sábado, fevereiro 11, 2006

O excelente segredo de Brokeback Mountain

Ontem fui assistir ao filme que os Óscares que me “obrigaram” a ir ver, Brokeback Mountain. Já me tinham dito que era muito bom, mas só depois de conseguir 8 nomeações, quase todas nas melhores categorias (conseguindo o feito de ter os 3 actores principais nomeados), me decidi e acabei por o ir ver mesmo. Muitas vezes fico desiludida com os filmes nomeados para os Óscares, mas desta vez fiz a aposta certa. É mais um filme que recomendo vivamente.
Tudo se passa muito calmamente, mas numa grande intensidade emocional. As interpretações são irrepreensíveis, uma realização perfeita, as paisagens magníficas, a banda sonora instrumental lindíssima, uma história de amor que não deixa de ser muito terna.
É muito mais do que um filme centrado num amor “gay”. É incrível como tudo nos leva a uma abstracção desse conceito. Ao longo do filme vai-se tornando um amor puro e incondicional entre 2 pessoas, não interessando as suas tendências sexuais, até porque é um amor imprevisto, já que o amor entre Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) vai sendo construído pela sua convivência dia-a-dia.
O Jake já tinha dado cartas no seu extraordinário Donnie Darko, e aqui temos a plena confirmação de que este actor tem um futuro muito promissor. Quanto a Heath, é um australiano que começou pelas séries de TV e filmes de adolescentes, mas depressa conseguiu evoluir. Estes 2 actores conseguem, em 2 anos, interpretar papéis diversificados em 10 filmes diferentes. Espero continuar a acompanhar as suas prometedoras carreiras.


Ficha Técnica
Realizador: Ang Lee
Descrição: Wyoming, 1963. Ennis Del Mar e Jack Twist conhecem-se quando procuram emprego no rancho de Joe Aguirre. Ambos parecem ter certezas quanto ao que querem da vida – um emprego estável, um casamento feliz e uma família constituída. Quando Aguirre destaca Ennis e Jack para trabalharem na remota região de Brokeback Mountain, os dois jovens sentem-se unidos por uma força maior que resulta numa relação de camaradagem e intimidade profunda.
Actores: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Randy Quaid, Anne Hathaway, Michelle Williams
Género: Drama, Romance
Ano de Lançamento: 2005
Duração: 134 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais