quarta-feira, fevereiro 01, 2006

A “Estrela da Morte” é real?

Numa pesquisa pela net, encontrei um artigo muito interessante na Wikipedia. Parece que a “Estrela da Morte”, a arma destruidora de Star Wars é uma realidade. E este astro encontra-se no nosso sistema, aqui mesmo na Via Láctea, chama-se Mimas e é uma lua do planeta Saturno.
Foi descoberta em 1789 pelo astrónomo e compositor William Herschel, que também descobriu o planeta Urano. Mas apesar de ter sido descoberta há mais de 200 anos só no final do século passado, se fotografou esta lua tão espectacular.
Dizem os entendidos que é composta, na sua maioria, por gelo e alguns vestígios de rocha. O que esta lua tem de mais característico é, precisamente, a sua semelhança com a “Death Star”. Este semelhança deve-se ao facto da lua estar deformada por uma cratera enorme de aproximadamente 130km, chamada Herschel que cobre 1/3 do diâmetro da lua (na Terra, corresponde a uma superfície maior que a do Canadá e é a maior cratera da Via Láctea).
No entanto, é pura coincidência, a semelhança entre a “Estrela da Morte” e a Mimas, já que só quando foi fotografada pela 1ª vez em Novembro de 1980 pela sonda espacial Voyager 1, se descobriu que esta lua tinha esta enorme cratera. As imagens mais recentes datam de 2005, pela Cassini.
As semelhanças são incríveis… qual é qual, afinal?

4 notas celestiais

brain-mixer disse...

Uau, bela anotação! Gostei de passar por aqui e deparar-me imediatamente com assuntos sobre cinema ;) Até porque caí aqui através da minha prima Rute... Esta malta está a virar cinéfila :P

The Star disse...

Olá, primo da Rute. ;)
Gostei que por aqui tivesses passado. Eu, também, já passei no teu blog, que é super original. Tens uma imaginação!!! Tenho de lá ir deixar uns comentários para compôr mais ainda o teu blog cinéfilo. Sim, porque eu também sou cinefilo-dependente... não passo sem um bom cinema. Temos de ir trocando umas ideias cinematográficas. :D
Mais uma vez obrigada pela tua visita.

Anónimo disse...

olá! pois, Edgar (primo da Rute) o people está mesmo a ficar cinéfilo!
Estela, vi logo que ias gostar do blog do meu primo (embora este não o conheças).
beijinhos aos 2.
Rute

The Star disse...

É verdade já estou "viciada" no blog do teu primo. Embora o meu não se compare ao dele, tenho tentado dar umas dicas para uns bons filmes. Espero que seja do agrado dos bons cinéfilos, como eu!!
Beijos a vocês.

4 notas celestiais