domingo, janeiro 21, 2007

Lisboa e o Tejo vistos do Cristo Rei


Depois de no fim-de-semana passado ter visitado pela 1ª vez o Cristo Rei, de ontem ter ido ao cinema ver um filme espectacular, Assalto e Intromissão e ter passado o resto da tarde nas compras, hoje foi a vez de passear mais uma vez por Sintra. Visitei o Parque de Monserrate, cujos jardins são lindíssimos e riquíssimos em vegetação. O Palácio recentemente restaurado também é de uma beleza rara.
Mas isto ficará para outras núpcias. Hoje vou somente focar-me na visita ao Cristo Rei.

Há imensos anos que tinha um desejo enorme de ir ao Cristo Rei e subir até lá acima. Já lá tinha estado no sopé há alguns anos, mas nesse dia estava fechado ao público, e infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo.
No fim-de-semana passado, finalmente fui a Almada para visitar aquele monumento tão emblemático.
Nem parece que vivo tão próximo do Cristo Rei, pois esperei 28 anos para o visitar. O mais incrível, é que durante o Verão quando vou à praia na Costa da Caparica, lhe passo mesmo por baixo e nunca lá tinha ido…
O monumento é gigantesco. Visto cá de baixo e olhando para cima, até dá vertigens.
Há que dizer, vale a pena uma visita.
As fotos falam por si…



Alguns dados sobre o monumento:
Inaugurado em 17 de Maio de 1959

Monte
Acima do nível do Tejo – 113 m

Monumento
Altura – 110,60 m
Profundidade da Sapata – 14 m
Conjunto construído em betão armado – 20.000 m3 de volume
Peso total da construção – 40.000 toneladas
Base – 25 x 25 m
Pedestal – 82 m
Altura da Imagem – 28 m
Distância mínima de visibilidade – 20 Km

Pormenores da imagem
Altura da Cabeça – 4,05 m
Coração – 1,89 m
Braços – 10 m
Manga (alt.) – 5 m

Autores do projecto
Arquitecto: António Lino
Engenheiro: D. Francisco de Mello e Castro
Escultores: Mestre Francisco Franco (Imagem de Cristo-Rei), Mestre Leopoldo de Almeida (Imagem de Nª Senhora de Fátima, capela)

8 notas celestiais

GK disse...

Estás a fazer-me inveja com essas actividades todas! A minha vidinha anda tãooooooo monótona...... :(

luis valadas disse...

Eu nunca visitei o Cristo-Rei mas também já passei por lá umas quantas vezes...Deve ter uma vista espectacular...Deixo-te eu agora aqui uma sugestão:se tiveres oportunidade vai visitar o Aqueduto das Águas Livres que além de também ter uma vista fenomenal merece bem a pena...beijinho e boa semana...

Šaяa disse...

Eu, como tu ja por la passei tantas vezes e penso sempre tenho de la ir subir que deve ser giro :) mas tambem nunca fui! Ehehehe

Margarida disse...

estive lá este domingo :)
a vista é magnifica.

kiss

The Star disse...

GK, estás à espera de quê para passeares por aí fora?!? Coimbra é lindíssima, pelo que bem podes aproveitar o teu tempo.
Eu como passo os dias inteiros fechada num escritório, até às quinhentas, tenho de sair no fds, para espairecer.
É o que me tem valido!!!!

Luís, o Aqueduto está aberto ao público? Nem sabia, e sou eu uma alfacinha de gema!! :P
Bem, andei a pesquisar, e o Aqueduto só está aberto entre Abril e Novembro.
Vou já marcar uma visita na minha agenda. Muito obrigado pela tua sugestão!! :D

Sara, acontece a todos. Quanto mais próximo vivemos dos monumentos, pior!! Achamos sempre que quando quisermos vamos lá visitá-los, mas depois nunca surge a oportunidade!! :P
Eu que sou da Amadora, nunca visitei o Palácio Nacional de Queluz. Moro mesmo aqui ao lado e nunca lá fui.
Mas na Primavera já tenho uma visita marcada.

margarida, foste lá? BOA!!
Sim, tens razão, tem uma vista esplêndida.
Eu adoro a ponte 25 de Abril vista de Belém, não sei porquê adoro mesmo a ponte. Mas vista do Cristo Rei é muito mais fascinante.

Beijinhos a todos.

Brottas disse...

ja la fui em puto... mas agora fiquei com inveja tenho de la ir em breve e duplicar umas fotos tuas... lol

João Silva disse...

Ainda não fui ao Cristo Rei!!! Já lá passei ao lado várias vezes mas ainda não calhou parar. Mas pelas fotos que aqui tens da próxima vez vou mesmo lá!

The Star disse...

Sim, brottas, depois quando duplicares as minhas fotos, publica-as, naquela forma tão original que só tu sabes brincar com as fotos. ;)
Ainda mais se adquirires aquela máquina que tens em vista, tens de aproveitar para tirar umas fotos d'arrasar!!!

joão, tens de visitar aquele local. Se não tiveres disposto a largar alguns euros para subir ao Cristo Rei, a vista cá de baixo é igualmente fantástica.
O Tejo e a ponte são um cenário lindíssimo.

8 notas celestiais