sábado, novembro 22, 2008

Body of Lies em antestreia


Só me apetece dizer: “This movie is so f****** great”!!!!!!!
Bolas, há já algum tempo que não via um filme em antestreia que adorasse tanto como este Body of Lies (O Corpo da Mentira). Pronto ok, é do Ridley Scott, tem o Rossell Crowe, mas tem um grande senão, o Leonardo DiCaprio. E aqui sim, eu vi um DiCaprio a ser o actor que sempre esperei que ele fosse. Aqui sim, fez um papel de homenzinho.
Baseado no livro do jornalista do Washington Post, David Ignatius, especializado no Médio Oriente, Body of Lies fala-nos de Roger Ferris (Leonardo DiCaprio), um agente sob disfarce da CIA no Médio Oriente, que se propõe desmantelar uma rede terrorista que ataca a partir da Jordânia. O seu trabalho, que o obriga a adoptar múltiplas personalidades e inclusive a falar árabe, leva-o a vários pontos do globo, e é coordenado pelo agente da CIA Ed Hoffman (Russel Crowe). Conta ainda com a ajuda do chefe da inteligência jordana (Mark Strong), com o qual formou uma aliança muito interessante.
Neste filme tudo, ou quase tudo, é deveras interessante. Começando pelas personagens. Leonardo DiCaprio está muitíssimo bem. Num papel que faz lembrar muito o que interpretou em O Diamante de Sangue (ok, nesse ele não era tão eticamente correcto), conseguiu-me verdadeiramente convencer. Agora sim, está feito um actor, um excelente actor aliás. Cresceu, não só em termos interpretativos como em aparência. Aquela carinha de menino rebelde começa a ser substituída por uma de homenzinho mais ou menos bem parecido. Mas é como um grande actor que começo a vê-lo.
Quanto a Russell Crowe já sabemos que qualquer interpretação sua só poderá ser um sucesso. Aqui num papel que poderá não exigir muito dele, mas que não é por isso não nos deixa de impressionar.
Agora o que quero realmente destacar é o papel e consequentemente a interpretação de Mark Strong. Não só o seu papel foi para mim o mais marcante de todas as personagens, como achei que ele estava um autêntico charme. Fez um líder muito sexy e muito possante, com uma personalidade muito forte que me conquistou desde logo. A sua personagem só pecou uma coisa, não aparecer com tanta frequência em cena como eu gostaria.
Até o interesse amoroso da personagem do DiCaprio, interpretada por Golshifteh Farahani, esteve muito bem. É uma personagem que dá ainda mais credibilidade ao argumento e ao mesmo tempo ainda embeleza o elenco.
Os cenários, apesar de na maioria serem áridos, são sempre muito variados. Até uma passagem pelo Dubai tivemos o prazer de ver.
Li algures que este filme tem uma das cenas de tortura mais bem conseguidas dos últimos tempos. Lá que é violenta, isso é. Dá vontade de nem olhar para o ecrã, com tanta impressão que mete. Mas que está muito bem, isso está!
O argumento está muito bem escrito, cheio de passagens interessantes, com muitos twists e uma história que nos deixa a pensar sobre a complicada situação no Médio Oriente. O filme conseguiu-me surpreender pela positiva. Até quando pensava que se estava a tornar algo cliché, temos um twist que me deixou de boca aberta.
Não deixem de ver, pois é um excelente filme.

Ficha Técnica
Título português: O Corpo da Mentira
Título original: Body of Lies
Realizador: Ridley Scott
Descrição: Ex-jornalista ferido na Guerra do Iraque, Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) é recrutado pela CIA para descobrir um líder terrorista que opera na Jordânia. Para se infiltrar na rede, Ferris tem de conquistar os apoios do agente veterano da CIA Ed Hoffman (Russel Crowe) e do chefe das Informações da Jordânia, que pode não ser tão honesto quanto parece. Será que Ferris pode confiar plenamente nos seus aliados sem pôr em risco toda a operação e a sua própria vida?
Actores: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong
Género: Drama, Acção
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 128 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 9


Body of Lies trailer

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais