domingo, fevereiro 25, 2007

Blood Diamond no dia dos Óscares


Em dia de Óscares, só podia ter ido ao cinema. Óbvio!!!
Fui ver o Blood Diamond, que não sendo o meu género de filme, com um actor que não me agrada nada, fui extraordinariamente surpreendida por aquilo que vi.
O que é que eu esperava deste filme? Verdadeiramente? Não tinha grandes expectativas. Talvez por isso, fui tão agradavelmente maravilhada.
O filme é um retrato muito fiel de um mundo castigado por guerras de interesses, de fome, de ruína, de angústia. É o retrato fiel de África.
Um mundo carregado de violência. Um mundo corrupto. Um mundo onde crianças matam inocentes e onde inocentes e crianças são torturados. Um mundo onde irmãos de sangue se revoltam uns contra os outros e que são capazes de se matar. Para quê afinal?
Poderá todo o dinheiro do mundo substituir os que nos são queridos? Poderá a ganância ser maior do que a vontade de viver?
Blood Diamond é um filme incrivelmente realista, reproduzindo todas estas disputas em África.
O Leonardo DiCaprio tem aqui o papel da sua vida. Pela primeira vez na sua carreira como actor, teve aqui (na minha opinião) uma interpretação exemplar, 5 estrelas. Nunca o considerei um actor “por aí além”, mas desta vez, “dou o braço a torcer”.
E quanto ao Djimon Hounsou nem tenho palavras para o elogiar. Aquele homem fez-me chorar, e fez-me acreditar que ainda existem pessoas que podem fazer a diferença. Só faltou no final do filme eu aplaudi-lo de pé. Vontade não me faltou… Vou fazer figas para que estes 2 senhores conquistem hoje as 2 estatuetas de ouro. ;)
A fotografia, também, está bastante boa, captando bem a magia cinematográfica de África. A banda sonora, também, não podia ser mais adequada.
Tudo isto num filme, fabuloso. Uma pura reflexão sobre a vida, e a existência humana.
Como pode uma pedra ser considerada preciosa, se o que temos de mais precioso são aqueles que amamos?

6 notas celestiais

Flávio Gonçalves disse...

Não podia estar mais de acordo... pena que não tenha ganho o óscar de melhor filme, nem de melhor actor secundário e principal. Djimon Hounsou esteve fabuloso!

Um must para todos os que gostam de bons filmes.

Beijinhos

Mary disse...

Eu ainda não vi mas já queria ver e agora a vontade aumentou.
Também não sou fã do Leonardo nunca vi um filme em que ele me tenha enchido os olhos com talento, mas nunca é tarde para me surpreender.
Não percebo porque nem esteve nomeado para melhor filme!

GrandesMares disse...

Ainda não tive previlégio de ver o filme mas já ouvi imenças criticas sobre ele e todas bastante positivas.
Pode se que seja uma boa sugestão para próximo fim de semana.
Boa semana para ti...
Beijos e boas mares

João Silva disse...

Que se passa com o teu blg? será do meu PC ou tens a configuração do texto toda marada???

eheheh assim é um "pincel" ler os posts!

GK disse...

O Leo está crescido... Acho que daqui para a frente já não é apenas um "menino bonito"...
O filme é muito bom, como aliás muitos filmes este ano. Foi um ano e pêras! Muito "cinema com consciência"!
Eu, pessoalmente, estava a torcer por " A Rainha" e "Os Filhos dos Homens" (que não teve justiça nas nomeações! É uma filme brutal!). Mas "Babel", " An Unconvinient Truth", etc, etc, etc também são muito bons! Só "cólidade" este ano! Infelizmente não vi o "The Departed"!!! Ora, bolas!!! :(

The Star disse...

Concordo contigo, Flávio. Penso que este filme devia ter recebido mais nomeações e alguns oscars. Pelo menos o de melhor actor secundário era mais do que merecido.

Eheheh, Mary, és das minhas. Eu sempre tive uma animosidade em relação ao Leonardo, e só existem 2 filmes que o achei um melhor actor, no Aviador e neste Blood Diamond.

Vai ver o filme, GrandesMares, não te vais arrepender. Não sendo sequer o meu género de filme, adorei-o.

João, penso que foste só tu a ter problemas com os acentos. Já consegues ler tudo direitinho?

GK, dizes que o Leonardo já não é apenas um menino bonito? Desde quando é que ele foi um menino bonito? Fui mazinha!!! :p
Menino ainda o é. Essa é uma das suas características que não gosto nele, continua a ter cara de puto, e depois as suas interpretações não me fazem abstrair disso, salvo raras excepções (esta foi uma delas).
Quanto ao Filhos do Homem não podia estar mais de acordo contigo. Foi dos melhores filmes que vi o ano passado, e parece que ninguém lhe deu o devido valor. Será que estão todos com a cabeça enfiada na terra?
Se não viste o The Departed, na minha modesta opinião, não perdeste nada de extraordinário.

6 notas celestiais