domingo, março 23, 2008

Requiem for a Dream


Depois de muitos anos sem saber nada do Jared Leto, a minha paixão pela sua música (e não só), bem como a aproximação do concerto (e a febre que rodeou o anterior), levou-me a fazer um update quanto à sua carreira de músico e de actor. Depois de dissecar tudo o que os 30STM têm produzido, chegou a hora de ver alguma da sua filmografia.
Dos que já vi com ele, nunca saí desiludida, talvez o de menor qualidade tenha sido mesmo o Mitos Urbanos, mas ele era muito novo ainda. De lá para cá aprendeu a escolher muito bem os seus papéis.
O seu papel favorito no meu entender? O seu Harry Goldfarb neste Requiem for a Dream, sem dúvida. Muito embora o Angel Face de Fight Club ou o Vitaly Orlov de Lord of War também tenham sido papéis que me deixaram de boca aberta pela excelente interpretação.
Ontem vi pela 1ª vez o Requiem for a Dream e apesar de ser um filme que não tem nada a ver com o meu ideal de filme, é daqueles que entrou directamente para a minha lista de favoritos.
Ultimamente tenho visto filmes que saem completamente fora do género que mais gosto e não tenho ficado nada desiludida. Acho que vou adoptar novos hábitos e vou dar mais oportunidades a filmes que anteriormente fechava os olhos.
O Requiem for a Dream faz uma incursão no mundo da droga, mostrando-nos como é desconcertante, fazendo uma viagem pelas várias fases da vida das pessoas que nele entram. Pessoas que poderiam ter tudo, e que apesar de não terem nada, ainda lhes resta os sonhos.
Destaco a interpretação assombrosa do Jared Leto, que chega a arrepiar-me. No entanto, não posso deixar de referir que a Jennifer Connelly também tem um papel preponderante no argumento. Nem sei bem o que dizer destas interpretações tão credíveis, que me arrepiaram pelo realismo, minuto após minuto. Há cenas mesmo impressionantes, muito fortes, mas é um filme que espero tenha conseguido alertar, e quem sabe mudar mentalidades.
A banda sonora do filme já não me era nada desconhecida. Conheço a música principal pelo compositor Howard Shore de um teaser a um suposto filme d’O Hobbit.
Este é um filme mais do que obrigatório.

Ficha Técnica
Título: Requiem for a Dream
Realizador: Darren Aronofsky
Descrição: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem no desespero e ao mesmo tempo cheios de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar no seu programa favorito, o "Tappy Tibbons Show", que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido favorito, Sara começa a tomar comprimidos de emagrecimento, receitados pelo médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais comprimidos até se tornar uma viciada no medicamento.
Actores: Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans
Género: Drama
Ano de Lançamento: 2000
Duração: 102 minutos
Classificação: Maiores de 18 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9


Requiem for a Dream trailer

2 notas celestiais

JPT disse...

Se não é o mlehor filme do Jared Leto, está lá perto. Faz um excelente papel, assim como a Jennifer Connelly. Um filme que passou ao lado de muita gente. Espero que este teu post faça com que haja mais pessoas a descobri-lo. Se me permites a liberdade de um conselho pessoal neste blogue, tenho que dizer que o recomendo a todos.
bjos

The Star disse...

JPT, até agradeço o teu concelho, pois o filme é mesmo daqueles que deveria ser dado na escola. ;)
Concordo quando dizes que deve ser dos melhores filmes do Jared. Ele fica sempre bem, mas neste superou todas as minhas expectativas.
O próximo que irei ver dele será o Chapter 27, ele engordou uns 30 kg só para o papel. :o

2 notas celestiais