terça-feira, janeiro 17, 2006

Um Livro Cativante

Neste fim-de-semana terminei de ler mais um livro de um dos meus autores preferido, Harlan Coben.
Este escritor foi-me "apresentado" por uma grande amiga minha e com ele (autor) descobri um novo e desconhecido género literário, os policiais. Sempre fui mais adepta dos romances, mas o 1º livro que li deste autor (Na Pista de Um Rapto) fez-me mudar as preferências literárias. Hoje em dia gosto de alternar entre um bom romance e um policial cheio de suspense e acção.
O livro que agora terminei tem como título “Desaparecido para Sempre”, que no original tem o nome de “Gone For Good” (finalmente uma tradução bem conseguida!!!).

Aqui fica um resumo retirado da contracapa do livro:
““Onze anos atrás, a 17 de Outubro, na pequena cidade de Livingston, Nova Jérsia, o meu irmão Ken Klein, então com vinte e quatro anos, violou brutalmente e estrangulou a nossa vizinha Julie Miller. Na cave dela.” Esta é, pelo menos, a versão oficial da Polícia, mas nem Will, irmão de Ken, nem os seus pais jamais duvidaram da sua inocência. Onze anos passaram e nunca mais se soube do paradeiro de Ken, até ao dia em que se descobre que ele está, afinal, vivo. A partir daqui, o medo e a inquietude começam a dominar a vida de Will e isto será apenas o início do desencadear de novos e perturbadores acontecimentos… Histórias interligadas, informações surpreendentes e personagens misteriosas constituem o mote deste thriller intenso, cujo suspense aumenta vorazmente ao virar de cada página. Um livro excepcional, capaz de despertar verdadeiras emoções em todos os amantes deste género literário.”

O autor (longe de ser um Dan Brown) consegue, a cada página, ir levantando um pouco o véu acerca do enredo. No entanto, cada final é sempre surpreendente. Quando tudo parece estar esclarecido as últimas páginas são as mais reveladoras e deixam-nos surpreendidos. Este autor tem este dom, prende-nos até à última página. O final está muito bem conseguido.
É um livro a actualizar na minha lista de preferências.
Agora vou estar atenta à próxima edição portuguesa do Harlan, assim como espero que o Nicholas Sparks não demore muito a editar o seu próximo livro. Já agora, se não for pedir muito, também gostava que traduzissem o “Digital Fortress” do Dan Brown (tenho de pensar seriamente em começar a ler em Inglês!!!).

Ficha Técnica
Título: Desaparecido para Sempre
Original: Gone For Good
Autor: Harlan Coben
Data de leitura: Dezembro de 2005 e Janeiro de 2006
Personagens: Will Klein irmão de Ken Klein, que é procurado desde há 11 anos pelo assassínio de Julie Miller, antiga namorada de Will. Sheila Rogers, actual namorada de Will e Squares são as pessoas que apoiam Will. Depois da morte da mãe, Sunny, Will embarca, com a ajuda de Katty Miller (irmã de Julie) numa busca pela verdade: saber se o irmão está vivo e o fazia ele em casa de Julie na noite do seu assassinato.
Género: Policial, mistério, suspense, thriller
Classificação (de 0 a 10): 8

2 notas celestiais

Anónimo disse...

Joao
Hallo, aprecio bastante a forma utilizada na tua descríçao sobre o livro, mais do que me iria gostar esse tipo de literatura entre um policial e um romance, decididamente um romance, admito que nunca li um policial, bem na verdade talvez Patricia Higsmith tenha algo que ver, no meu ver talvez a unica que o consegue fazer de forma interessante, assim que aqui vai a minha nota mais para o q escreveste um 10....jejejje
beijos

The Star disse...

Obrigada, João, és sempre um querido nos teus comentários. Mas agora 10 para o meu post, não será um exagero?
Tenho de ver se leio um livro dessa autora que tu disseste, não conhecia.
Agora passei para o romance, "Qualquer Coisa de Bom" da Sveva Casati Modignani. Já tinha lido o "Baunilha e Chocolate" e adorei. Este, e ainda estou no início, também estou a gostar muito.
Bejos (será que é assim que se escreve em espanhol??) :P

2 notas celestiais