quarta-feira, junho 21, 2006

Mais uma vitória (Portugal 2 – 1 México) e o Verão já chegou


O dia, hoje já foi melhorzinho que ontem. Bem, pelo menos já tenho um tempinho para me dedicar aqui ao meu cantinho… as respostas aos vossos comentários é que vão ter esperar. Sinto-me cansada psicologicamente. Nem sei como vai sair este post. Por isso, desculpem lá qualquer coisinha.
Só quero mesmo é felicitar a nossa Selecção pela sua 3ª vitória consecutiva no mundial. Entrámos mais uma vez a matar, e o Maniche deu-nos o 1º golo da partida, o Simão de penalty marcou o 2º. Pena mesmo, foi o México ter conseguido ainda marcar 1 golo, já que o Ricardo era, antes deste golo, um dos poucos guarda-redes sem sofrer 1 único golo. Confesso, que nunca fui muito “à bola” (era um trocadilho!! :P) com ele, mas hoje acho que fez um belíssimo jogo. Sim, acho, porque só consegui ouvir o relato pelo telemóvel, já que a net ou estava entupida, ou tiraram-nos, mesmo, o acesso às rádios online. :S
O nosso próximo adversário é a Holanda. Sou simpatizante da selecção holandesa, a Laranja Mecânica. Gosto, principalmente do Ruud van Nistelrooy e do Edgar Davids. Mas é pena, porque vamos ter de os eliminar da competição, nada que não tenhamos conseguido há 2 anos. Em 10 jogos que nos confrontámos com a Holanda, só perdemos 1. É um bom prenúncio.

E para melhorar tudo, o Verão já começou. Hoje foi o maior dia do ano, ou seja, houve mais horas de dia do que de noite, tivemos 15 horas de sol. :D
Para quem não sabe, isto chama-se o solstício de Verão. Mas a wikipédia, explica melhor esta coisa dos solstícios e os equinócios.
O Solstício
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador. Os solstícios ocorrem 2 vezes por ano: a 21 ou 22 de Dezembro e a 21 ou 22 de Junho. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações num dia.
No hemisfério Sul, o de Dezembro é o solstício de verão e o de Junho é o solstício de Inverno. O oposto acontece no hemisfério Norte.
in Wikipedia

O Equinócio
O equinócio é definido como um dos 2 momentos em que o Sol, na sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as 2 ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.
O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março (nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa), e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro.
in Wikipedia
PS: Já agora, só para esclarecer o post anterior. Infelizmente, as noitada de ontem foi a trabalhar. Tive de desenvolver um relatório que tinha de ficar pronto ontem, que só hoje ficou definitivamente pronto. Vida de pobre, é assim!!! :S

4 notas celestiais

Borboleta disse...

Por aqui está muito calor! Muito!

:) Beijinhos

João Silva disse...

"Já agora. só para esclarecer o post anterior."
Ninguem disse que tipo de noitada tinhas feito...
PS: Eu ultimamente tenho acertado o sono...todos os dias a entrar ás 8 e meia não dá para grandes avarias! (vida de pobre, é assim!!!) eheh
PS: Muitas da minhas noitadas também foram forçadas pelo trabalho. Percebido srª The(irritadiça)Star??? :)

The Star disse...

Borboleta, aqui por cima, hoje também, já esteve calorzinho. Espero que se mantenha assim até ao fds. Já que não consegui ir à praia nas férias, tenho de aproveitar os fds.

João, espero que não tenhas levado a mal o meu comentário. Era mesmo só para me meter contigo e era, também, um desabafo, porque o que me deixa mesmo "irritadiça" é o facto de não conseguir evitar estas noitadas.
O teu bom humor, esse nunca me irrita, só me dá, ainda, mais ânimo para continuar a blogar cada vez mais.
E podemos ser pobres, mas de espírito somos muito ricos. Ainda bem que temos acesso a estas novas tecnologias, e podemos partilhar estes nossos pensamentos com os outros.

Beijinhos grandes aos 2.

João Silva disse...

Não fiquei nada xateado...eu? jamais!
O prazer da partilha de experiencias e troca de "bacoradas" é mútuo e agradeço pela simpatia e "fairplay" que tens tido com as minhas brincadeiras!
És (entre outros de grande qualidade), titular indiscutivel na minha seleção de bloogers!
bj grande pra ti tb!

4 notas celestiais