quinta-feira, maio 01, 2008

Joe Satriani em Portugal


O nosso país este ano tem sido e vai continuar a ser visitado por excelentes nome da música internacional. Se fosse assistir a todos os concertos que gosto, acho que este ano passaria muito tempo em espectáculos.
Ontem à noite falhei o concerto do Joe Satriani no Coliseu de Lisboa e como adorava ter ido. Hoje ele repete a dose e vai dar mais um espectáculo no Coliseu do Porto.
Ele é um dos meus guitarristas favoritos e nos anos 90 foi um grande marco para mim.
Um pouquinho da sua história:
Joe Satriani (nasceu em 15 de Julho de 1956 em Westbury, Nova Iorque, EUA) é um guitarrista de rock instrumental e professor, considerado virtuoso na guitarra. Começou a tocar guitarra após a morte de Jimi Hendrix (até aí tocava bateria). Foi professor de alguns guitarristas tais como Steve Vai, Kirk Hammet dos Metallica, David Bryson dos Counting Crows, entre outros. Em 1996, criou com Steve Vai a turneé G3, na qual participa todos os anos desde então ao lado de outros grandes guitarristas virtuosos. Satriani conseguiu, num mundo dominado pela pop, ser um dos guitarristas mais bem sucedidos no rock instrumental dos últimos tempos, vendendo milhões de álbuns, esgotando regularmente os seus concertos e é o único artista a receber 2 prémios Grammy pela mesma música, "Summer Song".
Desde o seu álbum Crystal Planet (1998) que acompanho mais ou menos a sua carreira.
Considero o Joe Satriani, tal como o Steve Vai, grandes guitarristas e muito corajosos por apostarem numa carreira (tão bem sucedida) dedicada à guitarra e ao rock puro e instrumental. São de louvar.
Deixo aqui uma das minhas favoritas de Satriani, Lights of Heaven.


Joe Satriani – Lights of Heaven

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais