sexta-feira, setembro 18, 2009

Eu e a História


Os tempos mudam, nós próprios mudamos. No preparatório (isto já no século passado!) nunca me interessei pela disciplina História. Devia ser a que menos gostava e aquela em que as notas eram as mais baixas. Apenas a tive 3 anos, do 7º ao 9º ano, pois no secundário escolhi Geografia em detrimento de História.
Hoje em dia sinto a falta de alguma cultura histórica e dou por mim a procurar séries e filmes de época não só para conhecer a história de determinado povo, rei ou de uma determinada época, procuro-as porque realmente me interesso pelo assunto.
Tenho perfeita consciência que se hoje em dia tivesse aulas de História as iria aproveitar de forma diferente. É certo que os métodos de ensino são completamente diferentes e são muito mais apelativos (têm de o ser pois os alunos são muito mais exigentes) e isso ajudaria ainda mais. Um dia destes, vou assistir a uma aula tua V. ;)
Felizmente parecem estar na moda os filmes e as séries de época. Estou a amar os The Tudors, século XVI, dinastia inglesa dos Tudors, Henrique VIII, as suas esposas, as suas amantes, as jóias, as intrigas e guerras de interesses que desde sempre existiram.
Agora tenho uma série francesa para ver. São 5 episódios baseados nos livros de Maurice Druon e chama-se Les Rois Maudits. A história centra-se precisamente na vida dos reis de França, cada episódio se dedica a um rei diferente. O interesse na história de França, nomeadamente dos seus reis, surgiu quando o rei Francisco entrou nos The Tudors e foi reavivado quando dei com o musical Le Roi Soleil.
Entretanto andei a devorar alguns filmes do género, que embora não retratem a vida de reis ou de alguma corte, são interessantes na medida em que se fica a conhecer os costumes e tradições de determinado século. Chego à conclusão que as pessoas não mudaram muito mesmo depois de decorridos tantos séculos. O puder, o dinheiro, o prestígio e a glória sempre foram os valores dominantes em qualquer sociedade. Ainda hoje assim é.
Fico com pena de Portugal não ter tradição no cinema. A nossa história é tão rica! Havia de dar belíssimos filmes sobre os Descobrimentos, sobre os nossos reis e da vida na corte. Mas se até a série Equador (publicitada como a mais cara na história da TV portuguesa) se revelou o fiasco que foi (desisti de a ver ao fim de 4 ou 5 episódios), não prevejo que o futuro nos reserve mais filmes ou séries deste género. :(

4 notas celestiais

Margarida disse...

como te compreendo, História tb foi a disciplina q menos gostei. Mas agora tb adoro as séries, filmes e livros ditos históricos... :)

papiro disse...

O que andaste a perder no teu tempo de menina e moça estudante, podes aproveitar agora tudo aquilo que os media, livros e documentários te disponibilizam... Quanto a ir assistir a uma aula minha, não é propriamente fácil de realizar, mas podemos tentar encontrar uma forma... não seria, certamente tão interessante como ir ao cinema ver um filme baseado em factos históricos ou ler um romance histórico, mas pronto!

Beijokas

JPT disse...

e a série Equador (e o livro) têm erros históricos grosseiros, de resto...

JPT disse...

e para detalhes interessantes da história as minhas amigas podem sempre consultar os meus posts de História do rato... ;-)

4 notas celestiais