domingo, abril 09, 2006

Porque a água do mar é salgada


Eu adoro praia e por consequência gosto do oceano. As suas ondas, o seu cheiro, os seus reflexos, é para mim um sinónimo de calma. Eu consigo relaxar só de olhar para o mar. E tudo isto, me leva a pensar… por que é que a água do mar é salgada e tem aquele cheirinho a “mar salgado”?

Quando era pequena ouvi a história fantasiosa, representada em desenhos animados:
Um moinho mágico conseguia produzir qualquer produto que se quisesse, bastava proferir a palavra mágica correcta. Um dia, num barco no meio do oceano alguém pediu ao moinho para produzir sal, e para isso disse a palavra mágica (a minha memória já não é o que era, pelo que não me lembro quais eram as palavras mágicas). O moinho começou a expelir sal, e mais sal e mais sal, sem parar. Quando foram tentar que o moinho parasse, ninguém sabia as palavras mágicas para o fazer parar. O barco começou a ficar muito pesado, carregado de sal, até que fundou completamente. O moinho ainda hoje se encontra no fundo do mar, perdido e continua a produzir sal…

Eu achei esta história tão engraçada, que ainda hoje me recordo dela.

Mas, agora a sério. Fiz uma pequena investigação e resolvi partilhá-la convosco.
Edmond Halley, em 1715, foi o pioneiro na teoria da salinidade da água do mar. Propôs que os sais e outros minerais foram transportados para o mar pelos rios, Estas sais ao atingirem os oceanos estes sais seriam retidos e concentrados pelo processo de evaporação. Halley notou que o pequeno número de lagos no mundo que não têm saídas para o oceano (como o Mar Morto e o Mar Cáspio), a maioria tem alto teor de sais.
A teoria de Halley estava correcta em parte. Em adição, o sódio foi absorvido do fundo do oceano quando os oceanos se formaram. A presença dos outros elementos dominantes como cloreto, resultaram da fuga de gases do interior da terra (na forma de ácido clorídrico), por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto então combinaram-se para formar o constituinte mais abundante da água do mar.
A salinidade do oceano tem estado estável durante milhões de anos, provavelmente como consequência de um sistema tectónico-químico que recicla o sal. Desde que os oceanos surgiram, o sódio já não é trazido do fundo do oceano, mas é arrastado das camadas sedimentares que cobrem o leito do oceano. Uma teoria diz que a tectónica de placas faz com que o sal seja forçado para baixo das massas continentais, onde é lentamente sugado de volta à superfície.
fonte Wikipédia

E agora para terminar, umas lindas fotos do mar. Isto não é maravilhoso?







5 notas celestiais

João Silva disse...

Gostei da história.
E as fotos são simplesmente fantásticas.
Já que gostas assim tanto do mar (duvido que gostes mais do que eu! eheh) deixo-te a ti a a quem aqui passar uns links para dares um "mergulho" no mar da minha terra!

É u site fantástico sobre o conselho da Marinha Grande www.marinha-grande.com

Mas para ir direito ao assunto os links das fotos sãoo estes:

http://www.marinha-grande.com/mg/pi/hsp_g1.html

http://www.marinha-grande.com/mg/pi/hsp_g2.html

http://www.marinha-grande.com/mg/pi/npp_g3.html

Carlos M. Reis disse...

Excelente post!

Cumprimentos.

The Star disse...

Muito obrigada pela vossa visita.
E João, as fotos que me sugeriste também são o máximo, expectaculares. Acho que nunca estive na Marinha Grande, mas é um destino a visitar, sem dúvida alguma.
Beijos e abraços a todos.

Šaяa disse...

Muito giro...
Tambem gosto muito do Mar... Não fosse eu do algarve :)

The Star disse...

Um dos meus sonhos é ter uma casa com vista para o mar. Estar na minha janela e ver o sol pousar no horizonte do mar.
Eheheh, sonhar ainda nos é permitido... :P

5 notas celestiais