sexta-feira, setembro 05, 2008

O aniversário de Freddy Mercury


Posso afirmar que uma das bandas mais míticas para mim, são e sempre serão, os Queen. É verdade que este ano já passam 16 anos da morte do seu vocalista, mas o Freddy Mercury ainda hoje faz parte da minha cultura musical. Ele para mim é eterno, pois ainda hoje ouço as suas músicas com o mesmo entusiasmo que há 20 anos atrás.
A sua morte marcou-me profundamente, lembrando-me ainda desse dia como se fosse, hoje. Eu estava ainda no secundário, talvez no 8º ano, e estávamos a ter uma aula de Educação Visual. Foi uma aula muito interessante, onde se passou a hora inteira a falar sobre os Queen e sobre o Freddy, em particular. Por ironia do destino, a nossa professora desse dia, também já hoje não se encontra entre nós.
Ainda hoje sei que ele morreu em Novembro de 1991, apenas não consigo precisar o dia sem uma pequena pesquisa na internet.
Hoje, penso que pela primeira vez, li o seu verdadeiro nome, Farokh Bommi Bulsara e nasceu em Zanzibar.
E porque hoje ele faria 62 anos se fosse vivo, aqui deixo uma das suas músicas que mais me emociona, em sua homenagem, Who Wants To Live Forever… a falar a verdade, ele sempre viverá para sempre, atrás da sua música.


Queen - Who Wants To Live Forever

Mas como é tão difícil escolher uma só música dos Queen e como sempre vi o The Show Must Go On como uma mensagem que o Freddy nos quis deixar para a posterioridade, aqui fica mais este hino…


Queen - The Show Must Go On

6 notas celestiais

papiro disse...

Miúda, quanto mais coisas em comum vamos nós descobrir? O que uma ida ao teatro faz, já viste?
Este Freddy foi um fenómeno, por isso, viverá certamente para sempre.

Não te esqueças que temos um café para combinar para conversar assim mais a sério, sem teclas.

Beijinhos. Vânia

The Star disse...

Se temos gostos musicais muito parecidos (hoje provámos isso), os Queen só poderiam fazer parte dessa selecção musical eterna, certo? ;)
É só marcar esse cafezinho, que agora será com menos um elemento, mas que será muito agradável.
Beijocas.

JPT disse...

uma voz inconfundível, uma pessoa memorável, uma banda que fez História, sem dúvida. Um dia negro, o da sua morte...

The Star disse...

É bem verdade, JPT. O mundo perdeu um excelente músico.

JPF disse...

Que pena estes desaparecimentos tão precoces. Falo de Freddy Mercuri como falo de António Varições, dois excelentes casos de músicos que estavam muito à frente do seu tempo. Os Queen poderiam não estar hoje tal como os conhecemos até ao dia da sua morte. Mas a música estaria sem dúvida bem mais rica. Sobretudo, a portuguesa.

The Star disse...

É verdade, o Variações também foi uma grande perda. Não é à toa que ainda hoje se cantam as suas músicas, que serão eternas.
Outro bom exemplo de perda precoce, Carlos Paião.
No entanto, a morte que mais marcou foi a do Freddy, pois eu era (e continuo a ser) muito ligada à sua música.

6 notas celestiais