domingo, julho 20, 2008

Antecipação de The Dark Knight – O novo Batman


Se o Wall-E me desperta uma curiosidade imensa, o novo filme do Batman não se fica nada atrás.
O Batman Begins foi uma agradável surpresa. Não é que não gostasse dos anteriores (o Batman é dos meus super-heróis favoritos), mas o Batman de Christian Bale supera largamente o do Michael Keaton, do Val Kilmer e até mesmo o do George Clooney. Claro que o argumento mais realista e cru ajudam o conjunto, onde personagens, história, fotografia e realização casaram em grande harmonia.
The Dark Knight ainda nem estreou por cá, mas é um dos filmes mais falados nas nossas praças. A morte de Heath Ledger ainda está muito “fresca” nas nossas memórias e vê-lo no seu último grande papel será um marco que levará muito boa gente à sala de cinema. Eu confesso que me vai fazer alguma confusão vê-lo no grande ecrã, mas ao mesmo tempo estou expectante com o seu papel.
Os seus colegas de elenco, Gary Oldman e Aaron Eckhart, já manifestaram a sua vontade de ver Heath ser nomeado para um Oscar pelo seu papel como Joker. Papel ao qual ele se entregou de corpo e alma, de tal forma que existem rumores que isso o havia afectado psicologicamente.
O filme já estreou um pouco pelo mundo fora, e em 3 dias de exibição é já um caso raro de sucesso. A crítica é quase unânime em classificar o filme como sendo de excelente qualidade.
Para matar alguma curiosidade, vou deixar aqui os primeiros 6 minutos do filme. Podem ver à vontade, sem spoilers. Eu que sou anti-spoiler, estes minutinhos só me conseguiram aguçar mais a curiosidade, se é que isso é possível.


13 notas celestiais

Last Man Standing disse...

Na realidade já existe um Joker, ou seja, o mítico Jack Nicholson que faz uma interpretação imbatível do nemesis do cavaleiro das trevas. Vai ser difícil superar esta interpretação e duvido que ocorra nesta nova sequela. No entanto, é com alguma tristeza que tenho acompanhado estes filmes e reparo na abordagem super comercial deste personagem que tornam os filmes algo insípidos e como tal, uma abordagem mais "crua" do filme pode mudar o rumo dos acontecimentos. O Cristian Bale não é a melhor opção mas na realidade também não existem muitas possibilidades no mercado, mas quem sabe, talvez o filme venha a surpreender. Espero que sim.

João o Protestante disse...

o batman é uma série de culto...e ao contrário de muitos (muitas no caso) que gostam dos kilmer dos clooney etc eu gostei do batman do keaton que é o patinho feio dos actores que fizeram o batman mas o filme dele foi para mim dos melhores

JPT disse...

Eu voto sinceramente no Bale e com o Gary Oldman promete ser um filme memorável. Assim que o vires, dá feedback.
Claro que o sucesso do filme poderá estar directamente ligado, como dizes, ao facto de contar com o Ledger. De qualquer forma, temos que tirar as dúvidas...

Flávio Gonçalves disse...

Eu escrevi sobre este filme no meu blog, vou vê-lo hoje, e acho que vou sinceramente adorar, a abordagem comercial não quer necessariamente significar um mau resultado a nível de qualidade... este até que pode ser um excelente, a ler pelas críticas que dão em média entre 8 e 10 em 10.

Šaяa disse...

Eu bem queria mas não consigo ver o video :(
Fica a carregar e não faz nada :(

Last Man Standing disse...

É verdade que um filme pode ser comercial e de boa qualidade mas a ideia subjacente nunca é essa. Isto é, existem filmes comerciais como alguns do "Batman" que simplesmente não funcionam em termos de resultado final embora o "embrulho" agrade a muitos isso não obriga necessariamente a aceitação de "poucos". Um exemplo simples é a introdução de muitos efeitos especiais e muito show off não tornam actores como Orlando Bloom num bom actor (caso não tenham reparado ele apenas faz de ferreiro ou de arqueiro em termos de construção de personagens he,he) Mas compreendo na perfeição a abordagem do Flávio Gonçalves e espero que gostes do filme e fico aguardar pela tua crítica cinematográfica.

Fiquem bem! PEACE!

GK disse...

Também TENHO de ver esse. E talvez chorar um pouco pelo Heath... Finalmente...
:(

GK disse...

Quem é o Last Man Standing que comentou o teu post...???
Fiquei curiosa...

The Star disse...

Last Man Standing, sê bem-vindo aqui ao blog. Vejo que és uma pessoa que sabe defender muito bem a sua perspectiva. E aqui respeitamos todas as opiniões. ;)
Em parte concordo contigo, na medida em que dizes que os efeitos especiais não tornam uma personagem ou um actor interessante. No entanto, existem filmes, ditos comerciais, que são de excelente qualidade… apesar de nunca se conseguir agradar a gregos e a troianos. A qualidade de um filme, é também muitas vezes algo subjectivo, e estar relacionado com os nossos gostos pessoais.
Por exemplo, existe um filme que está muito bem cotado no IMDB, no entanto, eu sou das poucas pessoas que não acha o filme bom, não gostei dele, nem sequer acho que tenha qualidade suficiente para estar nos lugares cimeiros de uma votação. Ao passo que existem outros filmes, que apesar de eu não ter gostado, sei reconhecer a sua excelente qualidade.
E para mim (lá está a subjectividade), o Christian Bale é o melhor Batman, até agora. Estou na esperança que o Ledger também supere o Joker de Nicholson. ;)
Já agora, queres responder à GK, e dizer-nos quem és, como aqui chegaste?


João, eu adoro o Clooney, mas reconheço que o Batman dele e do Kilmer foram os menos bem conseguidos. Sou fã do Tim Burton, por isso só poderia gostar dos filmes dele e das suas personagens. No entanto, na minha singela opinião, não há Batman melhor que o Bale (até agora, claro!). O Christopher Nolan conseguiu ressuscitar esta personagem, que é o meu super-herói favorito, ou pelo menos, está entre os favoritos.


JPT, muito se tem especulado acerca do mediatismo do filme: que se têm aproveitado da morte de Ledger para o promoverem, que as pessoas só estão interessadas no filme por ter sido o seu último filme completo em vida, etc, etc. O que é certo é que as expectativas continuam a ser superadas e as pessoas adoram o filme e existem muito boas críticas. Se o filme não correspondesse em qualidade, não seria a morte de um dos actores que o tornaria num bom filme.


Então, Flávio, gostaste do filme? Confesso que ainda não li o que escreveste, mas como ando a evitar ler mais coisas sobre o filme para não me spoilar, só vou ler o teu blog depois de ver o filme, que espero seja amanhã. ;)


Sara, o vídeo tinha sido removido. Agora já está ok. ;)


Pois é, GK, a mim também me irá fazer uma enorme confusão ver o Heath. Mas tenho tanta curiosidade para ver o seu Joker!!!!
Já pedi ao Last Man Standing para se apresentar. “Cheira-me” que chegou aqui pelo fórum dos Bon Jovi, eheheh.

Last Man Standing disse...

Olá STAR! A minha apresentação é modesta pois de palavras sou pobre e de sentimentos reduzido à minha timidez que me impede revelar o âmago da minha alma numa língua de poetas como a nossa. Sou amigo do JPT (assim espero que ele seja meu...sometimes ;) e tive curiosidade em descobrir o teu site após ler um dos teus posts. Gosto do teu blogue pois abordas um dos meus temas preferidos: 7ª Arte. Vou ser um frequentador do teu blogue embora não aprecie os álbuns do Bon Jovi. Fica bem! PEACE!

The Star disse...

Last Man Standing, obrigada pela tua apresentação. Enganaste-me bem, como o teu "nome" encaixa mesmo no título de uma das músicas dos Bon Jovi, pensei que pertencesses a alguma comunidade de fãs. My mistake. ;)
Estou a ver que o JPT tem amigos muito interessantes, entre os quais tu te encontras. Devo dizer que gosto muito de ler os teus comentários e que, apesar da tua timidez (a qual ainda não tinha notado), consegues transmitir a tua mensagem de forma muito clara e precisa.
Obrigada pelas referências ao meu blog. Finalmente, descobri o teu blog, não tive foi tempo de comentar, mas vou fazê-lo, com toda a certeza.
A 7ª arte é mesmo um interesse que temos em comum.
Volta sempre, que és muito bem vindo. :)

JPT disse...

vou ver hoje o filme. bjos

JPT disse...

Já vi. eu e a minha cara metade chegámos agora a casa, directamente do Oeiras Parque. Muito bom. Mesmo com uma ou outra falha, gostámos imenso. Realmente o Ledger está muito bem. Recomendo.

13 notas celestiais