, foi inspirado na arquitectura dos Caminhos de Ferro. No recinto existe um comboio em miniatura que se passeia a toda a volta na zona comercial.
Uma vez dada uma voltinha pelas lojas e de barriguinha cheia, lá fomos nós, dar mais uma voltinha pela cidade. Desta vez subimos o monte para chegar à basílica de Santa Luzia. É uma igreja que foi construída no início do século passado e foi copiada do Sacré Couer de Monmartre, em Paris. É o Ex-libris da cidade de Viana do Castelo, e é uma visita obrigatória pela sua beleza e pela extraordinária vista que dali se pode observar sobre o estuário do rio Lima, a cidade e o mar. Segundo a minha amiga, em dias limpos (o que não era o caso), vê-se até Ponte de Lima, para o interior, Póvoa de Varzim para sul, e o monte de Santa Tecla já em Espanha, para norte. Junto à basílica encontram-se as ruínas da Citânia de Santa Luzia, a primitiva cidade de Viana. Para se chegar ao alto do monte, existe um elevador que liga a cidade à basílica, embora apenas funcione nos meses de Verão. L
Depois descemos e fomos visitar a Estação da CP, que tem uma estátua muito trabalhada em homenagem ao folclore minhoto. Seguimos por uma grande avenida que vai dar à marginal. Estacionado o carro, foi a vez de visitar o resto da cidade a pé. A câmara municipal, as igrejas típicas, as ruas estreitas e empedradas, a Sé Catedral de Viana, a Praça da República, onde ainda apanhei um bronzezinho na esplanada (o sol, entretanto, deu o ar da sua graça). Continuámos o passeio pelas ruas, e jardins, e como é óbvio, passei na pastelaria para comprar alguns doces tradicionais.
E a tarde já ia longa. O tempo passou a correr, num ápice já era hora de regressar. A despedida é sempre o que mais custa, mas tinha mesmo de ser. O melhor foi termos passado o dia juntas, e ficou prometida uma outra visita, porque fiquei com muita vontade de voltar.
A minha dormida era em Braga, por isso ainda tive de fazer uma viagenzinha, mas para quem não conhece nada por aqueles lados, ainda andei perdida pelo centro de Braga.
A casa onde fiquei, apesar de ser pequena, é muito simpática. Tem uma vista bonita, mas actualmente está bloqueada por uns novos edifícios construídos ali em frente. Mas mesmo, assim, dá para ser uma pontinha dos Bom Jesus e da igreja do Sameiro, que à noite fica toda iluminada.
Ali no Norte, parece que está sempre tudo em festa. Mesmo sendo proibido o lançamento de fogo de artifício, ali ninguém estava preocupado com isso. :P
O dia tinha sido muito cansativo, mal cheguei à cama, apaguei completamente. Era o descanso merecido do guerreiro.

Aqui ficam algumas fotos da cidade deslumbrante que é Viana do Castelo.

Praia do Norte


Praia do Norte - Pontão


Santa Luzia da Praia do Norte


Basílica de Santa Luzia


Rio Lima visto de Santa Luzia


Praia da Amorosa de Santa Luzia


Rio Lima visto de Santa Luzia


Estação de comboios


Avenida dos Combatentes


Ruas típicas


Praça da República


Fonte da Praça da República


Sé Catedral

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais