domingo, setembro 21, 2008

Mamma Mia, que musical!!!


O filme já estreou há mais de 2 semanas e quando fui ver, na 6ª-feira, a sala ainda se encontrava cheia até às costuras. Com bilhete comprado com quase 2 horas de antecedência, já não havia muita escolha de lugar! Eu que não gosto de salas apinhadas, este género de filme é sempre mais aprazível ver em conjunto, pois ouvimos as reacções de um maior nº de pessoas.
Acho que se as pessoas não estivessem perfeitamente instaladas nas suas cadeiras, teriam saído pela sala fora a dançar e a cantar por ali fora. É que o filme é tão apetecível que dá mesmo vontade de dançar. À falta de oportunidade optou-se por trautear as músicas e bater o pezinho ao ritmo da música. Eu ainda acrescentei um largo sorriso ao longo de todo o filme, de tal forma que no final do filme me doía a face. :p
Começo por referir que as músicas dos Abba, as mais conhecidas, sempre me alegraram os dias. Cá em casa sempre se ouviu esta banda sueca e eu não poderia fugir ao bichinho. Assim, não só este filme, como o próprio musical, sempre me despertaram uma enorme curiosidade (e agora que ando numa onda de musicais, ainda mais!). Claro que estou influenciada pelo impacto, muito recente, que tive ao vê-lo, mas mesmo assim posso dizer que convicção que é um dos meus musicais favoritos de todo o sempre, e eu que adoro musicais já vi uns quantos. Ok, não saber que história estava por detrás do musical, poderá ter ajudado ao encanto, mas isso é bom, não é?
É impressionante como todas as músicas se encaixam com primor no argumento. Melhor, o argumento está escrito para ir ao encontro das letras das músicas, mas é extraordinário como a musicalidade resulta na perfeição. Aliás, as cenas que são musicalizadas são as melhores ao longo do filme.
O grande destaque só pode ir para a Meryl Streep, que com a sua idade está extraordinária. Tomara eu, chegar à sua idade com aquela jovialidade e elasticidade. A forma como a vestiram, faz lembrar uma adolescente autêntica, já para não falar na sua forma de pensar e agir. Qual é a diferença entre a chegada das amigas da filha à ilha e a chegada das suas próprias amigas? Nenhuma!! (quando virem, sabem do que falo) ;)
A actriz que faz de sua filha, Amanda Seyfried, foi escolhida a dedo, não só pela musicalidade da sua voz, mas também pela beleza e ternura.
Já o Pierce Brosnan, prefiro vê-lo a empunhar uma arma como James Bond, do que a cantar. Vá lá, não canta assim tão mal… Mas só pelo prazer de o ver no final… já valeu a pena ele participar no filme. É de partir a rir!!!
E as paisagens?!? Deslumbrantes!!! As músicas cantadas escada acima, escada abaixo, sempre com o mar e com muita luz como pano de fundo, numa ilha grega esquecida pelo homem, mas onde, mesmo com muita falta de dinheiro, todos são felizes.
Se me perguntarem qual a cena/música que mais gostei de ver representada, não saberei responder. Posso apenas dizer que visualmente a que melhor resultou (para mim) foi a Dancing Queen (só apetecia levantar da cadeira e sair a dançar atrás das personagens do filme), mas a que mais emoção me provocou foi a The Winner Takes It All (e talvez a S.O.S.) e a mais divertida a Super Trouper, isto sem falar do final do filme, que… Vejam!!!

Ficha Técnica
Título: Mamma Mia!
Realizador: Phyllida Lloyd
Descrição: "Mamma Mia!" foi um dos musicais mais vistos e aplaudidos (por 30 milhões de pessoas em 170 cidades pelo mundo), ao som da música dos Abba. Agora, vai provavelmente tornar-se o grande filme de Verão.
Donna (Meryl Streep) é uma mãe solteira e independente que gere um pequeno e idílico hotel numa ilha grega. A filha Sophie (Amanda Seyfreid) vai casar e para o casamento Donna convida as suas melhores amigas. Mas Sophie, que secretamente sonha encontrar o pai, faz também três convites inesperados. À ilha chegam três homens (Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard) que pertenceram ao passado de Donna, sendo que qualquer um deles pode ser o pai de Sophie. Em 24 horas, Donna desespera e tudo pode acontecer, até porque com um casamento por perto o romance anda no ar.
Actores: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth
Género: Comédia, Musical
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 108 minutos
Classificação: Maiores de 6 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9


As melhores músicas de Mamma Mia!

5 notas celestiais

Flávio Gonçalves disse...

A minha opinião em relação ao filme, já a sabes :P
Agora deixo-te com um desafio! Vai ao meu blog... espero que gostes :P (Se quiseres pode ser um top masculino ;))

Beijinhos

papiro disse...

Não consigo deixar de comentar por diversos motivos. Em primeiro lugar porque não pude deixar de ir ver porque sabes que adoro musicais e este, em nada ficou atrás de outros grandes filmes e músicas que encantam os meus dias. Tal como tu, o bater do pézinho foi uma constante em todo o filme e só me apetecia saltar da cadeira e dançar com eles... na cena do pontão com as barbatanas quase que chorei a rir.
Ficaste com um sorriso de orelha a orelha? o filme é fantástico mas ainda assim, há mensagens que também ajudam a alegrar o dia ou a noite :P

O testamento já vai longo.

Um bejinho grande...

Šaяa disse...

Ehehe Já ouvi falar tanto bem e essa apresentação é deliciosa!!
Era para ir no fds mas não deu, vou tentar ir ainda esta semana :)

Beijinhos

Dina disse...

Vamos lá recordar os 10 +:

Mamma Mia
Moulin Rouge
Vamos Dançar
Chicago
Dirty Dancing
Dirty Dancing Havana
FlashDance
Footloose
Grease
Bodyguard

And so on.....

The Star disse...

Flávio, fico à espera o teu top masculino. :)

Ai Papiro, mesmo que o filme não fosse tão bom como o é, teria saído da sala de cinema com um sorriso na cara. Há mensagens que nos deixam leves… e tão felizes!!!

Sara, porque esperas tu? Tu não percas este musical, por nada deste mundo. ;)

Dina, que me lembre, assim de repente, falta-te aí um musical que pode não estar no top 10, mas que vai dar muito que falar nos próximos tempos. ;)
À tua lista acrescentava, ainda, Sweeney Todd e Saturday Night Fever.
Fiquei com vontade de rever alguns desses musicais. :D

5 notas celestiais