segunda-feira, setembro 15, 2008

Becoming (sweet) Jane (Austen)


Mais um filme que me deixou sem palavras. Este fim-de-semana foi rico em termos de filmes. Ontem vi o Becoming Jane, a suposta história da vida da escritora britânica Jane Austen.
Eu sou tão duhhhh, que vi todo o filme na boa. Só no final percebi que aquela Jane de apelido Austen, era a famosa escritora… Mas não foi isso que fez o filme perder o seu encanto.
Pouco se sabe sobre a vida de Jane Austen e tudo o que é retratado no filme baseia-se em especulações e em cartas endereçadas a sua irmã. E sendo verdade o âmago deste argumento, fiquei a admirar ainda mais esta grande senhora, que era uma mulher à frente de seu tempo, que nunca se acomodou perante a sociedade da época.
Segundo, o filme a história de amor de Jane foi a sua grande inspiração para a escrita dos seus 6 romances, todos eles de grande sucesso.
Adorei a forma como nos foi apresentada esta linda história de amor, não só os protagonistas são muito “glamourosos”, como acho que têm uma química tão intensa que me arrepiei por diversas vezes. Como é que apenas um olhar entre estes 2, me fazer friozinho na barriga?
O filme está repleto de diálogos emotivos, cheios de frases maravilhosas, que nos deixam extasiados.
Já tinha adorado o James McAvoy no Atonement, um outro filme de época, e desde aí que ando de olho no rapaz. Cheio de talentos, digo eu. E sendo a 2ª vez que o vejo num filme do género, digo que ele fica muitíssimo bem naquelas vestes… ;)
A Anne Hathaway surpreende-me cada vez mais. Ela já não a menina que fez de princesa, nem tão pouco enfeitiçada Ella. Desde o seu papel em Brokeback Mountain que a consigo ver de outra forma, como uma Actriz, e tão encantadora!
Fiquei com uma vontade enorme de ler os seus romances. Sim, é um erro crasso, mas nunca li um único romance dela. É que para além de nunca ter lido um livro de Jane, ainda nem sequer um filme baseado nos seus livros, vi. É desta!!!
Os seus romances são tão adorados, que todos eles já mereceram honras de ser adaptados ao cinema ou à TV. Há falta de mais livros a adaptar, fez-se e muito bem, um filme baseado na sua vida, ainda que com muitas dúvidas de que tudo se tenha passado desta forma.
Eu só sei que o filme terminou e eu estava lavada em lágrimas.

Ficha Técnica
Título original: Becoming Jane
Título português: A Juventude de Jane
Realizador: Julian Jarrold
Descrição: Jane Austen (Hathaway) acredita no amor. Os seus pais (Walters e Cromwell) pretendem que ela case por dinheiro e na Inglaterra de 1795 essa é a entrada, no mundo, para uma jovem mulher. Mas quando a rapariga de 20 anos conhece o jovem encantador irlandês, Tom Lefroy (McAvoy), a sua inteligência e arrogância despertam a curiosidade de Jane e o seu mundo vira-se de pernas para o ar. Poderá Jane dar-se ao luxo de rejeitar a oferta do sobrinho de Lady Gresham (Smith), opor-se à autoridade dos pais e desafiar as convenções sociais?
Actores: Anne Hathaway, James McAvoy, Julie Walters, Maggie Smith
Género: Drama, Romance
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 120 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9


Becoming Jane trailer

3 notas celestiais

GK disse...

WHAT?!!!
Nunca viste aqueles filmes fantásticos baseados nos romances desta senhora?!!! ERRO!!! GRANDE!!!
São inacreditavelmente românticos sem serem lamechas! Até o meu namorado gosta deles! E olha que para um homem gostar de um filme MESMO romântico...
;)

Flávio Gonçalves disse...

sim, é pecado CAPITAL nem ler nada de Jane Austen ou ver algum filme!! Mas como te invejo por teres visto esta película!! Está na minha lista dos para ver, definitivamente.
Mas cá te aconselho:

LEITURAS:
Orgulho e Preconceito - O livro preferido do meu melhor amigo
Sensibilidade e Bom Senso -Pelo que li estava muito bom
Persuasão - Tem uma referência no filme "A Casa da Lagoa", obra que era a favorita da personagem principal
Além destes tens "Ema", etc

FILMES:
Orgulho e Preconceito (2005), Joe Wright ("Atonement"), com Keira Knightley - VÊ. Quase dou nota máxima. Não vais gostar, vais amar.
Sensibilidade e Bom Senso (1995), Ang Lee ("Brokeback Mountain"), com Kate Winslet e Emma Thompson - Vou ter que o rever, mas não percas a oportunidade!

The Star disse...

Tenho de esclarecer o porquê de nunca ter visto um filme de uma adaptação dos livros de Jane Austen. Nunca o fiz, por opção.
Fiz um pacto comigo mesma. Só irei ver os filmes depois de ler os livros. Como ainda não tive oportunidade de ler nenhum, ainda não vi os filmes também.
Mas estejam descansados, GK e Flávio, hoje comprei o Sensibilidade e Bom Senso, e assim que terminar o livro que estou a ler, será o próximo a ser devorado.
Eu queria começar pelo Orgulho e Preconceito, mas o livro está esgotado na editora. Isto quer-me parecer que a autora continua muito actual, e os seus livros vendem como nunca. :)

3 notas celestiais