domingo, agosto 03, 2008

The Dark Knight



Já lá vai uma semana que fui ver o filme e ainda hoje nem sei muito bem o que me aconteceu, parece que levei com uma paulada na cabeça e fui esmagada por uma tonelada de emoções e sensações que raramente consigo sentir na sala de cinema.
Dizer que o filme é EXCELENTE é pouco e não faz jus à interpretação dos actores, à realização exemplar, à fotografia e cenários super-realistas, à caracterização e guarda-roupa do filme, à banda sonora que encaixa na perfeição em todas as cenas, ao argumento profundo e arrebatador. Um filme que, tirando um ou outro pormenor, tem tudo para ser considerado um dos melhores dentro do género, senão o melhor feito até à data, sobre super-heróis.
O filme tem um argumento tão fantástico, como inesperado. Por 3 ou 4 vezes pensei que tivesse chegado ao fim, mas não a história continuava, tão ou mais empolgante como até aí. Acho que nunca tinha visto um filme onde isto me acontecesse.
Queria destacar a interpretação de Heath Ledger, que no seu último papel concluído em vida, deu quase a sua vida pelo Joker, mas ele é tão perfeito, que nem consigo dizer que ofuscou ou se destacou em relação os seus colegas. Ele foi o centro da minha atenção, mas o filme não se centra nele.
Todas as personagens tiveram o seu momento de glória e todas elas conseguiram cumprir o seu objectivo de forma irrepreensível.
Christian Bale é o Batman que revolucionou o mundo dos super-heróis. Foi ele o 1º actor a tornar uma personagem deste estilo num humano com sentimentos, e com a profundidade desejada. Talvez o Michael Keaton estivesse muito próximo deste Batman, mas não conseguiu atingir a altivez de Bale.
Finalmente, temos uma Rachel credível interpretada pela minha querida Maggie Gyllenhaal, que (felizmente) fez esquecer a anterior. O maior erro do filme antecessor foi a escolha da actriz para este papel, que se requer forte e ao mesmo tempo frágil e a Maggie foi tudo isso.
O Aaron Eckhart com o seu emblemático Harvey Dent foi uma excelente surpresa. A sua dualidade foi-nos apresentada de forma tão peculiar que quase sentimos empatia para com a sua nova faceta. O Tommy Lee Jones que me desculpe, mas este Harvey, talvez pela forma como nos foi revelado, é muito mais autêntico.
O polícia Gordon que partilha o compromisso, com Batman, de limpar Gotham City do crime, interpretado por Gary Oldman, mais uma vez de forma discreta, conquistou o público e a mim particularmente. Ele é um actor que se tem revelado aos poucos, mas que a cada filme que faz mais me convence que é um actor que vou querer continuar a seguir. Corre o risco de se tornar um dos meus actores favoritos. Ele é o protagonista de uma parte do argumento que mais gostei ao longo do filme.
Já Morgan Freeman, é um daqueles actores que adoro, hoje e sempre. Aqui, conseguiu um papel mais activo que no último filme e estou radiante por isso ter acontecido. Ele tem sempre uma boa presença e os seus papéis por mais pequenos que sejam, são sempre marcantes. Este não foge à regra. Foi o “Q” ao serviço de Batman. :p
O Alfred de Michael Caine é como que um pai para Bruce Wayne e o conselheiro de Batman. O seu papel é gracioso, mas ao mesmo tempo muito importante, por ser a força que move as 2 personagens que Bale interpreta. A sua sensatez é aquilo que mais destaco em Alfred.
E pronto, há que falar um pouco de Heath e do “seu” Joker. Eu digo “seu” porque este Joker é só seu, é mais psicótico que o Joker de Jack Nickolson, é mais próximo de um psicopata real, é mais credível no sentido em que os seus tiques são todos estudados ao mais ínfimo pormenor, e saem a Heath de forma tão natural que nos faz querer que ele é realmente perturbado. Existe uma cena que é muito cómica, mas ao mesmo tempo fez-me arrepiar pela forma como ele a encarou e nos transmitiu a sua loucura. Delicioso!!!

Nunca fui capaz de eleger seja que actor, actriz ou filme fosse para concorrer nas nomeações dos Óscares, mas este ano já tenho 2 actores que adorava ver nomeados, um deles é o Heath Ledger, pela sua marcante interpretação como Joker. Espero que o facto dele ter morrido, não influencie em nada a sua possível nomeação. É que quer ele fosse vivo ou não, nada nem ninguém conseguirá apagar ou esquecer este seu papel.

Já agora, o outro actor que queria muito ver nomeado, é Jared Leto pelo seu papel irreconhecível como Mark David Chapman em Chapter 27. Mas isto será matéria para um outro post.


Ficha Técnica
Título original: The Dark Knight
Título português: O Cavaleiro das Trevas
Realizador: Christopher Nolan
Descrição: Depois de "Batman: O Início", o homem-morcego regressa para continuar a lutar contra o crime. Batman (Christian Bale), em colaboração com o Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e com o Procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart - depois tornado o vilão Duas Caras), limpa Gotham de organizações criminosas. Até que a cidade mergulha novamente no caos criado pelo maquiavélico e genial Joker (Heath Ledger), um inimigo feroz, talvez o maior inimigo de Batman.
Realizado por Christopher Nolan, o filme ficou marcado pela morte de Heath Ledger, que teve em Joker o seu último papel; uma prestação descrita como perturbadora e inesquecível. O elenco de estrelas inclui ainda Michael Caine (novamente como Alfred), Maggie Gyllenhaal (que substitui Katie Holmes como Rachel), Morgan Freeman (novamente como Lucius), Cillian Murphy (Dr. Crane e Scarecrow) ou Eric Roberts (o mafioso Moroni).
Actores: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman
Género: Acção, Drama
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 125 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9,9


The Dark Knight trailer

6 notas celestiais

JPT disse...

Eu gostei do filme. Não achei estrondoso como tu, mas acho que realmente o Ledger merece uma nomeação. (Actor secundário, presumo). Acho que está muito bem. O Jared Leto tb está bem no Chapter 27 - faz o filme sozinho - mas tb gostei no Lonely Hearts (já viste?).

PS - ainda não encontrei uma estrela com óculos D&G... ;-)

The Star disse...

Ainda não vi o Lonely Hearts. Comecei a ver, mas depois tive de interromper e ainda não o retomei. Mas agora com a tua boa referência estou mais entusiasmada! :)

Uma estrela com óculos D&G não deve ser difícil encontrar, encontrar-me a mim, talvez seja mais. ;)

CSS disse...

Ontem vi o Dark Knight, e tal como tu, adorei o filme.

Os últimos filmes sobre o Batman já estavam a destoar um pouco da realidade. Gostei muito dos filmes feito pelo Tim Burton, mas quando vi Batman - O início, constatei que voltaram à essência da história de Batman, tornando-o mais humano, mais real.

Um amigo meu tinha-me dito que o filme era fenomenal e que do Heath Leadger a representação tinha sido tão boa, que nos fazia esquecer que era ele.

De facto, ali viu-se o "verdadeiro" joker.

Creio que este é o melhor filme do batman que já vi.

Flávio Gonçalves disse...

Melhor filme de super-heróis, melhor filme de 2008 so far e um dos meus filmes preferidos. Eu achei o "Cavaleiro" sinceramente excelente, esses 9,9 arredondei para os 10 :P Excelente crítica, achas que ganha facilmente o Óscar de melhor filme?

GK disse...

Told 'ya!
:)

Šaяa disse...

Finalmente já o vi!
Muito muito bom. Eu penso que estes dois últimos filmes são realmente de o Batman a sério. Em todos os outros havia uma componente cómica muito grande o joker chegava a ser ridículo no bom sentido, no sentido cómico que era o que se pretendia penso eu, assim como o enigma e o duas caras e por ai fora.
Este é realmente acção e Drama, o joker é mesmo psicotico, aquela voz e aquele tique da boca impressionam realmente, chegam a assustar.
Muito bom! :)
E aquele final... aquele final... aiiii

6 notas celestiais