sábado, dezembro 15, 2007

A Bússola Dourada


Com um elenco que me agrada particularmente, A Bússola Dourada, desde o início me despertou interesse, apesar de ser um género de filme que antigamente não me fazia ir à sala de cinema. O Lord of the Rings fez-me mudar de opinião e hoje em dia o cinema de efeitos especiais fantásticos já me consegue prender a atenção.
Não sendo o filme fabuloso que poderia estar à espera, até porque o desfecho soube-me a pouco, é um bom filme para se ver entre a família.
A actriz principal, uma menina de 13 anos, e um urso polar são os reis da história. Ela, interpretada pela desconhecida Dakota Blue Richards e ele, um urso polar digital, cuja voz é a do Ian McKellen, formam uma dupla muito convincente.
A Nicole Kidman, sempre resplandecente, continua no seu auge. Interpreta uma figura fria e má, a qual pensei que nunca conseguisse encarnar da forma como o fez, por ser sempre uma mulher tão doce.
O Daniel Craig poderia ter um papel mais activo, isso desiludiu-me um pouco.
A Eva Green num papel, muito pequeno, de uma bruxa boa (em todos os sentidos, como referiu a minha companhia masculina), também, poderia ter convencido mais, mas ainda assim a sua modesta presença revela algo que se poderá vir a passar no futuro.
Este filme parece-me ser o 1º filme de uma trilogia, ou pelo menos o início de uma história que deverá ter uma continuação.
Os efeitos especiais estão muito reais, salvo raras excepções. As paisagens geladas do “Norte” estão deslumbrantes.
Li numa entrevista da Dakota que, para ela, as filmagens foram muito chatas, pois passou o tempo num estúdio com um fundo verde. Mesmo numa cena em que ela viaja numa carruagem muito bonita, ela sentou-se num caixote onde nem janelas tinha.
A banda sonora não me impressionou como num filme deste calibre é suposto, talvez por ter a Kate Bush como intérprete.
A história é muito interessante. É passada num universo paralelo ao nosso, onde cada povo tem um nome e uma vivência distinta. As pessoas têm um corpo e uma alma que vive fora desse corpo sob forma de animal, são os seus demónios. Depois existe o objecto de todos os desejos, a bússola dourada, que… Não vou contar, há que ir ver, para saber o resto.


The Golden Compass Trailer

Ficha Técnica
Título Original: The Golden Compass
Título Português: A Bússola Dourada
Realizador: Chris Weitz
Descrição: Lyra é uma menina órfã, de 12 anos, que parte numa viagem extraordinária para encontrar e salvar o seu melhor amigo Roger. Lyra prometeu encontrá-lo nem que para isso tenha de ir até ao fim do mundo. Mas não é só Roger que está em perigo. Várias crianças desapareceram e corre o boato que estão a ser levadas para uma agência experimental algures no Norte onde serão vítimas de abomináveis experiências.
Baseado no galardoado livro de Philip Pullman, "A Bússola Dourada" é uma aventura que decorre num fantástico mundo paralelo.
Actores: Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards, Ian McKellen, ~Sam Elliot, Eva Green, Christopher Lee
Género: Aventura, Fantasia
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 113 minutos
Classificação: Maiores de 6 Anos
Classificação (de 0 a 10): 8

1 nota celestial

O Profeta disse...

Convido-te a sentir a magia da minha Errante Nota

Oceano de mil contradições
Amar é uma batalha da emoção
Roubada ao sortilégio do vento
No gesto mágico de uma mão

Boa semana

1 nota celestial