sábado, junho 17, 2006

Já estamos nos oitavos de final: Portugal 2 – 0 Irão


E os nervos passaram todos… claro que durante o jogo continuaram à flor da pele, mas com o jogão que fizemos, eram desnecessários. Quer dizer, só acalmaram mesmo depois do penalty marcado pelo Cristiano Ronaldo, que nos garantiu o 2-0 e a passagem à fase seguinte.
Portugal só tinha conseguido passar a 1ª fase há 40 anos atrás e por uma única vez. Nessa altura, após ter chegado às meias-finais, foi derrotado pela Inglaterra (eu não me lembro, mas disseram-me que fomos roubados nesse jogo! :P).
Neste mundial, Portugal é a 6ª selecção a garantir a presença nos oitavos logo na 2ª jornada do grupo, juntando-se à Holanda, Argentina, Alemanha, Equador e Inglaterra, enquanto de fora estão já Irão, Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim, Polónia, Paraguai e Costa Rica.
Portugal e a outra equipa apurada do grupo (a definir entre Angola e México) irão jogar nos oitavos de final do Mundial com os 1º’s do grupo C, Argentina ou Holanda.
Mas hoje, sim. Fizemos um jogo de grande qualidade. Eu posso não perceber “peva” de futebol, mas para mim o melhor jogador em campo foi mesmo o Figo, que está no seu melhor. Ele aparece em quase todas as jogadas de grande perigo e no grande golo (eu chamava-lhe “tiro” ou “bomba”) de Deco. Pena não ter marcado golos, mas ele foi tão marcado e ainda assim conseguiu fazer um jogo exemplar. É de mestre!!
O próximo jogo contra o México, apenas servirá para definir o 1º lugar no grupo e para apurar a 2ª equipa a passar aos oitavos de final. A Portugal basta um empate para garantir o 1º lugar do grupo. Ou seja, vai ser mais um jogo de treino do que outra coisa.
Pena mesmo, é o próximo jogo ser em dia de semana e a meio da tarde. Lá vamos ter de assistir via net. :P

Aqui ficam alguns dos grandes momentos do jogo.







Sem notas celestiais

Sem notas celestiais