terça-feira, fevereiro 14, 2006

Uma estrela como EU – a Alpha Centauri


Como “estrela” que sou, uma pesquisa na net levou-me a um artigo muito interessante sobre a estrela mais brilhante da constelação Centauro, a Alpha Centauri. A constelação Centauro ou Centauri situa-se a sul e só é visível no hemisfério sul, tem o nome vulgar de Cruzeiro do Sul. A Alpha Centauri é a estrela equivalente no hemisfério norte à estrela Polar. Enquanto a estrela Polar se encontra na cauda da Ursa Maior, indicando assim o ponto cardial Norte, a Alpha Centauri fica na cauda do Cruzeiro do Sul e aponta para Sul.
Esta estrela é 4ª mais brilhante no céu durante a noite e a estrela mais próxima do nosso sistema solar, para além do nosso Sol.
Aliás esta estrela é muito similar ao sol, dizem os cientistas. Talvez por esse motivo, esta estrela tem sido muito referenciada em histórias de ficção científica, desde livros, a jogos de computador, filmes, séries de TV, etc.

Aqui fica uma foto lindíssima desta brilhante estrela, tirada a 13 de Julho de 2005 por um potente telescópio.

1 nota celestial

Priscila Vieira disse...

Muito bom seu blog!!!! Original e interessante.. como consegue mudar as coisas do blogspot? tenho um blog mas ainda n consegui mudar...

Deus te abençõe!!!!!!

1 nota celestial