quinta-feira, setembro 18, 2008

Tempestade Tropical em antestreia


Nunca fui adepta de actores patetas e trapalhões, gosto de comédias, mas daquelas que ainda têm uma história para contar. Longe vão os tempos que me deliciava a ver filmes paródia. Tirando o Ases Pelos Ares, Aonde Pára a Polícia, ou o Aeroplano, poucos me terão arrancado umas boas gargalhadas. No entanto, o Ben Stiller é uma excepção à regra. Gosto dele como actor cómico, não só porque me faz realmente rir, mas principalmente porque faz vários tipos de comédia, não se deixando ficar pela comédia fácil e barata. Claro que há filmes e filmes, e nem tudo o que ele faz, sai bem à primeira, mas no geral, tem a sua piada.
Ontem fui ver o seu mais recente filme, Tempestade Tropical, onde aliás acumula várias funções, actor, realizador, argumentista, produtor e o que mais houvesse.
Ver um filme num dia de semana à noite é sempre um desafio, já que depois de um dia de trabalho, é muito provável que o sono apareça. Mas não foi o caso deste filme. O ritmo é algo acelerado e se não estamos atentos, com a entrada e a saída de personagens de cena, é provável que nos percamos um pouco nos diálogos.
É um filme cheio de actores conhecidos (deve ser a comédia com maior nº de actores conhecidos do ano) e até improváveis. E digo isto porque, até mais de metade do filme, não reconheci uma das personagens do filme, e digo que depois de o reconhecer fiquei pasma pela sua caracterização. Acho que descobrimos uma nova faceta neste actor. E não, não me estou a referir ao Robert Downey Jr., embora ele também esteja muito bem “camuflado”.
Temos um filme dentro de outro filme que, às tantas, deixa de ser filme para passar a ser bem real e eles (personagens) nem se dão conta. Tudo o que parece que é, muitas vezes não é bem assim. As cenas de acção assemelham-se a um verdadeiro filme de acção, as cenas de comédia muitas delas são hilariantes, de fazer chorar a rir, embora haja muitas que são nojentas e até despropositadas…
Foi engraçado chegar ao final do filme e ouvir os comentários das pessoas. Eram todos do tipo: “Este Ben Stiller, não existe!”, ou “É um filme mesmo à Ben Stiller”. Eu acrescento: É um filme que entretém, que nos pode arrancar umas valentes gargalhadas e que dentro de género está porreiro…

Ficha Técnica
Título original: Tropic Thunder
Título português: Tempestade Selvagem
Realizador: Ben Stiller
Descrição: Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr. são os protagonistas de "Tempestade Tropical" e também os protagonistas do filme dentro do filme. Confusos? Eles são três actores caprichosos, egocêntricos e, supostamente, talentosos actores que são contratados para protagonizarem o filme de guerra mais caro de sempre. Tugg Speedman (Stiller) é a estrela, mas uma estrela em queda, depois de uns quantos fracassos comerciais. Jeff Portnoy (Black) é um cómico que quer ser levado a sério e Kirk Lazarus (Downey Jr.) é um actor do Método e, este sim, leva-se tão a sério que resolve submeter-se a um tratamento para ficar negro, porque um filme de guerra tem de ter um afro-americano. Quando os custos de produção disparam, o estúdio decide cancelar o filme. Mas o realizador recusa-se a parar a rodagem e leva o elenco para as florestas do Sudoeste Asiático, onde pode fazer um filme inspirado no "cinema-verdade". Só que aí, estes actores armados em exército poderoso vão encontrar vilões que não são a brincar, que têm armas a sério e que magoam a valer.
Actores: Ben Stiller, Robert Downey Jr., Jack Black
Género: Comédia
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 107 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 8


Tropic Thunder trailer

2 notas celestiais

Flávio Gonçalves disse...

Eu gostei do filme, acho que a nota atribuída foi justa... até porque os últimos minutos do filme não gostei nada. A fotografia está muito boa e o argumento original!
Boa crítica :P
beijinhos

The Star disse...

Flávio, aquele final foi um tanto descabido... mas no geral o filme é super bem humorado, e fez-me sair da sala de cinema bem disposta.
E sim, é um argumento muito original, mérito do Ben Stiller que para além de actor cómico, já dá cartas na realização e na escrita.

2 notas celestiais